PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Maria Candida Melo Pereira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Língua Portuguesa I | 0-19177 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
Comunicação e linguagem. Os signos: verbal e não verbal. A linguagem nas sociedades primitivas. Níveis de linguagem. Origens e evolução da gramática dos gregos à Novíssima Gramática Brasileira - NGB. Classes e categorias nominais, pronominais e verbal. |
OBJETIVO GERAL |
Aproximar o acadêmico dos conhecimentos que possibilitem a compreensão do processo de comunicação nos diversos contextos, a partir do estudo dos diversos gêneros textuais e de seus elementos constituintes, além da análise da língua e da linguagem em seus usos, variações em níveis, funções e características. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar a importância da comunicação, assim como mostrar quais são as barreiras nos relacionamentos interpessoais e sua influência para a construção de um ambiente produtivo. - Associar a frase à carga comunicativa e à intenção do enunciado; - Participar e comunicar-se em espaços de conversa coletiva, apoiando-se não apenas na fala complementar do professor, mas também em sua memória e em seus próprios recursos expressivos; - Reconhecer a leitura de textos verbais e não-verbais como possibilidade de acesso a diferentes informações; - Identificar a dinâmica de cada linguagem na produção de sentido; - Valorizar a linguagem (verbal e não–verbal ) como instrumento de construção da cidadania; - Contribuir com o desenvolvimento da competência linguística do acadêmico por meio do ensino de aspectos gramaticais da língua portuguesa, uma vez que desenvolve o desempenho do aluno nas atividades de leitura, de compreensão e de produção de texto. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Comunicação | 6 |
2 | 2. Linguagem | 10 |
3 | 3. Gramática | 10 |
4 | 4. Classe e categorias | 14 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:Aula expositiva dialogada e exercício de verificação. Pesquisa bibliográfica. Leitura de fragmento da Novíssima Gramática Brasileira – NGB. Trabalho individual. Pesquisa bibliográfica. Observação de estruturas orais colhidas em sala de aula. Exercícios individuais. Análise de textos sobre o sentido do pronome no contexto. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Atividades individuais, desenvolvimento de textos técnicos sobre os temas estudados. | ||||||||
HABILIDADES | Produção de conhecimento científico. | ||||||||
ATITUDES | Raciocínio crítico e lógico. Emprego das classes em suas funções. | ||||||||
OUTRAS | Interesse, assiduidade e participação. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova sobre comunicação e linguagem | 1 e 2 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Pesquisa bibliográfica sobre gramática | 3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova sobre classe e categorias | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Prova sobre Pronomes | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CASTILHO, Ataliba T. de. Nova gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2019. |
2 | CORTINA, Asafe et al. Fundamentos da língua portuguesa. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2018. |
3 | MENDES, Andréia Almeida et al. Linguística textual e ensino. Porto Alegre: SAGAH, 2020. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | MASIP, Vicente. Gramática sucinta de português. Rio de Janeiro: LTC, 2011. |
2 | MATTOS e SILVA, Rosa Virgínia. Tradição gramatical e gramática tradicional. São Paulo: Contexto, 2002. |
3 | MOYSÉS, Carlos Alberto. Língua Portuguesa: atividades de leitura e produção de texto. 3. ed. ver. e anual. São Paulo: Saraiva, 2009. |
4 | NEVES. Maria Helena de MOURA. Gramática na escola. São Paulo: Contexto, 2005. |
5 | VIARO, Mário Eduardo. Morfologia Histórica. São Paulo: Cortez. 2014. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |