PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Silvia Aparecida Correa E Correa Moreira |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Matemática Financeira | 0-19143 | 1º | 4 | 80 |
EMENTA |
Grandezas proporcionais e porcentagem. Juros e descontos simples. Juros e descontos Compostos. Rendas. Equivalência de capitais. Amortização e Depreciação. |
OBJETIVO GERAL |
Desenvolver no acadêmico o raciocínio matemático estruturado através de uma abordagem financeira, compreendendo a sua aplicabilidade, abstraindo e sistematizando aspectos e conceitos fundamentais de Matemática Financeira. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Interpretar índices, taxas e porcentagens; Explorar conhecimentos matemáticos obtidos anteriormente; Calcular descontos, acréscimos, juros e capitalizações; Analisar os Sistemas Financeiros de Amortização e aplicar o mais vantajoso em cada situação; Diferenciar os regimes de capitalização: simples e composta; Calcular e diferenciar as operações que envolvem descontos; Exemplificar e calcular as modalidades de rendas existentes; Conceituar e classificar as séries de capitalização, amortização e depreciação. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | 1. Grandezas proporcionais. | 12 |
2 | 2. Porcentagem. | 04 |
3 | 3. AVALIAÇÂO E ATIVIDADE | 04 |
4 | 4. Juros e descontos simples. | 08 |
5 | 5.Juros e descontos Compostos. | 08 |
6 | 6.Equivalência de capitais. | 08 |
7 | 7. AVALIAÇÃO E ATIVIDADE | 04 |
8 | 8.Rendas. | 12 |
9 | 9.Amortização e Depreciação. | 16 |
10 | 10. AVALIAÇÃO E ATIVIDADE | 04 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Listas de Exercícios reforçando o conteúdo visto em sala de aula. |
Estratégias:AEX/ ARM/ EX / TG/DG/TI |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Solução de exercícios em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. | ||||||||
HABILIDADES | Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. | ||||||||
ATITUDES | Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Participação nas aulas remotas. Interação e compromisso no trabalho de equipe | ||||||||
OUTRAS | Avaliações individuais | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Avaliação Integrativa | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Grandezas e porcentagem | 1 e 2 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Juros, descontos e equivalência de capitais | 4, 5 e 6 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Rendas, amortização e depreciação | 8 e 9 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Atividades e desafios da disciplina | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |