PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Geometria Plana | 0-19141 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Axiomas de Euclides. Paralelismo. Perpendicularidade. Ângulos. Triângulos. Congruência de triângulo. Polígonos. Circunferência e círculo. Semelhança de triângulos. Relações métricas no triângulo. Área de superfícies planas. Construção geométrica usando régua e compasso e/ou recursos computacionais. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico a capacidade de sistematização, interpretação e abstração dos conteúdos propostos, a fim de construir um referencial indispensável para a continuidade do curso e no exercício da profissão docente. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Através desta disciplina o acadêmico deverá ter segurança para: - Conhecer os axiomas de Euclides. - Identificar as condições de paralelismo e perpendicularismo. - Conceituar ângulos e sua classificação. - Classificar triângulos quanto a lados e ângulos e suas propriedades. - Classificar polígonos, estudar suas propriedades e relações. - Definir circunferência e círculos e suas relações. - Estudar as semelhanças e congruências de triângulos. - Resolver problemas envolvendo área de superfícies planas. - Construir figuras geométricas usando instrumentos de medidas e softwares específicos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Axiomas (Postulados) de Euclides. | 10 |
2 | Paralelismo e Perpendicularismo. | 06 |
3 | Triângulos: | 12 |
4 | Quadriláteros: | 12 |
5 | Polígonos: | 08 |
6 | Circunferência e Círculo: | 10 |
7 | Semelhança de triângulos: | 04 |
8 | Triângulos retângulos: | 08 |
9 | Áreas de Superfícies Planas: | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 14 aulas adicionais como Atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:- Aulas expositivas e dialogada. - Desenho geométrico com uso de instrumentos adequados - Slides com conteúdos - Exercícios de fixação. - Aulas práticas no laboratório e ambientes especiais da Uniplac. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | Assiduidade nas aulas de apoio de Matemática. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | Todas | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Avaliação 1 | 1, 2 | x | x | x | 2 | A definir |
|
| |
Avaliação 2 | 3, 4, 5 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 3 | 6, 7, 8, 9 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |