PLANO DE ENSINO |
CURSO | Fisioterapia - Bacharelado |
ESTRUTURA CURRICULAR | EC2 |
REGULAMENTAÇÃO | Aprovado pela Resolução do CONSUNI nº 308/2017 |
PROFESSOR | Luiz Alberto Corrêa Fraga |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Fisiologia do Exercício | 018163 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Fisiologia da prática do exercício; mecanismos de respostas e adaptações do consumo energético, teste de avaliação, bioenergética e fase de recuperação. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar aos acadêmicos domínio dos conteúdos teóricos e práticos referentes às adaptações morfofisiológicas do corpo humano submetido a prática de exercícios físicos. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Dominar conteúdos referentes as diversas fases do sistema de transferência de energia; 2. Vivenciar e dominar os diversos procedimentos técnicos inerentes à avaliação física e desenvolvimento de práticas de exercícios em diversos contextos da área da Fisioterapia. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | |||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. | ESTRATÉGIAS* |
1 | BIOENERGÉTICA1.1 Definição | 15 h | AEX, ; DG, EC, EX, LAB, TG, TIG, TI |
2 | FUNÇÕES DO APARELHO RESPIRATÓRIO E ADAPTAÇÕES AO EXERCÍCIO2.2 Mecânica da ventilação durante o repouso e o exercício | 10 h | AEX, ; DG, EC, EX, LAB, TG, TIG, TI. |
3 | ESTRUTURA E FUNÇÃO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR E ADAPTAÇÕES AO EXERCÍCIO3.1 Definição | 20 h | AEX, ; DG, EC, EX, LAB, TG, TIG, TI |
4 | ESTRUTURA E FUNÇÕES DO SISTEMA MÚSCULOESQUELÉTICO E ADAPTAÇÕES AO EXERCÍCIO | 20 h | AEX, ; DG, EC, EX, LAB, TG, TIG, TI. |
5 | ESTRUTURA E FUNÇÃO DO SISTEMA ENDÓCRINO E ADAPTAÇÕES AO EXERCÍCIO | 15 h | AEX, ; DG, EC, EX, LAB, TG, TIG, TI |
8 | Aplicação da Atividade Prática Extraclasse |
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| TOTAL DE HORAS | 80 h/aulas |
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10 | Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em X aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: |
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*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||||
CONHECIMENTOS | Domínio de conteúdos, capacidade de análise e síntese. | ||||||||||
HABILIDADES | Participação efetiva nas atividades desenvolvidas, resolução de problemas. | ||||||||||
ATITUDES | Organização, dinamismo, respeito, pontualidade, responsabilidade. Ética. | ||||||||||
OUTRAS |
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DATAS PREVISTAS | |||||||||||
Avaliação1 | Unidades | C | H | A | Valor | Data2 | Recuperação | ||||
Sim | Data | ||||||||||
Avaliação Integrativa 01 |
| X | X | X | 1,0 |
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Avaliação 02 |
| X | X | X | 2,0 | 07/03/2024 | X | 21/03/2024 | |||
Avaliação 03 |
| X | X | X | 2,0 | 25/04/2024 | X | 09/05/2024 | |||
Avaliação 04 |
| X | X | X | 2,0 | 20/06/2024 |
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Avaliação 05 |
| X | X | X | 3,0 |
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Avaliação 06 |
| X | X | X |
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Avaliação 07 |
| X | X | X |
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¹ Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ² A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. ³ Avaliação do Trabalho integrado entre as disciplinas: Comportamento Organizacional; Empreendedorismo; Mercados e Tendências Mundiais; e Teoria Geral da Administração I, com apresentação pelos grupos em datas e horários definidas pelos professores das respectivas disciplinas. | |||||||||||
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |||||||||||
1 | MCARDLE, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 510 p. | ||||||||||
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3 | PLOWMAN, S.; SMITH, D. L. Fisiologia do exercício: para saúde, aptidão e desempenho. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. 600p. | ||||||||||
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BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |||||||||||
1 | BARBANTI, V. Treinamento esportivo: as capacidades motoras dos esportistas. Rio de Janeiro: Sprint, 2010. | ||||||||||
2 | ROWLAND, T. W. Fisiologia do exercício na criança. 2. ed. Rio de Janeiro: Manole, 2008. 295p. | ||||||||||
3 | SIMÃO, R. Fundamentos fisiológicos para o treinamento de força de potência. São Paulo: Phorte, 2003 |
Para a atenticação do plano de ensino |
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