Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Gestão da Inovação - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Gestão da Inovação

0-19469

2

40


EMENTA

Fundamentos de Inovação. Tipos de inovação. Perfil dos profissionais da inovação. Função da

inovação nas organizações. Estratégias de inovação. Ferramentas e métodos para inovação.

Inovação aberta. Mensuração dos resultados da inovação. Criação de cultura de inovação.


OBJETIVO GERAL

Criar no acadêmico uma visão crítica sobre a função da inovação nas organizações e no mercado.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver uma visão mais ampla sobre os processos de inovação. Apresentar ferramentas de inovação, que possam ser usadas nos espaços profissionais do acadêmico.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Fundamentos de inovação. O que é inovação. Diferença entre descoberta, invenção e inovação. A importância da inovação para as organizações e para a sociedade.

4

2

Tipos de inovação. Inovação incremental, inovação radical, sistema tecnológico, paradigma tecnoeconômico.

4

3

Ferramentas e métodos para inovação. Principais ferramentas e métodos utilizados no mercado atual. Processos de inovação. Mensuração.

12

4

Estratégias de inovação. Principais práticas do mercado. Inovação fechada e inovação aberta.

12

5

Perfil dos profissionais da inovação. Buscadores, criadores, desenvolvedores, executores e facilitadores. Criatividade. Métodos para desenvolver a criatividade e gerar inovação.

4

6

Criação de cultura de inovação. Características de empresas que possuem cultura de inovação. Modelos para criação de cultura de inovação.

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 08 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: pesquisas complementares.


Estratégias:Descrição das Estratégias: ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

HABILIDADES

Estudo de casos, avaliação baseada em projetos, avaliação baseada em problemas. Provas.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação integrativa

Todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 1

1, 2, 3

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir

Avaliação 2

4, 5, 6

x

x

x

3.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

FASCIONI, Ligia. Atitude pró-inovação: prepare seu cérebro para a revolução 4.0. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555200485.

2

TAJRA, Sanmya; RIBEIRO, Joana. Inovação na prática: design thinking e ferramentas aplicadas a startups. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786555201574.

3

VASCONCELLOS, Marcos. Inovação pelas pessoas: o caminho para o sucesso das organizações. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555205572.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BIRKINSHAW, Julian; MARK, Ken. 25 ferramentas de gestão: inclui estratégia do oceano azul, design thinking, startup enxuta, inovação aberta, inteligência emocional, dentre outras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788550805115.

2

BROWN, Tim. Design thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Alta Books, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788550814377.

3

KIM, W. Chan. A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2005. 241p. ISBN 9788535215243

4

OSTERWALDER, Alexandre; PIGNEUER, Yves. Business model generation: inovação em modelos de negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9786555204605.

5

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: uma abordagem estratégica, organizacional e de gestão de conhecimento. 3. São Paulo: GEN Atlas, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595150812.

obs:

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