PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Tecnologia em Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22 |
PROFESSOR |
Gabriela Peyerl |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Marketing Pessoal e Digital |
0-19157 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Conceito e evolução Marketing Pessoal. Posicionamento pessoal. Ética profissional. Tendências nas mídias sociais (ferramentas utilizadas). A Comunicação a seu favor. Desenvolvimento de habilidades (comunicação, liderança e carisma). Cronograma de postagem. Imagem Pessoal (arquétipos, automaquiagem e consultoria de imagem). |
OBJETIVO GERAL |
Conhecer as novas ferramentas de marketing digital e usá-las a seu favor para o seu negócio. Utilizar o marketing pessoal para se diferenciar no mercado atual. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Mostar a evolução do marketing e como hoje as mídias sociais e imagem pessoal são importantes para o seu negócio. - Entender como o seu posicionamento é importante para o seu negócio. - Utilizar as mídias sociais atuais e as ferramentas disponíveis para promover o seu negócio. - Aprender a usar a comunicação de forma assertiva. - Mostrar como gerar conteúdo para manter a sua clientela ativa. - Utilizar a automaquiagem e autoimagem (roupas e postura) a seu favor para atrair o seu público. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. AEX e ARM |
2 |
2 |
Evolução do marketing. |
6 |
3 |
Arquétipos e imagem pessoal. AEX, ARM, TG e PAL |
6 |
4 |
Estratégias de marketing. AEX e ARM |
6 |
5 |
Instagram e suas ferramentas. AEX e ARM |
4 |
6 |
Oratória, posicionamento e liderança. ARM, PAL e AEX |
6 |
7 |
Como exercitar a sua criatividade. AEX e ARM |
4 |
8 |
8 Planner de conteúdo e suas derivações. AEX e ARM |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. APE/TIG/ED |
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Serão avaliados os conceitos apresentados em trabalhos escritos e orais, tanto individuais como coletivos. Capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias. |
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HABILIDADES |
Serão avaliados através do conhecimento produzido, do desempenho nas aulas, senso crítico-reflexivo. |
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ATITUDES |
Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Coerência e lógica de raciocínio. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos. Ética e respeito perante os colegas, professor e Universidade. |
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OUTRAS |
Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Integrativa |
|
x |
x |
x |
1.5 |
A definir |
|
|
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Avaliação 1 (teórica) |
1,2,4 e 5 |
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Avaliação 2 (trabalho) |
3 |
x |
x |
x |
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3 (teórica) |
6 e 8 |
x |
|
x |
3.0 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
LEE, Nancy R; KOTLER, Philip. Marketing social: influenciando comportamentos para o bem. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440319. |
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2 |
PHILIP KOTLER. Marketing 3.0. |
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3 |
KAMIZATO, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521015. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
Carnegie, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital. 06 de março 2020. Ed. Sextante |
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2 |
1 Ferreira, Gustavo. Gatilhos Mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar. 22 de março, 2019. Ed. DVS |
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3 |
Salazar, Alice. De bem com o espelho: Automaquiagem com Alice Salazar. 29 de outubro de 2020. Ed. Belas-letras. |
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4 |
4 HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2.ed. São Paulo: SENAC SP, 2009 |
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5 |
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3. |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
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