Uniplac - Graduação - Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa - Teoria Literária - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa

ESTRUTURA CURRICULAR

Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22

PROFESSOR

Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Teoria Literária

0-19179

4

80

 

EMENTA

Literatura: conceitos. Os gêneros literários. Leitura crítica dos diversos textos midiáticos e de seu subtexto de gênero, raças e classes. Análise e interpretação de textos narrativos. Correntes críticas: Fenomenologia, Hermenêutica e Teoria da Recepção. Formalismo. Estruturalismo. Teorias Críticas Pós- Modernas.

 

OBJETIVO GERAL

Conhecer os conceitos de Literatura através dos tempos, a fim de observar as relações entre a Teoria Literária e outros saberes como a Filosofia, a Cultura, a História e identificar a origem e os fundamentos da Teoria Literária como um saber específico e autônomo. Nessa trajetória, caracterizar as principais correntes da Teoria Literária, especialmente as dos séculos XX e XXI, e seus principais conceitos para entender que o texto literário e sua interpretação (textualidade e literariedade) são pautados por ideias, memórias, imaginários e valores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Investigar as origens da Teoria Literária e os principais gêneros da antiguidade clássica, tendo como base a Poética de Aristóteles.

- Compreender a origem dos três modos do risível: o cômico, o satírico e o “humor,” como também diferenciá-los entre si.

- Estudar as principais correntes da Teoria Literária dos séculos XX e XXI.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Apresentação do Plano de Ensino e o mapeamento das leituras do semestre. Comentários gerais sobre a disciplina

1.1 Os Conceitos de Literatura através dos Tempos.

1.2 A Visão de mundo segundo Aristóteles.O conceito de “Poesis” e seus gêneros artísticos, evidenciando os escritos.

1.3 O Gênero Dramático: a tragédia e a comédia.

1.4 A Tragédia. Conceito e contexto histórico (a antiguidade greco-romana).

1.5 A Comédia. Conceito e contexto histórico ( a antiguidade greco-romana).

1.6 Os Três Modos do Risível: o cômico, o satírico e o “humor.” Conceitos e visões através dos tempos.

20

2

2 O Gênero Lírico. Conceito e contexto histórico (da antiguidade greco-romana aos dias atuais).

2.1 As Formas Poéticas do Gênero Lírico.

2.2 Versificação: Verso, Som e Ritmo.

10

3


3 O Gênero Épico: a epopeia;


3.1 Conceito e contexto histórico (a antiguidade greco-romana).

10

4

4 A Teoria Literária. Conceitos(revisão) e as principais correntes críticas dos séculos XX e XXI: O Formalismo Russo, O “New Criticism,” O Estruturalismo, A Fenomenologia, A Hermenêutica e A Teoria da Recepção, A Crítica Marxista.
4.1 As correntes críticas pós-modernas: A Desconstrução, Os Estudos Culturais com o discurso das minorias (A Queer Teory, A Crítica Feminista), O Pós-colonialismo, A Ecocrítica, A Teopoética)

40

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Aula expositiva e dialogada, trabalho em grupos, estudo dirigido, exibição de filmes e outras modalidades.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Provas escritas, atividades individuais, apresentação de trabalhos.

HABILIDADES

Agir de forma integrada e interdisciplinar entre teoria e prática, raciocínio crítico e lógico, demonstração competente do uso dos conhecimentos adquiridos em Teoria Literária. Saber fazer.

ATITUDES

Produção de conhecimento científico. Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Capacidade de raciocínio crítico. Participação em debates e contribuições apresentadas. Saber ser.

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³

 

 

 

 

2.0

A definir

 

 

Avaliação 02

1

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 03

2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 04

4

x

x

x

4.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARISTÓTELES. Arte poética. São Paulo: Blucher, 2020.

2

SECCHIN, Antonio Carlos. Percursos da poesia brasileira: do século XVIII ao século XXI. São Paulo: Autêntica, 2018.

3

WOOLF, Virginia. A arte da brevidade: contos. São Paulo: Autêntica, 2017.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. São Paulo: Autêntica, 2012.

2

BROM, Luiz Guilherme; AGUIAR, Tânia. Educação, mito e ficção. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

3

LUZ, Luís Gustavo. Construção de personagens. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021.

4

TEZZA, Cristovão. O espírito da prosa: uma autobiografia literária. Rio de Janeiro: Record, 2012.

5

TEZZA, Cristóvão. Literatura à margem. Porto Alegre: Dublinense, 2018.

obs:

 

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