PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Cristina Sutil |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Psicologia do Esporte e do Exercício Físico | 0-19233 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
Conhecimento geral sobre Psicologia do/no Esporte e do Exercício Físico. Aspectos comportamentais e cognitivos. |
OBJETIVO GERAL |
Apresentar uma visão geral da Psicologia do esporte e do Exercício físico para se identifique as funções e campos de atuação do especialista e do profissional/professor da Educação Física em ambiente esportivo e/ou educacional. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Conhecer os fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício físico; Relacionar aspectos comportamentais e cognitivos nas atividades físicas e esportivas em diferentes populações de diferentes faixas etárias; Compreender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico dos atletas e como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar dos seus praticantes; Pesquisar conhecimentos científicos e contribuições relacionados à Psicologia do Esporte e no Exercício físico. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | UNIDADE I: | 20 |
2 | UNIDADE II: | 10 |
3 | UNIDADE III | 10 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse |
Estratégias:Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | conhecimentos de conteúdos relacionados a definições, conceitos, objetivos, áreas de atuação da Psicologia do Esporte e do Exercício físico durante o semestre. | ||||||||
HABILIDADES | Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. | ||||||||
ATITUDES | Pontualidade, assiduidade, justificativa de ausências nas aulas, participação ativa no desenvolvimento das atividades, uso de Internet, celular e demais dispositivos durante as aulas com exclusividade para pesquisa, postagem na rede social com autorização dos envolvidos para fins didático-pedagógicos e demais eletrônicos durante as aulas para pesquisa, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF. | ||||||||
OUTRAS | Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da Disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no campo esportivo ou educacional. Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. Participação, responsabilidade, colaboração, criatividade nas atividades de extensão e extraclasse. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
prova modelo ENADE | 1 |
|
|
| 2.0 | 05/03/2024 |
|
| |
trabalho em grupo | 2 | x | x | x | 2.0 | 09/04/2024 |
|
| |
seminário em grupos | 1,2,3 | x | x | x | 1 | 14/05/2024 | x | 21/05/2024 | |
prova modelo ENADE | 1,2,3 | x | x | x | 2.0 | 25/06/2024 | x | 02/07/2024 | |
integrativa | 1,2,3 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | CÁRDENAS, Ramón Núñez. Preparação psicológica no esporte. Editora Appris, 2017. |
2 | MUJIKA, Iñigo. Polimento e maximização para um ótimo desempenho físico. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. ISBN 9788520444177.
|
3 | ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência: uma abordagem multidisciplinar. 2. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. ISBN 9788536319339. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | COZAC, João Ricardo Lebert. O Que Está em Jogo Além do Jogo: reflexões clínicas em Psicologia do Esporte. 2022 |
2 | SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte. São Paulo: Manole, 2002. Número de chamada: 796.01 S187p |
3 | SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2. Barueri: Manole, 2009. 1 recurso online. ISBN 9788520442494. |
4 | RUBIO, Katia. Psicologia do esporte: interfaces, pesquisa e intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. Número de chamada: 796.01 P974 |
5 | WEINBERG, Robert. S., GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício. 4. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2008 |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |