Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Língua Portuguesa I - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Maria Candida Melo Pereira

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Língua Portuguesa I

0-19177

2

40

 

EMENTA

Comunicação e linguagem. Os signos: verbal e não verbal. A linguagem nas sociedades primitivas. Níveis de linguagem. Origens e evolução da gramática dos gregos à Novíssima Gramática Brasileira - NGB. Classes e categorias nominais, pronominais e verbal.

 

OBJETIVO GERAL

Aproximar o acadêmico dos conhecimentos que possibilitem a compreensão do processo de comunicação nos diversos contextos, a partir do estudo dos diversos gêneros textuais e de seus elementos constituintes, além da análise da língua e da linguagem em seus usos, variações em níveis, funções e características.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar a importância da comunicação, assim como mostrar quais são as barreiras nos relacionamentos interpessoais e sua influência para a construção de um ambiente produtivo. - Associar a frase à carga comunicativa e à intenção do enunciado; - Participar e comunicar-se em espaços de conversa coletiva, apoiando-se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos; - Reconhecer a leitura de textos verbais e não-verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações; - Identificar a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; - Valorizar a linguagem (verbal e não–verbal ) como instrumento de construção da cidadania; - Contribuir com o desenvolvimento da competência linguística do acadêmico por meio do ensino de aspectos gramaticais da língua portuguesa, uma vez que desenvolve o desempenho do aluno nas atividades de leitura, de compreensão e de produção de texto.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Comunicação
1.1 Conceito
1.2 Elementos da comunicação
1.3 Barreiras na comunicação

6

2

2. Linguagem
2.1 Concepção de linguagem
2.2 Verbal e não verbal
2.3 A linguagem nas sociedades primitivas
2.4 Níveis de linguagem

10

3

3. Gramática
3.1 Origem e evolução
3.2 O ensino de gramática na escola
3.3 Informações Implícitas e explícitas

10

4

4. Classe e categorias
4.1 Nominal
4.2 Pronominal
4.3 Verbal
4.4 O emprego do pronome na elaboração de textos

14

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositiva dialogada e exercício de verificação. Pesquisa bibliográfica. Leitura de fragmento da Novíssima Gramática Brasileira – NGB. Trabalho individual. Pesquisa bibliográfica. Observação de estruturas orais colhidas em sala de aula. Exercícios individuais. Análise de textos sobre o sentido do pronome no contexto.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados.

HABILIDADES

Produção de conhecimento científico.

ATITUDES

Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções.

OUTRAS

Interesse, assiduidade e participação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova sobre comunicação e linguagem

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Pesquisa bibliográfica sobre gramática

3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova sobre classe e categorias

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Prova sobre Pronomes

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019.

2

CORTINA, Asafe et al. Fundamentos da língua portuguesa. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018.

3

MENDES, Andréia Almeida et al. Linguística textual e ensino. Porto Alegre: SAGAH, 2020.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MASIP, Vicente. Gramática sucinta de português. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

2

MATTOS e SILVA, Rosa Virgínia. Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto, 2002.

3

MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3. ed. ver. e anual. São Paulo: Saraiva, 2009.

4

NEVES. Maria Helena de MOURA. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2005.

5

VIARO, Mário Eduardo. Morfologia Histórica. São Paulo: Cortez. 2014.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática