Uniplac - Graduação - Matemática - Fundamentos da Matemática - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática Par050/22

PROFESSOR

Juliano Machado Menegazzo

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Fundamentos da Matemática

0-19142

4

80

 

EMENTA

Conjuntos numéricos reais e complexos. Operações numéricas e suas propriedades. Equações do 1º e 2º grau. Sistemas lineares com duas incógnitas. Equação exponencial, logaritmos. Trigonometria no Triângulo retângulo e no ciclo trigonométrico.

 

OBJETIVO GERAL

Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, solidificando os fundamentos do conhecimento matemáticos estudados anteriormente. Fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos sejam ferramentas indispensáveis no exercício da profissão de professor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio lógico-matemático; 2. Oportunizar conhecimentos básicos que contribuam para a capacitação profissional, visando o desempenho mediante raciocínio e conhecimento científico. 3. Desenvolver o espírito crítico, tomada de iniciativa e decisões na solução de problemas dos conteúdos de ensino básico. 4. Instrumentalizar o acadêmico nos conhecimentos básicos.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 Números e Operações
1.1 Introdução
1.2 Conjunto dos números naturais
1.3 Conjunto dos números inteiros
1.4 Conjunto dos números racionais
1.5 Conjunto dos números irracionais
1.6 Conjunto dos números reais
1.7 Conjunto dos números complexos.

16

2

1 Álgebra
1.1 Introdução
1.2 Operações com polinômios
1.3 Produtos notáveis
1.4 Fatoração
1.5 Frações algébricas

12

3

1 Radicais
1.1 Introdução
1.2 Propriedades dos radicais
1.3 Simplificação de radicais
1.4 Operações com radicais
1.5 Racionalização de denominadores

12

4

1 Equações
1.1 Introdução
1.2 Equação polinomial do 1° grau
1.3 Equação polinomial do 2° grau
1.4 Equação exponencial
1.5 Equação logarítmica
1.6 Inequações
1.7 Sistemas de equações com duas variáveis.

20

5

1 Trigonometria
1.1 Introdução
1.2 Trigonometria no triângulo retângulo
1.3 Ciclo trigonométrico
1.4 Funções circulares
1.5 Unidades de medidas
1.6 Representação gráfica

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula.

 

Estratégias:AEX/ EC/TI *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; .

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

-

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 1

1, 2

x

 

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 2

2, 3

x

 

x

3.0

A definir

x

A definir

Avaliação 3

4, 5

x

 

x

2.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ZEGARELLI, Mark. 1.001 problemas de matemática básica e pré-álgebra para leigos. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016. 1 Recurso online

2

IEZZI, Gelson; HAZZAN, Samuel. Fundamentos de matemática elementar: sequências, matrizes, determinantes, sistemas. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 4, 229 p. ISBN 85-7056-267-5.

3

IEZZI, Gelson. Fundamentos de matemática elementar: complexos, polinômios, equações. 6. ed. São Paulo: Atual, 1993. v. 6, 241 p. ISBN 85-7056-048-6.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001. 496 p. (Série parâmetros). ISBN 85-262-3787-X.

2

MOLTER, Alexandre; NACHTIGALL, Cícero; ZAHN, Maurício. Trigonometria e números complexos: com aplicações. São Paulo: Blucher, 2020. 1 Recurso online.

3

 TAHAN, Malba; SOUZA, Júlio César de Mello e. Matemática divertida e curiosa. 26. ed. Rio de Janeiro: Record  2009. Número de chamada: 510 T111m                                                                                                                    

4

YOUNG, Cynthia Y. Álgebra e trigonometria, v.1. 3. Rio de Janeiro: LTC, 2017. 1 Recurso online.

5

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. v. 1, 76 p. ISBN 8502044591.

obs:Em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 10% da referida nota. (exceto para Avaliação Integrativa).

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática