Uniplac - Graduação - Psicologia - Neuropsicologia - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Priscila Schneider


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Neuropsicologia

0-19194

4

80


EMENTA

Princípios de neuroanatomia e neurofisiologia. Conceito e Histórico de Neuropsicologia. funções psicológicas elementares e superiores. Síndromes, disfunções neurológicas e repercussões em funções psicológicas.


OBJETIVO GERAL

Compreender os fundamentos da morfofisiologia encefálica e sua relação com as funções neuropsicológicas, juntamente com as bases da avaliação e das intervenções da neuropsicologia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

? Estudar o histórico e principais conceitos da neuropsicologia; ? Compreender os princípios de anatomia e fisiologia; ? Entender as estruturas neuroanatômicas e a neurofisiologia; ? Compreender as Funções Neuropsicológicas; ? Relacionar as estruturas de neuroanatomia e a neurofisiologia com as funções neuropsicológicas e distingui-las; ? Conhecer principais síndromes, disfunções neurológicas e suas repercussões em funções neuropsicológicas. ? Compreender o papel do psicólogo na avaliação e na reabilitação neuropsicológica e suas implicações éticas.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Histórico e principais conceitos da neuropsicologia

8

2

Introdução à anatomia e fisiologia

8

3

Introdução à Neuroanatomia, células do sistema nervoso, neurotransmissores e transmissão sináptica

8

4

Introdução à Neurofisiologia: Sistema Nervoso Central e Periférico (sistema simpático e parassimpático)

8

5

Funções Neuropsicológicas

12

6

Alterações neuropsicológicas nas enfermidades neurológicas em crianças e adolescentes

8

7

Alterações cognitivas e comportamentais associadas aos quadros neurológicos e neuropsiquiátricos em adultos

8

8

Alterações cognitivas e comportamentais associadas aos quadros neurológicos e neuropsiquiátricos em idosos

8

9

Avaliação e reabilitação neuropsicológica

8

10

Ética do psicólogo na neuropsicologia

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão as seguintes Atividades Práticas Extraclasse: Leitura de um livro; participação em seminário de estágios do curso de Psicologia.


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas; DF – Discussão de Filme; CC – Confecção de modelo de cérebro;


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apresentar conceitos claros com relações justificadas, criatividade e riqueza de ideias; considerar a representatividade do conteúdo trabalhado, de modo a demostrar compreensão do conteúdo trabalhado; demonstrar pensamento crítico e criativo a partir de análise, síntese e avaliação do conhecimento acerca da Neuropsicologia; estabelecer relações entre os diversos pontos de vista e concisão das ideias relativas aos conhecimentos relacionados aos temas estudados.

HABILIDADES

Aplicar os conceitos sobre Neuropsicologia na prática clínica e social, relacionando as estruturas cerebrais com elementos das funções cognitivas superiores e a compreensão dos elementos psíquicos. Produzir textos orais e escritos, com coerência, coesão e clareza; Pesquisar para responder às questões propostas; Participar efetiva, crítica e coerentemente durante as aulas; Articular, sintetizar e avaliar os conteúdos relativos à Neuropsicologia.

ATITUDES

Os alunos deverão apresentar postura ética e respeitosa em todos os ambientes da disciplina, colegas, professor e outros sujeitos envolvidos nos estudos para essa disciplina; Ser responsáveis, assíduos, pontuais e participativos durante as aulas; Desenvolver autonomia para o seu auto estudo e capacidade crítica em relação ao seu aprendizado; Realizar leitura sistemática dos textos trabalhados em aula. Demonstrar vontade de buscar informações, além das trabalhadas em sala de aula; Em todos os trabalhos deverão apresentar o conteúdo e suas conclusões de modo crítico. E também deverão colaborar com o grupo em todas as atividades.

OUTRAS

Trabalhos que forem total ou parcialmente copiados de outros acadêmicos, de fontes bibliográficas ou da internet não serão avaliados.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

1.5

28/05/2024

Prova I

1,2,3,4

x

2.0

28/03/2024

x

A definir

Prova II

5

x

2.0

25/04/2024

x

A definir

Seminário do livro

1,2,3,4,5,6,7,8,9,10

x

x

x

1.5

27/06/2024

Cérebro/Encéfalo Humano

2,3

1.0

14/03/2024

Seminário de Casos Clínicos

6,7,8,9,10

2.0

06/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ARCHANJO, Daniela Resende; CORRÊA, Clynton Lourenço. As ciências neurológicas sob a perspectiva humanista: uma experiência pedagógica utilizando filmes. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.2 , p. 110-115, abr. 2011.

2

MIOTTO, Eliane Correa; LUCIA, Mara Cristina Souza de; SCAFF, Milberto. Neuropsicologia clínica. 2. Rio de Janeiro: Roca, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788527730976.

3

COSENZA, Ramons M.; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação.. Porto Alegre Artmed 2011


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FICHMAN, Helenice Charchat (ed.). Neuropsicologia clínica. Barueri: Manole, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555763157.

2

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. São Paulo: Editora Atheneu, 2005. 698 p. ISBN 857379383x

3

KANDEL, Eric R. Fundamentos da neurociência e do comportamento. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2000. 591 p. ISBN 8527706121

4

KREBS, Claudia. Neurociências ilustrada. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788565852661.

5

FUENTES, Daniel et al. Neuropsicologia: teoria e prática. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788582710562.

6

MALLOY-DINIZ, Leandro F et al. Neuropsicologia: aplicações clínicas. Porto Alegre: ArtMed, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788582712917.

7

SANTOS, Flávia Heloísa dos; ANDRADE, Vivian Maria; BUENO, Orlando Francisco Amodeo. Neuropsicologia hoje. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582712214.

8

CAIXETA, Marcelo. Neuropsicologia dos transtornos mentais. São Paulo: Artes Médicas Sul, 2007. 327p. ISBN 8536700580

9

BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2002. 855 p. ISBN 8573079118

10

SACKS, Oliver. O homem que confundiu sua mulher com um chapéu: e outras histórias clínicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2022. 264 p. ISBN 978-85-7164-689-6.

11

SACKS, Oliver; CARVALHO, Bernardo. Um antropólogo em Marte: sete histórias paradoxais. 8. reimp. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 2002. 331 p. ISBN 857164472-1

12

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. 196 p. ISBN 85-7164-779-8.

obs:- Aula inaugural: primeiras semanas de março - Seminário Regional sobre Autismo (tarde e noite): 03/04 - Semana Acadêmica e Seminário de Estágios: 13 a 17/05 - CARTILHA DE NEUROPSICOLOGIA: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Neuropsicologia: Ciência e Profissão. Brasília/DF: Conselho Federal de Psicologia. 2023. Disponível em: https://site.cfp.org.br/publicacao/cartilha-neuropsicologia/ Acesso em 04/02/2024. Sugestão de Filmes: O Cérebro: https://www.youtube.com/watch@p0v=LHc6YgAmURs&t=4s Tempo de despertar; Iris; Para Sempre Alice; O óleo de Lorenzo, Uma mente brilhante; Divertidamente; Temple Grandin; Shine.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática