Uniplac - Graduação - Fisioterapia - Biomecânica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Fisioterapia

ESTRUTURA CURRICULAR

Fisioterapia Par047/22

PROFESSOR

Miguel Achylles Nucci


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Biomecânica

0-19462

4

80


EMENTA

Fundamentos da biomecânica. Princípios físicos da biomecânica. Estática e cinemática. Modelos e

estudo da biomecânica. Alavancas. Força e torque. Centro de gravidade. Equilíbrio. Tópicos

especiais.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao acadêmico o conhecimento da mecânica aplicada a Fisioterapia, na análise do funcionamento do aparelho locomotor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer o processo histórico da Biomecânica; • Definir e usar corretamente os termos e a terminologia do movimento; • Mostrar a importância do estudo da Biomecânica na mobilidade humana. • Estudar os métodos utilizados pela biomecânica na análise do movimento humano • Estudar a mecânica óssea, articular e muscular, sistemas de alavancas e sua importância na análise do movimento humano.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Histórico e fundamentos da Biomecânica

04

2

Modelos e estudo da Biomecânica

06

3

Centro de gravidade. Equilíbrio

06

4

Estática e Cinética; princípios físicos da Biomecânica

12

5

Instrumentação em Biomecânica

04

6

Alavancas

12

7

Força e Torque

12

8

Tópicos especiais

04

9

Avaliações escritas e trabalhos

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:Aulas teóricas, avaliações escritas e trabalhos em sala de aula.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Destacar a importância da Biomecânica como uma ciência que examina o corpo humano e seus movimentos, fundamentando-se nas leis, princípios e métodos mecânicos e conhecimentos anátomo-fisiológicos (DONSKOI, 1960)

HABILIDADES

Instigar o aluno para o conteúdo do estudo do movimento humano e suas causas, através da sua atenção, dedicação, assimilação e interpretação dos conceitos de Biomecânica, para que haja um entendimento do aluno da importância da mecânica do corpo, necessária à sua formação profissional

ATITUDES

Atitudes éticas perante o grupo e o material utilizado; Raciocínio crítico; Participação ativa nas aulas.

OUTRAS

Aulas teóricas, avaliações escritas e trabalhos em sala de aula.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 1

A definir

Avaliação 2

A definir

Avaliação 3

A definir

Avaliação Integrativa

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HAMIL, Joseph; KNUTZEN, Kathleen M. Bases biomecânicas do movimento humano. São Paulo: Santos, 1999. 532 p. ISBN 852040779

2

HALL, Susan J. Biomecânica básica. 5. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2009. 417 p. ISBN 9788520426432.

3

HAY, James G.; REID, J. Gavim. As bases anatômicas e mecânicas do movimento humano. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 1985. 2600


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

Biomecânica do esporte e exercício

2

Análise qualitativa do movimento humano

3

Biomecânica no esporte : performance do desempenho e prevenção de lesão

4

Biomecânica das técnicas desportivas

5

Biomecânica funcional : e das lesões musculoesqueléticas

obs:

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