PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Altamir Guilherme Wagner |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Inglesa I | 0-19176 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Mundo globalizado e a realidade brasileira: influência da língua inglesa no contexto sociocultural econômico brasileiro. Papel e o lugar da língua inglesa na formação de cidadãos inseridos no seu contexto. Fundamentos da língua inglesa através da prática comunicativa com ênfase na compreensão oral e escrita. Estratégias de leitura, compreensão de textos a nível básico e aquisição de vocabulário. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver fluência em língua inglesa focando na aquisição de vocabulário e em estruturas frasais específicas e na sua fixação permanente no processo de aprendizagem. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Trabalhar com exercícios práticos e diretos na aplicação do uso da Língua Estrangeira. - Instigar o interesse no uso da Língua Estrangeira em ambientes fora de sala de aula. - Colocar a perspectiva de professor nos estudantes que futuramente serão professores de Língua Estrangeira, para que não apenas aprendam a utilizar a língua, mas também a ensiná-la. - Fazer com que os estudantes de Língua Estrangeira procurem ferramentas tecnológicas atualizadas que possam utilizar para seu próprio aprendizado e para sua prática docente - Buscar boa fluência na oralidade com o uso constante de elementos marcantes da Língua Estrangeira em questão. - Reconhecer a comunicação em Língua Estrangeira como processo constitutivo de evolução da humanidade. - Expandir o vocabulário relacionado aos temas estudados. - Incentivar a prática de situações que imitem a realidade do uso da Língua Estrangeira. - Desenvolver atividades em diferentes recursos midiáticos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Possessive adjectives; the verb to be, affirmative statements and contractions; definite and indefinite articles; yes/no questions with where and to be, prepositions of place; reading strategies. | 20 |
2 | Affirmative and negative statements with the verb to be; yes or no questions and short answers; wh-questions; Reading strategies. | 20 |
3 | Possessive adjectives; present continuous; conjunctions; simple present; reading strategies | 20 |
4 | Expressions of time; Simple present complete structure along with WH questions and answers. Reading Strategies | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80h |
|
|
Estratégias:Expansão do vocabulário e exercícios práticos focados nas habilidades oral e escrita, bem como a leitura e interpretação de textos em nível básico. Utilização de ferramentas digitais. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Compreensão funcional da Língua Inglesa. Reconhecimento de elementos característicos da língua, assim como das estruturas básicas em nível sintático e semântico. Conhecimento de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. | ||||||||
HABILIDADES | Expressão escrita e oral em Língua Inglesa dentro e fora da sala de aula. Prática na utilização de estratégias de leitura e interpretação de textos multimodais. | ||||||||
ATITUDES | Engajamento no processo de aprendizado de língua e cultura Inglesa. Respeito à diversidade dentro de sala de aula, mesmo em relação aos diferentes níveis de proficiência. | ||||||||
OUTRAS | Participação em eventos relativos ao curso, relato de experiências vivenciadas pelo acadêmico. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Av1 - Avaliação diagnóstica | 1 e 2 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Av2 - Produção Textual | 1, 2, e 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Av3 - Apresentação Oral | 1, 2, e 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Av4 - Avaliação Final | 1 a 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ALVES, Ubiratã Kickhöfel; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa; LACERDA, Mariza. Fonética e fonologia do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. |
2 | MICHAELIS. Dicionário Escolar Inglês. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2016. |
3 | RICHARDS, Jack C. Interchange Intro: Student book. 5. ed. 2005. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ANDERSON, Neil J. Active: skills for reading : book 1. 2. ed. Canadá: Thomson, 2007. |
2 | ABRANTES, Elisa Lima et al. Oficina de tradução, versão e interpretação em inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. |
3 | Cambridge Online Dictionary. Disponível em: <https://dictionary.cambridge.org/pt/> Acesso em: 17 abr. 2023. |
4 | ELBAUM, Sandra. Grammar in context 1: international student edition. 4. ed. Boston: Thomson Heinle, 2005. |
5 | HAINZENREDER, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |