PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Danusia Apparecida Silva |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Fundamentos da Linguística | 0-19175 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
A história da linguística. O estruturalismo linguístico. A gramática gerativa e outras correntes. |
OBJETIVO GERAL |
Ver o fenômeno linguístico como um fenômeno sociocultural fundamentalmente heterogêneo e em constante mudança. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Reconhecer os problemas estruturais: Fonologia, Morfologia, Sintaxe. Constatar que um texto não é uma soma de frases, pois coesão e coerência relacionam-se e mantêm interdisciplinaridade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Visão geral da história da Linguística | 10 |
2 | Representação da língua pela escrita | 10 |
3 | Fonética e fonologia | 10 |
4 | Morfologia | 5 |
5 | Sintaxe | 5 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE ARSPD AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Ser capaz de diferenciar os principais conceitos básicos da linguística. | ||||||||
HABILIDADES | Aplicar os conhecimentos adquiridos. | ||||||||
ATITUDES | Pontualidade e frequência às aulas e às atividades programadas | ||||||||
OUTRAS | Leituras. Resenhas expositivas orais e escritas. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 01 - Escrita |
| x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 02 - Escrita |
| x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 03 - participação |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 04 - Oral |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | FREITAG, Raquel Meister Ko; SEVERO, Cristine Gorski; GÖRSKI, Edair Maria (org.). Sociolinguística e política linguística: olhares contemporâneos. São Paulo: Blucher, 2016. |
2 | MUSSALIM, Fernanda. Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1, 9. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2012. |
3 | SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. 11. ed. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1986. 279 p. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | FIORIN, José Luiz (Org) Introdução à linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2015. |
2 | MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017. |
3 | MENDES, Andréia Almeida et al. Linguística textual e ensino. Porto Alegre: SAGAH, 2020. |
4 | MOLLICA, Maria Cecilia; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação, 4. ed, São Paulo: Contexto, 2017. |
5 | MUSSALIM, Fernanda.; BENTES, Anna Christina Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. v. 3. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011. |
obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013). |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |