Uniplac - Graduação - Odontologia - Estágio em Saúde Coletiva II - Plano de Ensino

PLANO DE ENSINO

2024/1

Odontologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Odontologia - Par781/17

PROFESSOR

Michelle Cristina Erckmann, Ana Paula Vieira dos Santos

DISCIPLINA

Cód.

Sem.

C. Horária

Estágio em Saúde Coletiva II

80

EMENTA

Estágio em saúde coletiva: Organização dos serviços de saúde odontológicos. Centros de especialidades odontológicas. Referência e contra-referência. Execução de projetos/ações coletivas. Atendimento clínico odontológico.

OBJETIVO GERAL

Realizar atividades educativas, preventivas e de recuperação da saúde no contexto das UBS, seguindo os princípios e diretrizes do SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer a rede de serviços odontológicos oferecidos em Lages; - Conhecer e compreender o funcionamento da UBS e projetos/programas desenvolvidos atualmente; - Identificar problemas de saúde que afetam a população como decorrentes das desigualdades sociais e das condições de vida; - Relacionar os princípios do SUS com a realidade observada nas UBS; - Realizar atividades educativo-preventivas em saúde bucal na comunidade; - Identificar as atribuições dos profissionais da Equipe de Saúde Bucal na ESF; - Acompanhar o CD inserido na ESB nas visitas domiciliares; - Realizar atividade relacionadas as atribuições do CD nas UBS e na comunidade sob a supervisão docente; - Compreender os Centro de Especialidade odontológica e o funcionamento da referência e contra - referência. - Realizar trabalho em grupo respeitando a individualidade dos colegas e membros das equipes de saúde das UBS; - Ter postura ética frente as atividades realizadas, com colegas e comunidade; - Comunicar-se adequadamente com colegas, membros equipe de saúde e comunidade de maneira adequada; - Desenvolver ações multidisciplinares, multiprofissionais e intersetoriais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

C.H.

1

Acolhimento. Plano de ensino.
Introdução ao Estágio em Saúde Coletiva. Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde.

2

Centro de especialidades odontológicas - CEO Referência/Contra-referência Protocolo de Pré-Natal Odontológico Atenção de Saúde Bucal nas UBS.

Recuperação Avaliação 1
Reconhecimento dos locais de estágio: Tributo, Centenário, Conta Dinheiro e Coral

4

Aplicação de conteúdos integrados na UBS e comunidade

64

6

Atividades avaliavas e seminários

TOTAL DE HORAS

80 h

Estratégias:Conforme artigo 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 10 horas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: buscar, ler e tirar proveito de artigos publicados sobre assuntos ministrados durante o semester e pertinentes a disciplina.

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Textos de leitura obrigatória - Assuntos discutidos em sala de aula pertinentes ao tema trabalhado - Conteúdo das aulas expositivas - Contribuição ao debate

HABILIDADES

- Lógica na escrita utilizando as principais ideias/conceitos estudados - Criatividade - Proatividade - Desempenho no trabalho em equipe - Clareza conceitual - Afirmações sobre o assunto discutido, desenvolvendo boa argumentação - Relação das afirmações com a prática social - Levantamento de outras problemáticas relacionadas ao tema, utilizando pontos de vista de autores diferentes

ATITUDES

- Leitura prévia da bibliografia indicada - Curiosidade intelectual - Desempenho nos trabalhos de grupo - Postura profissional - Pontualidade, freqüência e participação pertinente nas aulas e atividades programadas

OUTRAS

Atitudes éticas e atendimento ao paciente em UBS.

DATAS PREVISTAS

Recuperação

Estudo dirigido

1, 2, 3

20/02/2024

27/02/2024

Prática em UBS

1, 2, 3, 4

11/06/2024

Relatório final

2,0

A definir

18/06/2024

Integrativa

1, 2, 3, 4

A definir

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANTUNES JLF; PERES MA. Epidemiologia da Saúde Bucal. 2. Santos 2013

2

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2012. 968 p. (Saúde em debate, 170). ISBN 978-85-64806-56-6.

3

GIOVANELLA, Lígia et al. (org.). Políticas e sistema de saúde no Brasil. 2.ed.rev.e ampl. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2012. 1097p. ISBN 9788575414170.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AGUIAR, Zenaide Neto. Sus - Sistema Único de Saúde - Antecedentes, Percurso, Perspectivas e Desafios. Martinari 2011

2

SUS : o que você precisa saber sobre o sistema único de saúde / 2010- ( Livros ) - Acervo 56026 ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA. SUS: o que você precisa saber sobre o sistema único de saúde. São Paulo Atheneu 2010

3

DIAS, Aldo Angelim. Saúde bucal coletiva: metodologia de trabalho e práticas. São Paulo: Santos, 2006. 365 p. ISBN 8572885722

4

GERSCHMAN, Silvia; EDLER, Flávio Coelho; SUÁREZ, Júlio Manuel (Org.). Saúde e democracia: história e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Fundação Instituto Osvaldo Cruz, 2005. 501 p. ISBN 857541058x

5

PAIM, Jairnilson Silva; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2014. 1 recurso online. ISBN 9786557830277.

obs:

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura