Uniplac - Graduação - Educação Física - História da Educação Física - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Mara Shirley Rossi

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

História da Educação Física

0-19231

40

EMENTA

História e concepções da Educação Física e dos Esportes. Tendências da Educação Física no Brasil.

OBJETIVO GERAL

Relacionar os conteúdos históricos da Educação Física e dos Esportes com os fatos ou tendências da atualidade, com vistas a legitimidade de sua relevância social, identificação profissional e superação dos desafios da área.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Conhecer e contextualizar sobre as transformações ocorridas na Educação Física e nos esportes desde a pré-história até o momento atual; 2. Caracterizar e diferenciar as concepções presentes na história da Educação Física e esportes no Oriente e Ocidente; 3. Reconhecer e relacionar e reconhecer as características da Educação Física e dos esportes no Brasil em seus diversos períodos; 5. Apresentar domínio dos conceitos e categorias relacionadas à história da Educação Física e dos esportes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

UNIDADE I – História e Conceito da Educação Física e Esportes.

1.1 Conhecimento da história das manifestações físico-desportivas:

1.1.1 Atividades físicas na Antiguidade (Aspectos natural, utilitário e guerreiro);

1.2 Divisões da história com a Educação Física e Esportes:

1.2.1 Educação Física e esportes no Oriente e Ocidente (China, Egito, Índia, Japão, Grécia e Roma);

1.2.2 Os jogos olímpicos;

1.2.3 Educação Física e Esportes na Idade Média, Renascimento e contemporaneidade.

15

2

UNIDADE II – Tendências da Educação Física no Brasil:

2.1 História da Educação Física e Esportes no Brasil (Colônia, Império e República);

2.2 Tendências da Educação Física e Esportes nas diferentes décadas:

2.2.1 Tendências Contextuais da Educação Física: Na escola, Cultura Corporal de Movimento, Qualidade de vida; Saúde renovada e Bem-estar, Cidadania e convivência, Inclusão de Pessoas com deficiência e de Pessoas com necessidades especiais, Recreação e Lazer.

25

TOTAL DE HORAS

40 h

Estratégias:Aula expositiva e dialogada; discussão em grupo; seminários; pesquisas; análise de filmes; dramatizações; leitura de textos; curiosidades históricas, olímpicas e esportivas; linha do tempo; avaliações (provas e apresentações de trabalhos); seminários.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos dos fatos históricos, esportivos e olímpicos; contextualização de acontecimentos da atualidade; argumentação.

HABILIDADES

Contextualizar aspectos históricos da Educação Física; Reconhecer os diversos períodos da história; Identificar as diferentes tendências da Educação Física; Estabelecer sínteses das bibliografias disponibilizadas para a disciplina.

ATITUDES

Participação efetiva; comprometimento com as atividades da disciplina; pontualidade na entrega dos trabalhos solicitados.

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno no carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de aprovação a frequência deverá ser igual ou superior a 75%.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Integrativa

I e II

A definir

Linha do Tempo

1.5

29/02/2024

Prova Teórica

27/06/2024

04/07/2024

Seminário (socialização de leituras)

09/05/2024

16/05/2024

Dramatizações

1.5

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BRACHT, Valter. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser (elementos de uma teoria pedagógica para a educação física). Ijuí: Unijuí, 2019. 1 recurso online.

2

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 19. ed. São Paulo: Papirus, 2013. Número de chamada: 796.0981 C348e

3

MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo ... e 'mente': novas contradições e desafios do século XXI. 26.ed. São Paulo: Papirus, 2011.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARBANTI, Valdir J. Dicionário de educação física e esporte. 3. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso Online.

2

CANO, Márcio Rogério de Oliveira; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. 1 recurso online.

3

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2011. Número de chamada: 796 O48q

4

SOARES, Carmen Lúcia. Educação física: raízes européias e Brasil. 5.ed.rev. São Paulo: Autores Associados, 2012. Número de chamada: 796.0981 S676e

5

VALENTINA, Della; NATALI, Eduardo. Fundamentos históricos da educação física e do esporte. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura