Uniplac - Graduação - Educação Física - Introdução à Educação Física - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Introdução à Educação Física

0-19232

2

40

 

EMENTA

Conceitos e concepções da Educação Física. Código de Ética. Funções e atribuições do Profissional de Educação Física.

 

OBJETIVO GERAL

Apresentar o componente curricular/profissão Educação Física, aproximando os (as) acadêmicos (as), aos campos de atuação do professor/ profissional de Educação Física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar diferentes conceitos e concepções de Educação Física relacionando-os à função social do exercício profissional; - Conhecer o código de ética dos profissionais de Educação Física; - Evidenciar as diferentes funções e atribuições dos professores/profissionais de Educação Física - Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. O que é Educação Física
1.1 Educação Física: conceitos e concepções;
1.2 Objetivos da Educação Física;
1.3 As habilitações em Educação Física (licenciatura/bacharelado);
1.4 Os conhecimentos que trata a Educação Física.
1.5 Os campos de atuação do profissional de Educação Física

16

2

2. Código de ética do profissional de Educação Física

10

3

3. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos: fichamento.
3.1 - Estrutura do fichamento
3.2 - Elaboração do fichamento.
3.3 - Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

04

4

4. - Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional
4.1 - Roteiro de observação;
4.2 - Problematização das observações realizadas.

10

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Produção de texto. - Estudo dirigido; - Trabalho individual; - Saída a campo.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do fichamento.

HABILIDADES

- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

01 – Avaliação Integrativa³

todas

x

x

x

2.0

25/06/2024

 

 

02 - Produção de texto (conceitos)

1

x

x

x

2.0

28/03/2024

x

02/04/2024

03 – Prova escrita

2

x

x

x

2.0

25/04/2024

 

 

04 - Elaboração do fichamento

3

x

x

x

2.0

15/05/2024

x

29/05/2024

05 – Seminário (saída a campo)

4

x

x

x

2.0

18/06/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

LOZADA, Cristiano; FREITAS, Tracy. Introdução à profissão: educação física. Porto Alegre: SER - SAGAH, 2017. 1 recurso online. 

2

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 2011. Número de chamada: 796 O48q

3

SANTOS, Ana Paula Maurilia dos et al. Legislação e ética profissional. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARBANTI, Valdir J. Dicionário de educação física e esporte. 3. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online.

2

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola : implicações na prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Número de chamada: 796.083 E21  

3

DUTRA, Joel Souza. Gestão de carreiras: a pessoa, a organização e as oportunidades. 2. São Paulo: Atlas, 2017. 1 recurso online.

4

FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. 4. ed. São Paulo: Scipione, 1994. Número de chamada: 796.14 F866e

5

VARGAS, Angelo. Direito e legislação desportiva: uma abordagem no universo dos profissionais de educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. 1 recurso online.

obs:Outras bibliografias poderão ser incluídas (desde que disponíveis na biblioteca por meio físico ou virtual), para oferecer maior fundamentação teórica às unidades de ensino desenvolvidas.

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática