PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática Par050/22 |
PROFESSOR | Jourdan Linder Silva |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Profissão Docente | 0-19144 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
Profissão professor: identidade e exigências atuais. Formação pedagógica e os desafios contemporâneos. formação inicial e continuada dos professores e profissionalização. A função da aula no processo de construção do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Possibilitar aos acadêmicos a compreensão da profissão docente e sua função social, numa dimensão problematizadora e contextualizada, tendo como perspectiva uma aproximação inicial/introdutória do campo do saber e profissional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Analisar os aspectos constituintes da identidade docente em múltiplas dimensões; 2 - Refletir sobre a formação pedagógica e os desafios contemporâneos da profissão; 3 – Reconhecer a importância dos processos de formação inicial e continuada dos professores na constituição da sua profissionalização no contexto das transformações do mundo do trabalho; 4 - Compreender a função da escola e da aula como processos de construção do conhecimento e de formação humana. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Profissão professor: identidade e exigências atuais. | 7 |
2 | Formação pedagógica e os desafios contemporâneos: | 7 |
3 | Formação inicial e continuada dos professores e profissionalização: | 16 |
4 | A função da aula no processo de construção do conhecimento: | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Pesquisa/entrevista com professores da educação básica e análise dos dados coletados. |
Estratégias:Aula expositiva-dialogada. Autobiografia docente (memorial descritivo). Discussão teórica em torno de problema Elaboração de carta para um/a professor/a. Elaboração de uma análise de problema. Estudo de texto relacionando-o a filme. Estudo em grupo. Mini-escrito. Problematização Seminário. Visualização de um filme longa metragem. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Internalização dos conceitos referentes ao ofício de docente que serão discutidos e problematizados ao longo do semestre. | ||||||||
HABILIDADES | Capacidade de operar com os conceitos apreendidos, expressando um olhar crítico quanto à profissão docente e a realidades escolar atual. | ||||||||
ATITUDES | Demonstração de uma perspectiva de valorização do outro nos processos de ensino-aprendizagem. | ||||||||
OUTRAS | . | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
| |
Mini escrito | 1 e 2 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Análise de Situação- Problema | 2 | x | x | x | 1.0 | A definir |
|
| |
Pesquisa | 3 | x | x | x | 1.0 | A definir |
|
| |
Carta | 3 e 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | x | A definir | |
Seminário | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
1 |
| |
2 |
| |
3 |
| |
4 |
| |
5 |
| |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |