Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Marketing Pessoal e Digital - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Tecnologia em Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Gabriela Peyerl


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Marketing Pessoal e Digital

0-19157

2

40


EMENTA

Conceito e evolução Marketing Pessoal. Posicionamento pessoal. Ética profissional. Tendências nas mídias sociais (ferramentas utilizadas). A Comunicação a seu favor. Desenvolvimento de habilidades (comunicação, liderança e carisma). Cronograma de postagem. Imagem Pessoal (arquétipos, automaquiagem e consultoria de imagem).


OBJETIVO GERAL

Conhecer as novas ferramentas de marketing digital e usá-las a seu favor para o seu negócio. Utilizar o marketing pessoal para se diferenciar no mercado atual.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Mostar a evolução do marketing e como hoje as mídias sociais e imagem pessoal são importantes para o seu negócio. - Entender como o seu posicionamento é importante para o seu negócio. - Utilizar as mídias sociais atuais e as ferramentas disponíveis para promover o seu negócio. - Aprender a usar a comunicação de forma assertiva. - Mostrar como gerar conteúdo para manter a sua clientela ativa. - Utilizar a automaquiagem e autoimagem (roupas e postura) a seu favor para atrair o seu público.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Apresentação e Discussão Ementa e Plano de Ensino. AEX e ARM

2

2

Evolução do marketing.
O que é marketing digital e porque hoje ele é tão importante em nossa área@p0 AEX e ARM

6

3

Arquétipos e imagem pessoal. AEX, ARM, TG e PAL

6

4

Estratégias de marketing. AEX e ARM

6

5

Instagram e suas ferramentas. AEX e ARM

4

6

Oratória, posicionamento e liderança. ARM, PAL e AEX

6

7

Como exercitar a sua criatividade. AEX e ARM

4

8

8 Planner de conteúdo e suas derivações. AEX e ARM

6

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Trabalho de Iniciação ao Desenvolvimento de Projetos de Negócios. APE/TIG/ED


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Serão avaliados os conceitos apresentados em trabalhos escritos e orais, tanto individuais como coletivos. Capacidade de sistematização, coerência e articulação das ideias.

HABILIDADES

Serão avaliados através do conhecimento produzido, do desempenho nas aulas, senso crítico-reflexivo.

ATITUDES

Assiduidade e participação efetiva nas atividades desenvolvidas em aula. Coerência e lógica de raciocínio. Argumentação, análise crítica e qualidade de conteúdos nos trabalhos, quer individuais ou coletivos. Ética e respeito perante os colegas, professor e Universidade.

OUTRAS

Todas as atividades desenvolvidas em classe e extraclasse poderão contribuir na avaliação.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

x

x

x

1.5

A definir

Avaliação 1 (teórica)

1,2,4 e 5

x

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2 (trabalho)

3

x

x

x

2.5

A definir

Avaliação 3 (teórica)

6 e 8

x

x

3.0

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LEE, Nancy R; KOTLER, Philip. Marketing social: influenciando comportamentos para o bem. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440319.

2

PHILIP KOTLER. Marketing 3.0.

3

KAMIZATO, Karina Kiyoko. Imagem pessoal e visagismo. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536521015.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Carnegie, Dale. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital. 06 de março 2020. Ed. Sextante

2

1 Ferreira, Gustavo. Gatilhos Mentais: O guia completo com estratégias de negócios e comunicações provadas para você aplicar. 22 de março, 2019. Ed. DVS

3

Salazar, Alice. De bem com o espelho: Automaquiagem com Alice Salazar. 29 de outubro de 2020. Ed. Belas-letras.

4

4 HALLAWELL, Philip. Visagismo integrado: identidade, estilo e beleza. 2.ed. São Paulo: SENAC SP, 2009

5

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. 750 p. ISBN 85-7605-001-3.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática