PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par057/22 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Introdução ao Desenvolvimento Web |
0-19205 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Arquitetura Web. Desenvolvimento Responsivo. Linguagens de Desenvolvimento Front-End. |
OBJETIVO GERAL |
Orientar o aluno de forma teórica e prática sobre as características da Arquitetura e Desenvolvimento WEB com auxílio de linguagens apropriadas. Ao final da disciplina o aluno será capaz de desenvolver interfaces de websites interativas e dinâmicas com a utilização de padrões de desenvolvimento WEB. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Identificar as tecnologias básicas para desenvolvimento Web; • Compreender o funcionamento de uma arquitetura Web, tanto na teoria quanto na prática; • Aplicar técnicas de desenvolvimento responsivo. • Capacitar para o desenvolvimento Front-End, através das tecnologias: HTML, CSS e JavaScript. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação da disciplina e curso |
4 |
2 |
1. Arquitetura Web. |
4 |
3 |
2. HTML 5 |
12 |
4 |
3. CSS 3 |
12 |
5 |
4. JavaScript |
16 |
6 |
5. Estudo Dirigido Desenvolvimento Web – Front-End |
32 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Relatórios técnicos, atividades práticas para verificar se o acadêmico atingiu os conhecimentos destacados nos objetivos da disciplina. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Capacidade de assimilar novas tecnologias; Compreensão e interpretação de textos técnicos; Capacidade de comunicação; Capacidade de resolução de problemas; Criatividade e originalidade; Trabalho em equipe; Capacidade de expressar na linguagem correta em todas as apresentações, oral e escrita, de avaliações, atividades, trabalhos e propostas de estudos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Avaliação contínua através da participação e interesse, nas aulas, desenvolvimento dos trabalhos, organização, frequência e responsabilidades. Além da colaboração e postura ética. |
|||||||||||
OUTRAS |
NSA. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 01 – Integrativa Projeto Integrador3 |
|
x |
x |
x |
3 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 02 – Desenvolvimento de Habilidades e Atitudes |
1 a 6 |
x |
x |
x |
|
A definir |
|
|
||||
Avaliação 03 – Projetos práticos HTML, CSS |
2 e 3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 04 – Projetos práticos JS |
4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 05 – Trabalho final |
1 a 6 |
|
|
|
2 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
FLANAGAN, David. JavaScript: o guia definitivo. 6. Porto Alegre: Bookman, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788565837484. |
|||||||||||
2 |
PILGRIM, Mark. HTML5: entendendo e executando. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 205p. ISBN 9788576085904 |
|||||||||||
3 |
JOBSTRAIBIZER, Flávia. Criação de sites com CSS: desenvolva páginas mais leves e dinâmicas. São Paulo: Digerati, 2009. ISBN 9788578730772 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
RESIG, John; BIBEAULT, Bear. Segredos do Ninja JavaScript. São Paulo: Novatec, 2013. 488p. ISBN 9788575223284 |
|||||||||||
2 |
TERUEL, Evandro Carlos. HTML 5: guia prático. 2. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519296. |
|||||||||||
3 |
SILVA, Maurício Samy. JavaScript: guia do programador. São Paulo: Novatec, 2010. 571p. ISBN 9788575222485 |
|||||||||||
4 |
ZAKAS, Nicholas. JavaScript de alto desempenho. São Paulo: O`Reilly, 2010. 243p. ISBN 9788575222416 |
|||||||||||
5 |
KRUG, Steve. Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 195p. ISBN 9788576082712 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |