PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Andreia Munalli Pereira Borssatto |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Educação Física Adaptada | 0-19234 | 1º | 2 | 40 |
EMENTA |
Atividades físicas adaptadas para grupos especiais. Tipos de deficiências. Recursos humanos e materiais. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar conhecimentos de Educação Física Adaptada apresentando subsídios técnicos-pedagógicos para o desenvolvimento de atividades físicas, esportivas e de lazer de pessoas com deficiência no âmbito do ensino especial e inclusivo. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Compreender a necessidade das atividades físicas para as pessoas com deficiência como componente de Qualidade de Vida; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Histórico. Conceitos e objetivos da Educação Física Adaptada. | 06 |
2 | Recursos materiais, humanos e pedagógicos. | 08 |
3 | Causas e as características básicas da DF, DI, DA e DV. | 06 |
4 | Causas e características básicas das deficiências e ou incapacidades temporárias. | 06 |
5 | Processos inclusivos no contexto da Educação Física. | 08 |
6 | Implementação de equipamentos e espaço. Programa de atividades físicas adaptadas.
| 06 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse |
Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||
CONHECIMENTOS | Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. | |||||||
HABILIDADES | Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. | |||||||
ATITUDES | Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF. | |||||||
OUTRAS | OUTRAS Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. | |||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |
Sim | Data | |||||||
Avaliação Integrativa | 1,2,3,4,5,6 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
Avaliação 01 | 1,4,6, 7 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
Avaliação 02 – Trabalho Teórico- Prático e grupos | 4 | x | x | x | 2.0 | A definir | X | A definir |
Avalição 03-Trabalho teórico-prático em grupos | 1,2,3,4,5,6, 7 | x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
Avaliação 04 – PROVA INDIVIDUAL
| 1,2,3,4,5,6, 7 | x | x | x | 2.0 | A definir | X | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. |
2 | BIEDRZYCKI, Beatriz Paulo et al. Educação física inclusiva e esportes adaptados. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online.
|
3 | CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online.
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | ARAÚJO, Paulo Ferreira. Desporto adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte, 2011. Número de chamada: 796.0456 A658d
|
2 | GREGUOL, Márcia; COSTA, Roberto Fernandes da. Atividade física adaptada: qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais. 3.ed.rev. e ampl. São Paulo: Manole, 2013.
|
3 | MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. ISBN 9786557830420.
|
4 | ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online.
|
5 | VENDITTI JÚNIOR, Rubens. Educação física, diversidade e inclusão: debates e práticas possíveis na escola . Appris, 2019.
|
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |