Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Fundamentos da Linguística - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Danusia Apparecida Silva

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Linguística

0-19175

2

40

 

EMENTA

A história da linguística. O estruturalismo linguístico. A gramática gerativa e outras correntes.

 

OBJETIVO GERAL

Ver o fenômeno linguístico como um fenômeno sociocultural fundamentalmente heterogêneo e em constante mudança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer os problemas estruturais: Fonologia, Morfologia, Sintaxe. Constatar que um texto não é uma soma de frases, pois coesão e coerência relacionam-se e mantêm interdisciplinaridade.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Visão geral da história da Linguística
Objeto da Linguística
Lugar da língua nos fatos humanos – a Semiologia
Linguística da língua e linguística da fala

10

2

Representação da língua pela escrita
Signo: significado, significante,
Processos semânticos
Análise semântica

10

3

Fonética e fonologia
Sistemas fonológicos
Sistemas ortográficos

10

4

Morfologia
Análise morfológica
Processos morfológicos
Morfologia lexical e flexional

5

5

Sintaxe
Unidade sintática e função sintática
A segmentação do enunciado
Níveis de análise

5

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse:

 

Estratégias:AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI,SE ARSPD AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE AEX, TG, TI, SE

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Ser capaz de diferenciar os principais conceitos básicos da linguística.

HABILIDADES

Aplicar os conhecimentos adquiridos.

ATITUDES

Pontualidade e frequência às aulas e às atividades programadas

OUTRAS

Leituras. Resenhas expositivas orais e escritas. Produção de informativos. Seminários. Trabalhos escritos.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 01 - Escrita

 

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02 - Escrita

 

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - participação

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 04 - Oral

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FREITAG, Raquel Meister Ko; SEVERO, Cristine Gorski; GÖRSKI, Edair Maria (org.). Sociolinguística e política linguística: olhares contemporâneos. São Paulo: Blucher, 2016.

2

MUSSALIM, Fernanda. Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v. 1, 9. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 2012.

3

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de lingüística geral. 11. ed. São Paulo: Editora Cultrix Ltda., 1986. 279 p.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FIORIN, José Luiz (Org) Introdução à linguística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2015.

2

MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.

3

MENDES, Andréia Almeida et al. Linguística textual e ensino. Porto Alegre: SAGAH, 2020.

4

MOLLICA, Maria Cecilia; BRAGA, Maria Luiza. Introdução à sociolinguística: o tratamento da variação, 4. ed, São Paulo: Contexto, 2017.

5

MUSSALIM, Fernanda.; BENTES, Anna Christina Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. v. 3. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

obs:Artigos que oportunizem abordar os temas: Relações étnico-raciais (resolução n. 114/2013); e Educação Ambiental (resolução n. 115/2013).

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática