Uniplac - Graduação - Psicologia - Epistemiologia e História da Psicologia - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Anne Caroline da Silva


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Epistemiologia e História da Psicologia

0-19193

4

80


EMENTA

Epistemologia e história das ideias psicológicas. Determinações econômicas, culturais, políticas e científicas das principais correntes teóricas em psicologia. História da psicologia brasileira.


OBJETIVO GERAL

Avaliar o desenvolvimento da Psicologia como área de conhecimento científico e como profissão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender o processo histórico de surgimento do pensamento psicológico; - Entender o nascimento e a consolidação da Psicologia como ciência; - Comparar estruturalismo e funcionalismo, e estabelecer suas consequências na formação das teorias e práticas psicológicas contemporâneas; - Relacionar o surgimento dos principais tipos de conhecimento em Psicologia com o contexto histórico e cultural; - Dimensionar diferentes tipos de conhecimento e de atuação profissional ao longo da história da Psicologia e atendimento de demandas sociais. - Analisar os principais aspectos da história da Psicologia no Brasil e a influência dos principais tipos de conhecimento e atuação produzidos no Brasil.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Epistemologia e história das ideias psicológicas.
- Condições socioculturais no surgimento da Psicologia;
- Influências filosóficas na formação do pensamento psicológico;
- Matrizes biológicas na formação do pensamento psicológico;
- A emergência da Psicologia como ciência na Alemanha no séc. XIX

28

2

Determinações econômicas, culturais, políticas e científicas das principais correntes teóricas em psicologia.
- Evolução de conceitos e processos de conhecer em Psicologia
- Matrizes estruturalistas e funcionalistas na formação do pensamento psicológico.
- Orientações teóricas em Psicologia: Psicanálise, Psicologia Comportamental, Psicologia da Gestalt, Psicologia Humanista; Psicologia Cognitiva.

28

3

História da psicologia brasileira.
- Aspectos políticos e sociais ligados ao desenvolvimento da Psicologia no Brasil
- Tendências atuais de produção de conhecimento e de atuação profissional na Psicologia.

24

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão a seguinte Atividade Prática Extraclasse:


Estratégias:AED - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; Estudo de Filme – EF; Debate - DB .


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Os conhecimentos serão avaliados por meio da participação nas aulas e nas avaliações, de acordo com os seguintes critérios: Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da epistemologia e história da psicologia.

HABILIDADES

Nas avaliações serão consideradas as seguintes habilidades: Produção de textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisa para responder às questões propostas; Participação efetiva, crítica e coerente durante as aulas. Articulação, síntese e avaliação dos conteúdos relativos à construção histórica da Psicologia

ATITUDES

Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa com a disciplina, os colegas e a professora; ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico.

OUTRAS

Trabalhos que forem totais ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet sem a devida indicação das referências não serão avaliados!

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3

x

x

x

1.5

27/05/2024

Avaliação 01- Resenha Critica

1

x

x

x

2.0

06/03/2024

x

20/03/2024

Avaliação 02 – Prova

2

x

x

x

4.0

24/04/2024

x

08/05/2024

Avaliação 03 – Seminário

3

x

x

x

1.5

26/06/2024

Avaliação 04 – Exercícios realizados em sala

1,2,3

x

x

x

1.0

03/07/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. 368 p. ISBN 85-02-02900-2.

2

MASSIMI, Marina. História da psicologia brasileira: da época colonial até 1934. São Paulo: Almed, 1990. 82 p. 22963 ISBN 851260660-7

3

SCHULTZ, Duane P; SCHULTZ, Sydney Ellen. História da psicologia moderna. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127962.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FIGUEIREDO, Luis Cláudio Mendonça; SANTI, Pedro Luiz Ribeiro de. Psicologia. 2.ed. São Paulo: Não Cadastrada, 2000. 98 p. (Uma Nova Introdução) 18718 ISBN 852830129-X

2

BENJAMIN JUNIOR, Ludy T. Uma breve história da psicologia moderna. Rio de Janeiro: LTC, 2009. 190 p. ISBN 978521616801

3

FIGUEIREDO, Luís Claudio. Matrizes do pensamento psicológico. 20. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 223 p. ISBN 9788532604675.

4

JACO-VILELA, Ana Maria; FERREIRA, Arthur Arruda Leal; PORTUGAL, Francisco Teixeira. História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2007. 615p. (Ensino da Psicologia) ISBN 9788585936662

5

YAMAMOTO, Oswaldo H.; GOUVEIA, Valdiney Veloso. Construindo a psicologia brasileira: desafios da ciência e prática psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. 320 p. ISBN 857396239-1

obs:

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