Uniplac - Graduação - Estética e Cosmética - Psicologia Aplicada a Estética - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Tecnologia em Estética e Cosmética

ESTRUTURA CURRICULAR

Tecnologia em Estética e Cosmética Par059/22

PROFESSOR

Luciana Genuino Machado


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Psicologia Aplicada a Estética

0-19156

2

40


EMENTA

Comportamentos individuais e coletivos. Relações em ambientes profissionais. Ética e cidadania. Regulamentação da profissão e códigos.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar articulação entre os principais conceitos de relações interpessoais e ética no contexto organizacional de Estética e Cosmética.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Identificar as variáveis que interferem nas relações interpessoais e no estabelecimento de relações saudáveis e produtiva nas organizações; - Reconhecer a importância das relações interpessoais no trabalho, sensibilizando para um posicionamento crítico e reflexivo do papel do indivíduo em uma sociedade voltada para o mundo do trabalho; - Capacitar os futuros profissionais a desempenharem suas atividades em equipes com habilidade, competência e atitudes éticas; - Identificar limites da competência da prática profissional; - Conhecer a legislação que regulamenta a profissão de Tecnólogo em Estética e Cosmética.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Contextualização histórica, o objeto, os métodos e a relação entre a Psicologia e as outras ciências.
Relacionamento Interpessoal: eu e os outros, autoconhecimento. Importância do relacionamento interpessoal. Competências Interpessoais/Emocionais.

06

2

Conhecimentos psicológicos para a atuação em diferentes âmbitos profissionais; Ambiente e estrutura organizacional. Clima e cultura organizacional.

04

3

Relações humanas desde o convívio social até a atuação profissional e os processos psicológicos presentes na organização do trabalho;

12

4

Princípios éticos. Ética Profissional.

06

5

Regulamentação da profissão de Estética Lei nº 13.643 de 03 de abril de 2018.

05

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão Atividade Prática Extraclasse: Pesquisa de um dos temas estudados na área de atuação.

7

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão Atividade Prática Extraclasse: Pesquisa de um dos temas estudados na área de atuação.


Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se de forma crítica sobre os temas estudados na disciplina.

HABILIDADES

Aplicar os conceitos no dia a dia bem como será avaliada a habilidade da comunicação escrita e verbal.

ATITUDES

Realização de leituras, postura de respeito aos colegas e professores, assiduidade, pontualidade e ética profissional, atendimento aos prazos estabelecidos, demonstrar participação e pontualidade, assumir uma postura crítico reflexiva.

OUTRAS

Sem mais observações.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,5

x

x

x

1.5

04/06/2024

Seminários

1,2

x

x

x

2.5

25/03/2024

Atividade Escrita.

1,2,3,4,5

x

x

x

2.0

11/06/2024

x

18/06/2024

Prova Objetiva e discursiva.

4,5

x

x

x

3.0

09/04/2024

x

16/04/2024

Participação (Conhecimentos, habilidades e atitudes).

1,2,3,4,5

x

x

x

1.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. reform. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2005. 368 p. ISBN 85-02-02900-2.

2

ZANELLI, José Carlos; SILVA, Narbal; TOLFO, Suzana da Rosa. Processos psicossociais nas organizações e no trabalho. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. 435p. ISBN 9788580400519

3

PRETTE, Almir Del; PRETTE, Zilda A. P. Del. Psicologia das relações interpessoais: vivências para o trabalho em grupo. 9.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011. ISBN 9788532625960


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BONSUCESSO, Edina de Paula. Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho. São Paulo: Qualitymark, 2002.

2

BOWDITCH, James L.; BUONO, Anthony F.; LAMENDORF, José H. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Thomson, 2002.

3

CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. O direito à diferença: as ações afirmativas como mecanismo de inclusão social, de mulheres, negros, homossexuais. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

4

ROBBINS, Stephen P. Fundamentos do comportamento organizacional. 8. ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2009.

5

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática