Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Profissão Docente - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Jourdan Linder Silva

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Profissão Docente

0-19178

2

40

 

EMENTA

Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento.

 

OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos a compreensão da profissão docente e sua função social, numa dimensão problematizadora e contextualizada, tendo como perspectiva uma aproximação inicial/introdutória do campo do saber e profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Analisar os aspectos constituintes da identidade docente em múltiplas dimensões; 2 - Refletir sobre a formação pedagógica e os desafios contemporâneos da profissão; 3 – Reconhecer a importância dos processos de formação inicial e continuada dos professores na constituição da sua profissionalização no contexto das transformações do mundo do trabalho; 4 - Compreender a função da escola e da aula como processos de construção do conhecimento e de formação humana.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Profissão professor: identidade e exigências atuais.
1.1 (Des)construção da identidade docente;
1.2 Prática docente;
1.3 Aspectos legais para a formação.

7

2

Formação pedagógica e os desafios contemporâneos:
2.1 Pilares da Educação;
2.2 Relação Família-estudante-professor;
2.3 A autoridade docente;
2.3.1 (In)disciplina;
2.3.2 Violência simbólica.
2.4 Condições concretas de trabalho ideais e reais.

7

3

Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização:
3.1 Aspectos conceituais da formação inicial e continuada;
3.2 Professor: iniciante; reflexivo; pesquisador; agente de transformação;
3.3 Mudanças sociais e função docente;
3.4 Saberes e fazeres docentes - reflexão sobre alguns aspectos da atuação profissional.

16

4

A função da aula no processo de construção do conhecimento:
4.1 Competências para ensinar: o docente como mediador;
4.2 O juízo professoral;
4.3 A relação com o saber;
4.4 A aula como um fazer coletivo;
4.5 Cultura Escolar.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 07 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Pesquisa/entrevista com professores da educação básica e análise dos dados coletados.

 

Estratégias:Aula expositiva-dialogada. Autobiografia docente (memorial descritivo). Discussão teórica em torno de problema Elaboração de carta para um/a professor/a. Elaboração de uma análise de problema. Estudo de texto relacionando-o a filme. Estudo em grupo. Mini-escrito. Problematização Seminário. Visualização de um filme longa metragem.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Internalização dos conceitos referentes ao ofício de docente que serão discutidos e problematizados ao longo do semestre.

HABILIDADES

Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, expressando um olhar crítico quanto à profissão docente e a realidades escolar atual.

ATITUDES

Demonstração de uma perspectiva de valorização do outro nos processos de ensino-aprendizagem.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Mini escrito

1 e 2

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Análise de Situação- Problema

2

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Pesquisa

3

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Carta

3 e 4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Seminário

4

x

x

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

2

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

3

MEIRIEU, P. Carta a um jovem professor. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

2

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: ArtMed, 2015.

3

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 13. São Paulo: Cortez, 2015.

4

NÓVOA, A. (Org.). Profissão professor. 2. ed. Portugal: Porto, 1995.

5

SILVA, Gabriele Bonotto; FELICETTI, Vera Lucia. Formação docente e teoria dos campos conceituais: impacto na aprendizagem discente. Ijuí: Unijuí, 2021.

obs:

 

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