PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Serviço Social |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Serviço Social Par056/22 |
PROFESSOR |
Juliana Gargioni de Lima |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Introdução ao Serviço Social |
0-19195 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Constituição e desenvolvimento da profissão na divisão sócio técnica do trabalho. Lei que regulamenta a profissão. Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos de Serviço Social a compreensão quanto a origem e desenvolvimento do Serviço Social no mundo, na América Latina e Brasil, percebendo-a dentro da divisão sócio técnica do trabalho como uma profissão de caráter crítico que tem como objeto de seu trabalho a Questão Social e suas diferentes expressões. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Propiciar o conhecimento do processo histórico de origem e desenvolvimento da profissão; - Oferecer subsídios para a compreensão da questão social enquanto objeto do Serviço Social; - Identificar historicamente as exigências teórico-metodológicas da profissão; - Caracterizar a importância do Movimento de Reconceituação no Serviço Social; - Conhecer as legislações, conselhos e organismos da categoria profissional; - Identificar os espaços ocupacionais de trabalho do Assistente Social; - Instigar o debate sobre o Serviço Social na contemporaneidade interligando com seu contexto histórico. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Unidade I – A origem do Serviço Social no Mundo, América Latina e Brasil |
28 |
2 |
Unidade II – A Reconceituação/renovação do Serviço Social |
18 |
3 |
Unidade III – Os elementos constitutivos do processo de trabalho do Assistente Social |
12 |
4 |
Unidade IV – Os espaços sócios ocupacionais de trabalho do Assistente Social |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
66 h |
Atividade Prática Extraclasse, conforme o art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT. |
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HABILIDADES |
Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. – organização e apresentação de trabalhos. |
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ATITUDES |
Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa. |
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OUTRAS |
¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Todos os Trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Os projetos de pesquisa científica serão desenvolvidos individualmente. - A/o estudante que não entregar os trabalhos da disciplina nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
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|
2.0 |
A definir |
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Atividade Coletiva |
|
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
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Prova I |
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|
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|
2.020 |
A definir |
x |
A definir |
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Prova II |
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|
A definir |
x |
A definir |
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Atividade Individual |
|
|
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|
1.0 |
A definir |
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Participação em sala de aula |
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|
1.0 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9. |
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2 |
IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 216 p. ISBN 978-85-249-0330-4. |
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3 |
IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico - metodológica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 400 p. ISBN 978-85-249-1706-6. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486. |
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2 |
CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. 6. ed. São Paulo: A Comissão, 2003. 176 p. ISBN 8524900016. |
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3 |
PAULO NETTO, José. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós - 64. 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 334 p. ISBN 8524902957 |
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4 |
RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria (org.). A nova morfologia do trabalho no serviço social. São Paulo: Cortez, 2018. 341 p. ISBN 978-85-249-2621-1. |
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5 |
SIMÕES, Carlos. A profissão e a lei do assistente social. In: SIMÕES, Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. Coleção biblioteca básica do Serviço Social. V. 3. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014. p. 501-527. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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