Uniplac - Graduação - Pedagogia - História da Educação - Plano de Ensino

0-19151

80

EMENTA

História da educação. Introdução aos períodos: da antiguidade, idade média, moderna e contemporânea. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador. Principais teorias e pr´sticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar o conhecimento e a compreensão das questões do passado, numa perspectiva situada temporalmente, mas também dinâmica, permitindo a comparação entre épocas, políticas e correntes pedagógicas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Aprofundar estudos e conceitos acerca da História da Educação, dos períodos históricos: Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea e seus principais aspectos educacionais. 2. Compreender as implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma e as condições para a emergência do Iluminismo. 3. Reconhecer que os fundamentos teóricos metodológicos são importantes para a formação do educador. 4. Identificar as principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade. 5. Atuar na prática e no contexto educacional sobre a realidade vigente em cada espaço de atuação do educador.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

Introdução aos estudos históricos: História da Educação. Introdução aos períodos da Antiguidade, Idade Média, Moderna e Contemporânea.

2

Aspectos políticos e pedagógicos de diferentes períodos históricos e suas implicações à Educação. As implicações político-pedagógicas do Humanismo Renascentista, da Reforma e Contrarreforma.

3

Relações entre História e Educação. Fundamentos teórico-metodológicos na formação do educador

4

Relações entre História e Educação. Principais teorias e práticas educacionais desenvolvidas na história da humanidade.

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:Leituras; Produções de texto; Filmes; Video-aulas; Fórum avaliativo; Quadro comparativo; Cruzadinhas; Questionário; Proposta de Investigação da História de uma escola; Lista de Correntes da Educação.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio conceitual.

HABILIDADES

Registro coerente. Argumentação lógica. Articulação entre teoria prática. Reflexão crítica.

ATITUDES

Comprometimento. Assiduidade. Respeito ao outro. Trabalho coletivo. Conduta ética.

OUTRAS

As formas de avaliação será Integrativa e operativa. Formativa. Diagnóstica. Processual.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Integrativa

1, 2, 3, 4

Fórum avaliativo

0.4

Quadro comparativo

Cruzadinha

Questionário

Fórum avaliativo

A definir

Proposta de investigação histórica de uma escola

Quadro comparativo

Lista de correntes da Educação

Avaliação final

1, 2, 3, 4

5.1

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999. 701 p. ISBN 8571392609.

2

GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1995. 175 p. ISBN 85-249-0243-4.

3

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FRANCO, José Eduardo; RITA, Annabela. O Mito do Marquês de Pombal: a mitificação do Primeiro-Ministro de D. José pela Maçonaria. Lisboa: Prefácio, 2004.

2

MANACORDA, Mario Alighiero. História da educação: Da antiguidade aos nossos dias. 8º ed. São Paulo: Cortez, 2000. 382 p. ISBN 85-249-0163-2.

3

MARROU, Henri Irénée. História da educação na antiguidade. Campinas: Kírion, 2017. 675p. ISBN 978-85-94090-03-4.

4

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck; CORRÊA, Rosa Lydia Teixeira. A educação escolar em perspectiva histórica. Campinas: Autores Associados, 2005. ISBN 9788574961582.

5

STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (org.). Histórias e memórias da educação no Brasil: Vol. I : século XVI-XVIII. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ISBN 978-85-326-3079-7.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura