PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Iran Nazareno Steinke dos Santos |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Biomecânica | 0-19484 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Referenciais anatômicos e mecânicos. Instrumentação, medição e análise do movimento humano. Biomateriais. |
OBJETIVO GERAL |
Instrumentalizar o acadêmico para a compreensão do movimento humano numa perspectiva biomecânica. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender a evolução histórica da Biomecânica relacionando-a ao momento atual. 2. Compreender e contextualizar a aplicação da Biomecânica em suas diferentes áreas de aplicação. 3. Distinguir, compreender e utilizar abordagens Biomecânicas no movimento humano, em atividades desportivas e em relação à saúde. 4. Analisar e avaliar o movimento humano numa abordagem biomecânica. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Introdução à Biomecânica. Aspectos históricos. Conceitos Básicos. Objeto de Estudo. Áreas de atuação profissional do biomecânico. A pesquisa na Biomecânica. Novas tecnologias aplicadas a Metodologia e Instrumentação em Biomecânica. Técnicas de medição. | 12 |
2 | Revisão anatômica e funcional do corpo humano. Princípios de Cinesiologia. | 10 |
3 | Revisão de conceitos básicos de Mecânica aplicada ao movimento humano. Dinâmica. Cinemática. | 10 |
4 | Biomecânica Articular. Juntas, função, classificação, graus de liberdade. Biomecânica da cartilagem relacionada a função. Tendões, ligamentos e demais estruturas articulares relacionadas a função. Morfologia e Histologia. Propriedades físicas. Aplicações. | 12 |
5 | Biomecânica Óssea. Definições e comentários. Morfologia e Histologia. Propriedades físicas. Mecânica óssea relacionada a função. Fadiga do osso. Aplicações. | 12 |
6 | Biomecânica Muscular. Morfologia. Propriedades físicas. Modelos mecânicos musculares (Hill, Huxley e de Roquete Molecular). Aspectos moleculares da produção de força e potência.
| 12 |
7 | Análises biomecânicas do movimento e das técnicas desportivas. Tópicos especiais em Biomecânica (Biomecânica das lesões, dos calçados e da marcha normal e patológica). | 12 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Simulação de Laboratório Básico de Biomecânica aplicado a Análise das Técnicas Desportivas. |
Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||
CONHECIMENTOS | Aprofundamento da base conceitual onde as questões de comando levarão a competência de análise, interpretação, dissertação e síntese pelo acadêmico. Duas provas escritas, com datas definidas para realização, sendo a primeira em maio de 2024; a segunda em junho de 2024, seguidas das respectivas recuperações. Um seminário em março de 2024e um segundo em junho de 2024 conforme descrito abaixo. A Avaliação Integrativa terá data definida posteriormente pelo colegiado. As questões propostas para as avaliações conceituais serão de caráter interpretativo, analítico, e dissertativo. Serão observadas e analisadas as competências no domínio conceitual das técnicas de medição, características e aplicabilidade da área de conhecimento na formação profissional, e descrição de aplicações técnicas de medição e análise do movimento humano envolvendo uma atividade de vida diária (AVD) e um gesto desportivo ou um exercício físico. Seminário sobre Análise das Técnicas Desportivas e Tópicos Especiais em Biomecânica. Apresentação dos acadêmicos com roda de perguntas e respostas e participação dos presentes. Será observada a capacidade para esclarecer as questões levantadas em relação ao tema apresentado. Deverá ser entregue o resumo dos temas apresentados e disponibilizado como material didático. O acadêmico deverá ser capaz de analisar, verificar, transformar, sintetizar e dissertar sobre a construção conceitual dos conhecimentos acessados, bem como oralizar, dialogar e demonstrar domínio dos saberes construídos. OBSERVAÇÃO: As atividades avaliativas percorrem o mesmo percurso do ensino aprendizagem e compreendem todo o período de envolvimento do acadêmico. | |||||||
HABILIDADES | Capacidade de síntese e relação entre a área de conhecimento e sua futura ou atual vida profissional. Dissertar sobre alguns tópicos selecionados ligados à área de abrangência da disciplina. Socializar conhecimentos. Deverá ser capaz de decidir sobre o uso de equipamentos, instrumentos e novas tecnologias aplicadas ao estudo da Biomecânica, e recomendar a sua incorporação em diferentes tarefas que requeiram sua mobilização em situações de avaliação, diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde ou do desempenho atlético. | |||||||
ATITUDES | Manifestação de interesse e envolvimento em acessar ao conhecimento pela participação nas atividades individuais e com o grupo. | |||||||
OUTRAS | OUTRAS Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. | |||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |
Sim | Data | |||||||
Avaliação Integrativa |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
Avaliação 01 |
| x | x | x | 2.0 | março | X | A definir |
Avaliação 02 |
| x | x | x | 2.0 | maio | X | A definir |
Avaliação 03 |
| x | x | x | 2.0 | junho | X | A definir |
Avaliação 04 |
| x | x | x | 2.0 | junho | X | A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | ACKLAND, Timothy R; ELLIOTT, Bruce C; BLOOMFIELD, John (ed.). Anatomia e biomecânica aplicadas no esporte. 2. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online. |
2 | HALL, Susan J. Biomecânica básica. 8. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 1 recurso online. |
3 | HAMIL, Joseph; KNUTZEN, Kathleen M. Bases biomecânicas do movimento humano. 3.ed. São Paulo: Santos, 2016. 1 recurso online.
|
4 | MCGINNIS, Peter M. Biomecânica do esporte e exercício. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2015. 1 recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | DUFOUR, Michel; PILLU, Michel. Biomecânica funcional: membros, cabeça, tronco. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online. |
2 | ENOKA, Roger M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2000. Número de chamada: 613.7 E56b |
3 | KAPANDJI, Adalbert I. O que é biomecânica. Barueri: Manole, 2013.1 recurso online. |
4 | NEUMANN, Donald A. Cinesiologia do aparelho musculoesquelético: fundamentos para reabilitação. 2.ed. Rio de Janeiro: Mosby Elsevier, 2011. Número de chamada: 613.7 N489c |
5 | OATIS, Carol A. Cinesiologia: a mecânica e a patomecânica do movimento humano. 2. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. |
6 | OKUNO, Emico; FRATIN, Luciano. Desvendando a física do corpo humano: biomecânica. 2. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |