Uniplac - Graduação - Serviço Social - Formação Sócio Histórica e Política do Brasil - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Marcelo Della Justina Arruda


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Formação Sócio Histórica e Política do Brasil

0-19198

2

40


EMENTA

Aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos da República Velha. Estado Novo. Industrialização e urbanização. Inserção do país no sistema capitalista mundial e seus desdobramentos nas décadas de 1970 e 1980. Transição democrática e neoliberalismo.


OBJETIVO GERAL

Contribuir para a formação acadêmica do profissional de Serviço Social com pensamento crítico, com fundamentação teórica, compromisso político e ético com as questões sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar de forma crítica os aspectos políticos, econômicos da formação social brasileira em seus diferentes contextos históricos; - Proporcionar uma visão de contexto e interdisciplinar dos fatos políticos e econômicos da formação social brasileira; - Assegurar uma metodologia e referencial teórico coerente com a abordagem crítica da formação social brasileira e seus reflexos no contexto das políticas sociais.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

UNIDADE I: Formação do Brasil Contemporâneo

12

2

UNIDADE II: Introdução à História do Brasil

08

3

UNIDADE III: Organização Social - Formação do Brasil

03

4

UNIDADE IV: Políticas Públicas e Direitos Humanos

10

5

Atividade Prática Extraclasse, conforme o art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse

7

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. – organização e apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Formato de avaliação integrativa é definido pelo colegiado do curso e pelas turmas, onde os mesmos deverão articular as disciplinas e os conhecimentos. A data da avaliação Integrativa será definida em reunião de colegiado e posteriormente informado as turmas. - Todos os Trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - A/o estudante que não entregar os trabalhos da disciplina nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

I, II ,III e IV

x

x

x

2.0

A definir

Avaliação I

I e II

x

x

x

4.0

30/04/2024

x

07/05/2024

Avaliação II

III e IV

x

x

x

2

28/05/2024

x

04/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 1996. 220 p. 74 ISBN 85-7164-448-9

2

BOSCHETTI, Ivanete; BEHRING, Elaine Rossetti; SANTOS, Silvana Mara de Morais dos; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2008. 280p. ISBN 9788524914072

3

VIEIRA, Balbina Ottoni. História do serviço social: contribuição para a construção de sua teoria. 3.ed. Rio de Janeiro: Agir S. A. Editora, 1980. 212 p. ISBN 8522000212


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FAORO, Raymundo. Os donos do poder: formação do patronato político brasileiro. 10.ed. São Paulo: Editora Globo S/a, 1996. 238 ISBN 85-250-0284-4

2

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. São Paulo: Editora Schwarcz Ltda, 2012. 363p. ISBN 9788535921304

3

BELLO, José Maria. História da república 1889-1954: Síntese de sessenta e cinco anos de vida brasileira. 6.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969. 356 p. (História E Biologia) 15057

4

GENTILI, Pablo. Globalização excludente: desigualdade, exclusão e democracia na nova ordem mundial. 4.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. 251 p. ISBN 853262241-0

5

SODRÉ, Nelson Werneck. Síntese da história da cultura brasileira. 20.ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil S/a, 2003. 158 p. ISBN 8528602931

obs:

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