PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa |
ESTRUTURA CURRICULAR | Letras - Língua Portuguesa/Língua Inglesa Par049/22 |
PROFESSOR | Katia Marlowa Bianchi Ferreira Pessoa |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Teoria Literária | 0-19179 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Literatura: conceitos. Os gêneros literários. Leitura crítica dos diversos textos midiáticos e de seu subtexto de gênero, raças e classes. Análise e interpretação de textos narrativos. Correntes críticas: Fenomenologia, Hermenêutica e Teoria da Recepção. Formalismo. Estruturalismo. Teorias Críticas Pós- Modernas. |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer os conceitos de Literatura através dos tempos, a fim de observar as relações entre a Teoria Literária e outros saberes como a Filosofia, a Cultura, a História e identificar a origem e os fundamentos da Teoria Literária como um saber específico e autônomo. Nessa trajetória, caracterizar as principais correntes da Teoria Literária, especialmente as dos séculos XX e XXI, e seus principais conceitos para entender que o texto literário e sua interpretação (textualidade e literariedade) são pautados por ideias, memórias, imaginários e valores. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Investigar as origens da Teoria Literária e os principais gêneros da antiguidade clássica, tendo como base a Poética de Aristóteles. - Compreender a origem dos três modos do risível: o cômico, o satírico e o “humor,” como também diferenciá-los entre si. - Estudar as principais correntes da Teoria Literária dos séculos XX e XXI. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1 Apresentação do Plano de Ensino e o mapeamento das leituras do semestre. Comentários gerais sobre a disciplina 1.1 Os Conceitos de Literatura através dos Tempos. 1.2 A Visão de mundo segundo Aristóteles.O conceito de “Poesis” e seus gêneros artísticos, evidenciando os escritos. 1.3 O Gênero Dramático: a tragédia e a comédia. 1.4 A Tragédia. Conceito e contexto histórico (a antiguidade greco-romana). 1.5 A Comédia. Conceito e contexto histórico ( a antiguidade greco-romana). 1.6 Os Três Modos do Risível: o cômico, o satírico e o “humor.” Conceitos e visões através dos tempos. | 20 |
2 | 2 O Gênero Lírico. Conceito e contexto histórico (da antiguidade greco-romana aos dias atuais). 2.1 As Formas Poéticas do Gênero Lírico. 2.2 Versificação: Verso, Som e Ritmo. | 10 |
3 |
| 10 |
4 | 4 A Teoria Literária. Conceitos(revisão) e as principais correntes críticas dos séculos XX e XXI: O Formalismo Russo, O “New Criticism,” O Estruturalismo, A Fenomenologia, A Hermenêutica e A Teoria da Recepção, A Crítica Marxista. | 40 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
|
|
Estratégias:Aula expositiva e dialogada, trabalho em grupos, estudo dirigido, exibição de filmes e outras modalidades. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Provas escritas, atividades individuais, apresentação de trabalhos. | ||||||||
HABILIDADES | Agir de forma integrada e interdisciplinar entre teoria e prática, raciocínio crítico e lógico, demonstração competente do uso dos conhecimentos adquiridos em Teoria Literária. Saber fazer. | ||||||||
ATITUDES | Produção de conhecimento científico. Capacidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Capacidade de raciocínio crítico. Participação em debates e contribuições apresentadas. Saber ser. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação 01 – Avaliação Integrativa³ |
|
|
|
| 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 02 | 1 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 03 | 2 e 3 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 04 | 4 | x | x | x | 4.0 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ARISTÓTELES. Arte poética. São Paulo: Blucher, 2020. |
2 | SECCHIN, Antonio Carlos. Percursos da poesia brasileira: do século XVIII ao século XXI. São Paulo: Autêntica, 2018. |
3 | WOOLF, Virginia. A arte da brevidade: contos. São Paulo: Autêntica, 2017. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | AGAMBEN, Giorgio. Ideia da prosa. São Paulo: Autêntica, 2012. |
2 | BROM, Luiz Guilherme; AGUIAR, Tânia. Educação, mito e ficção. São Paulo: Cengage Learning, 2018. |
3 | LUZ, Luís Gustavo. Construção de personagens. São Paulo: Conteúdo Saraiva, 2021. |
4 | TEZZA, Cristovão. O espírito da prosa: uma autobiografia literária. Rio de Janeiro: Record, 2012. |
5 | TEZZA, Cristóvão. Literatura à margem. Porto Alegre: Dublinense, 2018. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |