Uniplac - Graduação - Educação Física - Atletismo - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Paulo Roberto Alves Falk

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Atletismo

0-19229

4

80

 

EMENTA

Fundamentos técnicos/táticos e aspectos metodológicos do Atletismo. Provas de Pista, Campo e Rua. Regras.

 

OBJETIVO GERAL

Contribuir para a formação de futuros profissionais qualificados e capazes de intervir por meio de conhecimentos teórico-práticos, acadêmica e profissionalmente no ensino do atletismo, compreendendo a modalidade como desporto, expressão do movimento humano, atividade motora em suas possibilidades de trabalho.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer a história do atletismo através dos tempos no contexto social. - Conhecer e aplicar os conceitos básicos do atletismo, facilitando o processo ensino aprendizagem. - Aprender os fundamentos Técnicos/Táticos do atletismo para que possam aplicar profissionalmente com qualidade, contribuindo na expansão do Atletismo. - Demonstrar a relação do Atletismo com as diversas modalidades esportivas e métodos de treinamento e desenvolvimento das capacidades atléticas. - Vivenciar as provas de pista e campo e rua para que os futuros profissionais de Educação Física, possam colocar em prática os ensinamentos adquiridos na Universidade - Conhecer as provas de pista e de campo e rua para que possam aplicar as regras na organização de eventos de atletismo.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.História do Atletismo e seu contexto social.
Contextualização histórica do atletismo e corridas de velocidade
1.1. Contextualização histórica e curricular da disciplina
1.2. Noções básicas sobre: capacidades Motoras, sistemas energéticos,

4

2

2. Conceitos do Atletismo – Da iniciação ao rendimento:
2.1 Atividades recreativas e corridas.
2.2. Planejamento de atividades no atletismo: Noções de roteiro de aula, projetos de eventos.
2.3 Classificação e evolução das provas de atletismo
2.4 Noções básicas sobre: capacidades Motoras, sistemas energéticos, formas de trabalho e periodização.

16

3

3. Métodos e equipamentos para treinamento:
3.1. Montagem e reconhecimento de equipamentos e acessórios;
3.2. Reconhecimento da pista, distancias e marcações.

4

4

4. Fundamentos Técnicos e Táticos do Atletismo:
4.1 Classificação e evolução das provas de atletismo;
4.2 Corridas de velocidade: 100m, 110m com barreiras, 200m, 400m, revezamentos 4x100m e 4x400m;
4.3 Corridas de fundo: 5.000m, 10.000m, meia maratona e maratona;
4.4 Saltos em extensão: Distancia e Triplo;
4.5 Saltos em altura: Sem vara e com vara
4.6 Lançamentos do dardo, do disco e do martelo
4.7 Arremesso do peso

40

5

5. Vivencia e conhecimento das provas de campo e de rua:
5.1 Conceitos e procedimentos na organização de um evento;

8

6

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Participação em Organização e Arbitragem em eventos de atletismo de Lages e Região.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

 

 

Estratégias:Para o desenvolvimento dos temas da disciplina utilizar-se-á algumas estratégias didáticas como: aula expositiva, dinâmicas de grupo, seminários, estudo dirigido, exercícios de fixação, acompanhamento de eventos esportivos diversos e/ou situações de prática de ensino do Atletismo, mostras de painéis, vídeos, encenações, oficinas, debate sobre recursos pedagógicos sobre o Atletismo ;aulas práticas, entre outras. Essas estratégias serão utilizadas de acordo com a necessidade da disciplina e do tema a ser trabalhado. Os recursos materiais específicos do atletismo, estrutura físicas e seus acessórios como: bloco de partida, sarrafo, colchão, suporte de sarrafo, peso, dardo, disco, barreiras serão utilizados segundo as conveniências e disponibilidades do momento .

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio e compreensão dos métodos de ensino utilizados na vivência da modalidade como conteúdo na prática pedagógica, bem como no desenvolvimento de atletas de rendimento.

HABILIDADES

Relacionar atividades que auxiliem o desenvolvimento de habilidades e fundamentos pertinentes ao atletismo. Identificar e vivenciar os fundamentos do atletismo, sua relação com o desenvolvimento humano e suas aplicabilidades práticas. Utilização de ferramentas de gestão na organização e realização de eventos esportivos.

ATITUDES

Comprometimento, interação em grupo, assiduidade, dedicação e pontualidade. Promover seu autodesenvolvimento e contribuir com a construção do conhecimento. Ter postura ética e respeitar as diferenças. Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito ao material de aulas.

OUTRAS

Servirão de elementos avaliativos: - Avaliação contínua das atividades desenvolvidas no decorrer do semestre; - Avaliações teóricas e práticas; - Assiduidade nas aulas da disciplina; - Análise de textos, relatórios de pesquisa; Serão avaliados também desde o primeiro encontro o desenvolvimento/desempenho em atividades, tais como: participação em debates, discussão/interpretação das leituras sugeridas, e atividades práticas relacionadas ao atletismo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 01 – Prova Teórica I

1 e 2

x

x

x

1.0

A definir

x

A definir

Avaliação 02 – Trabalho Prático I

1, 2 e 3

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 03 - Prova Teórica II

4

x

x

x

2.0

A definir

x

A definir

Avaliação 4 - Trabalho em grupo

Todas

x

x

x

3.0

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

MATTHIESEN, Sara Quenzer; RANGEL, Irene Conceição. Atletismo: Teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. Número de chamada: 796.42 M436a

2

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Fundamentos de educação física no ensino superior: atletismo: teoria e prática. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online

3

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Fundamentos de educação física no ensino superior: atletismo: teoria e prática. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 1 recurso online

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

FERNANDES, José Luís. Atletismo: lançamentos (e arremessos). São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2003. Número de chamada: 796.43 F345a

2

FERNANDES, José Luís. Atletismo: os saltos. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2003. Número de chamada: 796.43 F363a

3

LOHMANN, Liliana Adiers. Atletismo: manual técnico para estudantes. Rio de Janeiro: Sprint, 2011. Número de chamada: 796.021 L833a

4

MACHADO, Alexandre F. Corrida: bases científicas do treinamento. São Paulo: Icone, 2011. Número de chamada: 796.42 M149c

5

MATTHIESEN, Sara Quenzer. Atletismo se aprende na escola. 2.ed.rev. e atual. Várzea Paulista: Fontoura, 2012. Número de chamada: 796.021 A881

obs:

 

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática