Uniplac - Graduação - Serviço Social - Introdução ao Serviço Social - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Serviço Social

ESTRUTURA CURRICULAR

Serviço Social Par056/22

PROFESSOR

Juliana Gargioni de Lima


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução ao Serviço Social

0-19195

4

80


EMENTA

Constituição e desenvolvimento da profissão na divisão sócio técnica do trabalho. Lei que regulamenta a profissão. Conselhos de Fiscalização do Exercício Profissional.


OBJETIVO GERAL

Possibilitar aos acadêmicos de Serviço Social a compreensão quanto a origem e desenvolvimento do Serviço Social no mundo, na América Latina e Brasil, percebendo-a dentro da divisão sócio técnica do trabalho como uma profissão de caráter crítico que tem como objeto de seu trabalho a Questão Social e suas diferentes expressões.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Propiciar o conhecimento do processo histórico de origem e desenvolvimento da profissão; - Oferecer subsídios para a compreensão da questão social enquanto objeto do Serviço Social; - Identificar historicamente as exigências teórico-metodológicas da profissão; - Caracterizar a importância do Movimento de Reconceituação no Serviço Social; - Conhecer as legislações, conselhos e organismos da categoria profissional; - Identificar os espaços ocupacionais de trabalho do Assistente Social; - Instigar o debate sobre o Serviço Social na contemporaneidade interligando com seu contexto histórico.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Unidade I – A origem do Serviço Social no Mundo, América Latina e Brasil
- Primeiras escolas no mundo (Amsterdã 1899) e na América Latina (Chile 1925).
- Gênese no Brasil: protoformas e a influência da igreja católica;
- As primeiras Escolas de Serviço Social;
- A Questão Social (déc. 20-30) origem e consolidação do Serviço Social como profissão.
- A institucionalização do serviço social (déc.40);

28

2

Unidade II – A Reconceituação/renovação do Serviço Social
- Perspectivas: modernizadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura;
- Seminários de Araxá, Teresópolis e Sumaré;
- Influência do Marxismo (déc.80);
- O Serviço Social na contemporaneidade;

18

3

Unidade III – Os elementos constitutivos do processo de trabalho do Assistente Social
- As exigências teórico-metodológicas do Serviço Social
- O Projeto ético-político-profissional e os organismos da categoria (CFESS, CRESS, ABEPSS, entre outros)

12

4

Unidade IV – Os espaços sócios ocupacionais de trabalho do Assistente Social
- Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n 8.662/93 de 07/06/93)
- Código de ética (1947,1965,1975, 1986)
- Código de Ética Profissional (aprovado em 13 de março de 1993)

8

 

TOTAL DE HORAS

66 h

Atividade Prática Extraclasse, conforme o art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas em atividade Prática Extraclasse.


Estratégias:Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Demonstrar visão sistêmica do assunto, ter raciocínio lógico, interpretar textos, elaborar síntese, texto coerente e coeso, comunicar-se de forma clara e objetiva, usar recursos linguísticos adequados, comunicar-se e interagir com os colegas e professor, cumprir com as etapas propostas, abordar conteúdos pertinentes, ter senso crítico, ampliar as fontes de pesquisa, domínio das Normas da ABNT.

HABILIDADES

Serão avaliados a capacidade de trabalho em grupo, a participação de forma democrática, a desenvoltura em público, a condição da escrita clara e objetiva, a habilidade de contextualização do conteúdo e reflexão crítica. – organização e apresentação de trabalhos.

ATITUDES

Pontualidade na entrega dos trabalhos/atividades da disciplina, ética, autocontrole, comprometimento, responsabilidade, autonomia, iniciativa.

OUTRAS

¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. - Todos os Trabalhos da disciplina devem seguir as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. - Em caso de identificação de plágio nos trabalhos da disciplina será atribuída ao/s aluno/s a nota zero. - Os projetos de pesquisa científica serão desenvolvidos individualmente. - A/o estudante que não entregar os trabalhos da disciplina nas datas indicadas no plano de ensino ou acordada com a turma terá descontado de sua nota 0,25 pontos por dia de atraso. - Cada disciplina terá uma pasta no Google Classroom, o qual será disponibilizado o material trabalhado na respectiva disciplina. - Participação efetiva nas atividades estabelecidas no plano de trabalho elencadas pelo professor da disciplina no decorrer do semestre. Também será observada a participação, sendo obrigatória a frequência às atividades de no mínimo 75% de presença. O aproveitamento nos estudos será verificado pelo desempenho do estudante, em face dos objetivos propostos no Plano de Ensino. A avaliação e controle de frequência seguirão o disposto na Resolução da Universidade. Os estudantes têm a obrigação de controlarem suas faltas durante o semestre, não devendo exceder o número de faltas, cada dia de aula conta 04 horas/aula. Lembrando que as faltas prejudicam o acompanhamento da disciplina implicando em perdas pedagógicas aos discentes.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

2.0

A definir

Atividade Coletiva

2.0

A definir

Prova I

2.020

A definir

x

A definir

Prova II

A definir

x

A definir

Atividade Individual

1.0

A definir

Participação em sala de aula

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

IAMAMOTO, Marilda Villela. O serviço social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 27. ed. São Paulo: Cortez, 2020. 357 p. ISBN 978-85-249-2766-9.

2

IAMAMOTO, Marilda Villela. Renovação e conservadorismo no serviço social: ensaios críticos. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 216 p. ISBN 978-85-249-0330-4.

3

IAMAMOTO, Marilda Villela; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico - metodológica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2014. 400 p. ISBN 978-85-249-1706-6.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAPTISTA, Myrian Veras; BATTINI, Odária. A prática profissional do assistente social: teoria, ação, construção do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Veras Editora, 2014. 175 p. ISBN 9788587064486.

2

CASTRO, Manuel Manrique. História do Serviço Social na América Latina. 6. ed. São Paulo: A Comissão, 2003. 176 p. ISBN 8524900016.

3

PAULO NETTO, José. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós - 64. 8.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 334 p. ISBN 8524902957

4

RAICHELIS, Raquel; VICENTE, Damares; ALBUQUERQUE, Valéria (org.). A nova morfologia do trabalho no serviço social. São Paulo: Cortez, 2018. 341 p. ISBN 978-85-249-2621-1.

5

SIMÕES, Carlos. A profissão e a lei do assistente social. In: SIMÕES, Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. Coleção biblioteca básica do Serviço Social. V. 3. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014. p. 501-527.

obs:

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