Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Inglesa I - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Altamir Guilherme Wagner

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Inglesa I

0-19176

4

80

 

EMENTA

Mundo globalizado e a realidade brasileira: influência da língua inglesa no contexto sociocultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da língua inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Estratégias de leitura, compreensão de textos a nível básico e aquisição de vocabulário.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver fluência em língua inglesa focando na aquisição de vocabulário e em estruturas frasais específicas e na sua fixação permanente no processo de aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em diferentes recursos midiáticos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Possessive adjectives; the verb to be, affirmative statements and contractions; definite and indefinite articles; yes/no questions with where and to be, prepositions of place; reading strategies.

20

2

Affirmative and negative statements with the verb to be; yes or no questions and short answers; wh-questions; Reading strategies.

20

3

Possessive adjectives; present continuous; conjunctions; simple present; reading strategies

20

4

Expressions of time; Simple present complete structure along with WH questions and answers. Reading Strategies

20

 

TOTAL DE HORAS

80h

 

 

 

Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível básico. Utilização de ferramentas digitais.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão funcional da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas básicas em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

HABILIDADES

Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais.

ATITUDES

Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência.

OUTRAS

Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Av1 - Avaliação diagnóstica

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Av2 - Produção Textual

1, 2, e 3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Av3 - Apresentação Oral

1, 2, e 3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Av4 - Avaliação Final

1 a 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017.

2

MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

3

RICHARDS, Jack C. Interchange Intro: Student book. 5. ed. 2005.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 1. 2. ed. Canadá: Thomson, 2007.

2

ABRANTES, Elisa Lima et al. Oficina de tradução, versão e interpretação em inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018.

3

Cambridge Online Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/> Acesso em: 17 abr. 2023.

4

ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005.

5

HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática