PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática Par050/22 |
PROFESSOR |
Celio Jose Zampieri, Madalena Pereira da Silva, Cristina Keiko Yamaguchi, Jaime Farias Dresch |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Tecnologias da Informação e Comunicação |
0-17267 |
1º |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Ensino superior e educação à distância. Informática básica. Comunidades de aprendizagem virtual. Ambientes colaborativos. Softwares e sistemas de informação direcionados para as áreas do conhecimento. |
OBJETIVO GERAL |
Promover a alfabetização midiática e informacional em ambientes digitais durante formação no ensino superior. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Capacitar o graduando para utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional. • Potencializar o uso de linguagens com ferramentas digitais. • Conhecer características de aprendizagem virtual em rede. • Desenvolver conhecimento colaborativamente. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Ambientação ao AVA |
20 |
2 |
Informática básica |
20 |
3 |
Comunidades de aprendizagem virtual |
20 |
4 |
Ambientes colaborativos |
20 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:Fórum temático. Trabalho Individual. Trabalho em Grupo. Fórum temático. Fórum Temático. Mapa mental. Trabalho em Grupo. Fórum Temático. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Desenvolvimento das atividades conforme as orientações enunciadas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Fluência no digital. Capacidade de assimilar novas tecnologias. Desenvolvimento de critérios para seleção de materiais disponíveis na rede. |
|||||||||||
ATITUDES |
Valorização das informações e conhecimentos oriundos dos diversos ambientes digitais, respeito ao construir colaborativamente os materiais e responsabilidade ética nas suas postagens. |
|||||||||||
OUTRAS |
Não se aplica. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Fórum Avaliativo |
Unidade 1 |
x |
x |
x |
0.5 |
05/02/2024 |
|
|
||||
Fórum Avaliativo |
Unidade 2 |
x |
x |
x |
0.5 |
08/03/2024 |
|
|
||||
Fórum Avaliativo |
Unidade 3 |
x |
x |
x |
0.5 |
05/04/2024 |
|
|
||||
Fórum Avaliativo |
Unidade 4 |
x |
x |
x |
0.5 |
03/05/2024 |
|
|
||||
Atividade Avaliativa |
Unidade 1 |
x |
x |
x |
0.8 |
16/02/2024 |
x |
05/04/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
Unidade 2 |
x |
x |
x |
0.7 |
01/03/2024 |
x |
05/04/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
Unidade 3 |
x |
x |
x |
0.7 |
12/04/2024 |
x |
31/05/2024 |
||||
Atividade Avaliativa |
Unidade 4 |
x |
x |
x |
0.7 |
26/04/2024 |
x |
31/05/2024 |
||||
Avaliação Final |
Todas |
x |
x |
x |
5.1 |
17/06/2024 |
x |
24/06/2024 |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013. 312p. ISBN 9788565848428 |
|||||||||||
2 |
FAVA, Rui. Educação para o século XXII: a era do indivíduo digital. São Paulo: Saraiva, 2016. 1 recurso online. ISBN 978-85-472-0494-5. |
|||||||||||
3 |
GABRIEL, Martha. Educar: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788502204881. |
|||||||||||
4 |
PALLOFF, Rena M.; PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. 216 p. ISBN 8536304774 |
|||||||||||
5 |
TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais: mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536522203. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BISCALCHIN, Ana Carolina Silva; DE ALMEIDA, Marco Antonio. Apropriações sociais da tecnologia: ética e netiqueta no universo da infocomunicação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 1, p. 193-207, 2011. |
|||||||||||
2 |
KOEFENDER, Caroline. O crime de plágio em trabalhos acadêmicos. 2018. 104 f. Monografia (Especialização) - Curso de Direito, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lageado, 2018. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2019. |
|||||||||||
3 |
MOORE, Michael. Educação à distância uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2007. |
|||||||||||
4 |
THOMÉ, Nilson. Considerações sobre o Plágio Acadêmico na Produção Científica. Texto para reflexão nos "Diálogos Integradores" de 11/06/2011. |
|||||||||||
5 |
TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom Adriano F. Aprendizagem colaborativa: teoria e prática. Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: Senar, p. 61-93, 2014. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |