PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Juliano Machado Menegazzo |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Fundamentos da Matemática | 0-19142 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Conjuntos numéricos reais e complexos. Operações numéricas e suas propriedades. Equações do 1º e 2º grau. Sistemas lineares com duas incógnitas. Equação exponencial, logaritmos. Trigonometria no Triângulo retângulo e no ciclo trigonométrico. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, solidificando os fundamentos do conhecimento matemáticos estudados anteriormente. Fazer com que os conteúdos matemáticos desenvolvidos sejam ferramentas indispensáveis no exercício da profissão de professor. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Proporcionar as condições para que o acadêmico desenvolva raciocínio lógico-matemático; 2. Oportunizar conhecimentos básicos que contribuam para a capacitação profissional, visando o desempenho mediante raciocínio e conhecimento científico. 3. Desenvolver o espírito crítico, tomada de iniciativa e decisões na solução de problemas dos conteúdos de ensino básico. 4. Instrumentalizar o acadêmico nos conhecimentos básicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1 Números e Operações | 16 |
2 | 1 Álgebra | 12 |
3 | 1 Radicais | 12 |
4 | 1 Equações | 20 |
5 | 1 Trigonometria | 20 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 14 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:AEX/ EC/TI *Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasses; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; ; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; ; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual;; SE – Seminário; ; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; . |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | - | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Avaliação 1 | 1, 2 | x |
| x | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2 | 2, 3 | x |
| x | 3.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 3 | 4, 5 | x |
| x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 | BEZERRA, Manoel Jairo. Matemática para o ensino médio. São Paulo: Scipione, 2001. 496 p. (Série parâmetros). ISBN 85-262-3787-X. | |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 | SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Matemática: ensino médio. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2004. v. 1, 76 p. ISBN 8502044591. | |
obs:Em todas as unidades serão exigidos a apresentação de listas de exercícios que serão computadas nas avaliações, correspondendo a 10% da referida nota. (exceto para Avaliação Integrativa). |
Para a atenticação do plano de ensino |