Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Práticas Extensionistas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Athos Rodrigo de Moraes Branco


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Práticas Extensionistas

0-19473

2

40


EMENTA

Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

A disciplina de Prática Extensionista tem como objetivo proporcionar aos estudantes do curso de Sistemas da Informação a vivência prática de conhecimentos adquiridos ao longo do curso, aplicando-os em projetos de extensão voltados para a comunidade. A ênfase será dada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas que atendam às necessidades reais da sociedade, promovendo a integração entre a academia e a comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Capacitar o aluno para entender o mercado de trabalho e o ambiente empresarial • Fomentar o desenvolvimento do aluno no que tange sua inserção nos ambientes em instituições diversas, ampliando seu domínio de aprendizagem para além das fronteiras institucionais • Capacitar o aluno quanto a elaboração de currículo e entrevistas de emprego • Conhecer as Soft skills necessárias, exigidas e obrigatórias para o mercado de trabalho • Desenvolver habilidades práticas de aplicação de conhecimentos em projetos reais. • Proporcionar experiências práticas de trabalho em equipe e gestão de projetos. • Estimular o espírito de responsabilidade social e cidadania nos estudantes. • Assumir uma postura ética, dinâmica e criativa em relação à metodologia pedagógica adotada pelo curso • Promover ações de cunho multidisciplinar; exercitar a habilidade cognitiva, tendo por bases a abstração, a objetividade e o raciocínio lógico necessário • Instigar o aperfeiçoamento e a atualização constante, alicerçados na pesquisa tecnológica e científica visando a autonomia intelectual, através da educação continuada


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Introdução à Extensão Universitária
• Definição e importância da extensão universitária.
• Papel do profissional de Sistemas da Informação no mercado de trabalho

6

2

2. Identificação de Demandas da Comunidade
• Métodos para identificar necessidades e demandas da comunidade.
• Oportunidades do mercado de trabalho
• Elaboração de currículo
• Entrevistas de emprego
• Soft skills necessárias, exigidas e obrigatória

6

3

3. Habilidades para Elaboração de Projetos Reais
• Técnicas de levantamento de requisitos específicos para projetos de TI.
• Metodologias de desenvolvimento ágil aplicadas à extensão universitária.
• Escolha de tecnologias adequadas aos projetos.
• Práticas de programação e design de software.
• Integração de sistemas e bancos de dados.

8

4

4. Gestão de Projetos e Equipes
• Planejamento e execução de projetos.
• Gestão, controle, monitoramento e resultados pessoais e de equipe
• Monitoramento e avaliação de resultados.
• Comunicação eficaz com os stakeholders, clientes e usuários das soluções tecnológicas

8

5

5. Ética, Responsabilidade Social e cidadania
• Considerações éticas no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas.
• Impacto social das tecnologias de informação.

4

6

6. Avaliação e Sustentabilidade dos Projetos
• Métodos de avaliação de impacto social.
• Estratégias para a sustentabilidade dos projetos após a conclusão.

4

7

7. Próximos passos
• Aperfeiçoamento e a atualização constante
• Especialização, Mestrado, doutorado...
• Formas de contratação e regime de trabalho
• Empreender e abrir uma empresa

4

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX – ARM - EC - AGC - APE - DG - TG - PAL


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compreensão e validação do aprendizado, verificado através das avaliações e trabalho propostos.

HABILIDADES

Capacidade de resolução das atividades propostas e qualidade dos trabalhos

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, participação nas atividades propostas, responsabilidade e compromisso do aluno, respeito, postura profissional.

OUTRAS

Trabalho em equipe e interesse

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

3

A definir

Avaliação 01

1 a 3

3

A definir

Avaliação 02

4 a 7

4

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

HOFFMAN, Reid; CASNOCHA, Ben. Comece por você: adapte-se ao futuro, invista em você e transforme a sua carreira. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788550808291.

2

TERRA, Eberson. Carreiras exponenciais: torne-se o protagonista da sua própria jornada profissional e multiplique suas oportunidades na era digital. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202861.

3

MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2. São Paulo: Atlas, 2003. 1 recurso online. ISBN 9786559772162.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CAVALCANTI, Francisco Rodrigo P; SILVEIRA, Jarbas A. N. Fundamentos de gestão de projetos. São Paulo: Atlas, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788597005622.

2

GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de projetos de extensão universitária. São Paulo: Avercamp, 2008. 115 p. ISBN 9788589311403.

3

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru; VERONEZE, Fernando. Gestão de projetos: preditiva, ágil e estratégica. 6. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. ISBN 9786559771721.

4

ELLIS, Sean; BROWN, Morgan. Hacking growth: a estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788550816159.

5

LONGO, Walter. Vítimas do critério: como tomar decisões num mundo em transformação. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555206630.

obs:Caso ocorram aulas remotas síncronas, respeitarão o horário cadastrado da disciplina e serão realizadas através da ferramenta Google Meet. O link fixo da disciplina será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. Os materiais da disciplina, atividades e as aulas síncronas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Google Classroom, o código da turma será disponibilizado via grupo da turma no WhatsApp. A frequência deverá ser indicada pelo(a) aluno(a), através do chat da ferramenta Google Meet utilizada para as aulas síncronas. Ao final da aula será conferida pelo professor, que lançará seu registro no diário de classe. A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). De acordo com o Art. 2º, Parágrafo único, da Resolução nº 435/2020, [...] "O(a) aluno(a) ao ingressar na sala de aula digital, aceita a gravação da aula, sendo que esta será disponibilizada no Google Classroom. A reprodução da gravação fora deste ambiente é vedada."

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática