Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado I - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Oliveira Machado Fernandes Junior

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado I

0-19230

2

40

 

EMENTA

Estágio de observação na atuação do Pr5ofissional de Educação Física que atua com treinamento de esportes de alto rendimento. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica.

 

OBJETIVO GERAL

Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, nos campos do treinamento de esportes de alto rendimento bem como, no espaço da Escola na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio (treinamento de esportes de alto rendimento e na Educação Física anos inicias da Educação Básica no espaço da escola); 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1 UNIDADE I – Estágio de Observação da prática profissional em Educação Física na área treinamento de esportes de alto rendimento. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física dos anos iniciais da Educação Básica.
1.1 Aspectos introdutórios acerca das ações a serem realizadas nas áreas do treinamento de esporte de alto rendimento bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos iniciais doa educação Básica.

06

2

UNIDADE II – Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas do treinamento de esporte de alto rendimento bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos iniciais doa educação Básica.
2.1 Aspectos fundamentais a serem observados no estágio nas áreas do treinamento de esporte de alto rendimento bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos iniciais doa educação Básica.

26

3

UNIDADE III - Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados da observação do Estágio.
3.1 Orientações sobre o relatório;
3.2 Entrega dos documentos e roteiro de observação;
3.2 Seminário Final – Apresentação oral/reflexiva dos Relatórios.

08

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias: - Aula expositiva dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Seminário. - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Saída à campo - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Seminário

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 – Leituras Plano de Trabalho de Estágioe pesquisas

01 e 02

 

 

 

2

19/03/2024

 

 

– Prática de Estágio, Prática de Estágio

2 e 3

 

 

 

6

25/06/2024

 

 

– Apresentação Oral – Seminário Final

1,2 , 3.

 

 

 

2

02/07/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

URIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 370.113 B945e

2

MUNHOZ, Antonio Siemsen. ABP: Aprendizagem Baseada em Problemas: ferramenta de apoio ao docente no processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online.

3

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. Número de chamada: 370.733 P912

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BAGNARA, Ivan Carlos; FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Educação física escolar: política, currículo e didática. Ijuí: Unijuí, 2019. 1 recurso online.

2

BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Metodologia do ensino da educação física. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. 

3

ARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola : implicações na prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Número de chamada: 796.083 E21

4

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. Número de chamada: 370.733 F866p

5

RADCLIFFE, James C. Treinamento funcional para atletas de todos os níveis: séries para agilidade, velocidade e força. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online.

6

ANGEL, Irene Conceição Andrade; DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola : implicações para a prática pedagógica. 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. 1 recurso online.

obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCieLO; Google Acadêmico dentre outros.

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática