Uniplac - Graduação - Pedagogia - Sociologia da Educação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Pedagogia

ESTRUTURA CURRICULAR

Pedagogia Par053/22

PROFESSOR

Jose Batista da Rosa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Sociologia da Educação

0-19146

4

80


EMENTA

Abordagem sociológica da educação. Educação no pensamento sociológico clássico e contemporâneo. Sociologia da educação na América Latina e no Brasil. Educação e trabalho.


OBJETIVO GERAL

Refletir pedagogicamente sobre os fatos sociais e educacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Situar historicamente o surgimento da Sociologia como ciência. Entender a importância do conhecimento, da cultura, e da história no desenvolvimento dos processos educacionais. Estudar o Estado e as políticas educacionais. Perceber as mudanças nos cenários educacionais como reflexos das mudanças humanas. Possibilitar o entendimento pedagógico dialético referente aos aspectos: biológico, psicológico e social. Propiciar o exercício do protagonismo no espaço pedagógico da sala de aula.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação do contrato de trabalho, ementa, avaliação e percentual de presença.
Sociologia, educação e pedagogia.

04

2

Construção social do sujeito e o conhecimento.

04

3

Paradigmas sociais (antigo, medieval, moderno e pós moderno) no contexto educacional.

04

4

Pensamento sociológico clássico e a educação

12

5

Avaliação

04

6

As bases sociológicas da educação contemporânea e a BNCC

04

7

Desenvolvimento sustentável e educação popular.

04

8

Protagonismo, ideologia e alienação.

04

9

Estado, Controle social e educação.

04

10

Educação e trabalho. Proletarização do magistério

04

11

As marcas sociais do trabalho

04

12

Exigências do ensinar (Freire)

08

13

Ensinar não é transferir conhecimento.

08

14

Família e escola: instituições educacionais

04

15

Currículo Base do Território Catarinense

04

16

Avaliação e Recuperação

04

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Exposição dialogada Trabalhos em grupo Leitura de textos Apresentação de trabalhos em sala Projeção de material didático


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Capacidade de estabelecer sínteses dos processos sociais relacionados com a educação.

HABILIDADES

Capacidade críticas de entender o contexto social.

ATITUDES

Respeito às diferenças e a capacidade de trabalhar coletivamente.

OUTRAS

Usufruir da reflexão como condição para entender a lógica do desenvolvimento humano.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Sociologia Clássica

4

x

x

x

4.0

4/1/2024

x

4/8/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação.. Rio de Janeiro Paz e Terra 2003

2

APPLE, Michael W. Educação e poder. Porto Alegre Artes Médicas 2003

3

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ed. Rio de Janeiro: Cortez Editora, 2001. 118 p. 23168 ISBN 852490741X


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento et al. Sociologia da educação. Porto Alegre: SAGAH, 2020. Recurso online.

2

DALAROSA, Adair Ângelo. Estado, educação e cidadania. Caçador: Universidade do Contestado, 1998. Número de chamada: 370.19 D136e

3

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. 19.ed. Petrópolis: Vozes, 2014. Número de chamada: 370.981 D383d

4

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. Número de chamada: 370.19 F727e

5

POPKEWITZ, Thomas S. Reforma educacional: uma política sociológica, poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. Número de chamada: 370.19 P828r

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática