Uniplac - Graduação - Educação Física - Biomecânica - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Iran Nazareno Steinke dos Santos

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Biomecânica

0-19484

4

80

 

EMENTA

Referenciais anatômicos e mecânicos. Instrumentação, medição e análise do movimento humano. Biomateriais.

 

OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar o acadêmico para a compreensão do movimento humano numa perspectiva biomecânica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender a evolução histórica da Biomecânica relacionando-a ao momento atual.

2. Compreender e contextualizar a aplicação da Biomecânica em suas diferentes áreas de aplicação.

3. Distinguir, compreender e utilizar abordagens Biomecânicas no movimento humano, em atividades desportivas e em relação à saúde.

4. Analisar e avaliar o movimento humano numa abordagem biomecânica.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Introdução à Biomecânica. Aspectos históricos. Conceitos Básicos. Objeto de Estudo. Áreas de atuação profissional do biomecânico. A pesquisa na Biomecânica. Novas tecnologias aplicadas a Metodologia e Instrumentação em Biomecânica. Técnicas de medição.

12

2

Revisão anatômica e funcional do corpo humano. Princípios de Cinesiologia.

10

3

Revisão de conceitos básicos de Mecânica aplicada ao movimento humano. Dinâmica. Cinemática.

10

4

Biomecânica Articular. Juntas, função, classificação, graus de liberdade. Biomecânica da cartilagem relacionada a função. Tendões, ligamentos e demais estruturas articulares relacionadas a função. Morfologia e Histologia. Propriedades físicas. Aplicações.

12

5

Biomecânica Óssea. Definições e comentários. Morfologia e Histologia. Propriedades físicas. Mecânica óssea relacionada a função. Fadiga do osso. Aplicações.

12

6

Biomecânica Muscular. Morfologia. Propriedades físicas. Modelos mecânicos musculares (Hill, Huxley e de Roquete Molecular). Aspectos moleculares da produção de força e potência.   

 

12

7

Análises biomecânicas do movimento e das técnicas desportivas. Tópicos especiais em Biomecânica (Biomecânica das lesões, dos calçados e da marcha normal e patológica).

12

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Simulação de Laboratório Básico de Biomecânica aplicado a Análise das Técnicas Desportivas.

 

Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte)

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Aprofundamento da base conceitual onde as questões de comando levarão a competência de análise, interpretação, dissertação e síntese pelo acadêmico.

Duas provas escritas, com datas definidas para realização, sendo a primeira em maio de 2024; a segunda em junho de 2024, seguidas das respectivas recuperações. Um seminário em março de 2024e um segundo em junho de 2024 conforme descrito abaixo. A Avaliação Integrativa terá data definida posteriormente pelo colegiado. As questões propostas para as avaliações conceituais serão de caráter interpretativo, analítico, e dissertativo. Serão observadas e analisadas as competências no domínio conceitual das técnicas de medição, características e aplicabilidade da área de conhecimento na formação profissional, e descrição de aplicações técnicas de medição e análise do movimento humano envolvendo uma atividade de vida diária (AVD) e um gesto desportivo ou um exercício físico.

Seminário sobre Análise das Técnicas Desportivas e Tópicos Especiais em Biomecânica. Apresentação dos acadêmicos com roda de perguntas e respostas e participação dos presentes. Será observada a capacidade para esclarecer as questões levantadas em relação ao tema apresentado. Deverá ser entregue o resumo dos temas apresentados e disponibilizado como material didático.

O acadêmico deverá ser capaz de analisar, verificar, transformar, sintetizar e dissertar sobre a construção conceitual dos conhecimentos acessados, bem como oralizar, dialogar e demonstrar domínio dos saberes construídos.

OBSERVAÇÃO: As atividades avaliativas percorrem o mesmo percurso do ensino aprendizagem e compreendem todo o período de envolvimento do acadêmico.

HABILIDADES

Capacidade de síntese e relação entre a área de conhecimento e sua futura ou atual vida profissional.
Atenção e percepção para a busca de novos conhecimentos.

 Dissertar sobre alguns tópicos selecionados ligados à área de abrangência da disciplina.

Socializar conhecimentos.

Deverá ser capaz de decidir sobre o uso de equipamentos, instrumentos e novas tecnologias aplicadas ao estudo da Biomecânica, e recomendar a sua incorporação em diferentes tarefas que requeiram sua mobilização em situações de avaliação, diagnóstico, tratamento e manutenção da saúde ou do desempenho atlético.

ATITUDES

Manifestação de interesse e envolvimento em acessar ao conhecimento pela participação nas atividades individuais e com o grupo.

OUTRAS

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 01

 

x

x

x

2.0

março

X

A definir

Avaliação 02

 

x

x

x

2.0

maio

X

A definir

Avaliação 03

 

x

x

x

2.0

junho

X

A definir

Avaliação 04

 

x

x

x

2.0

junho

X

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ACKLAND, Timothy R; ELLIOTT, Bruce C; BLOOMFIELD, John (ed.). Anatomia e biomecânica aplicadas no esporte. 2. Barueri: Manole, 2011. 1 recurso online.

2

HALL, Susan J. Biomecânica básica. 8. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 1 recurso online.

3

HAMIL, Joseph; KNUTZEN, Kathleen M. Bases biomecânicas do movimento humano. 3.ed. São Paulo: Santos, 2016. 1 recurso online.

 

4

MCGINNIS, Peter M. Biomecânica do esporte e exercício. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2015. 1 recurso online.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DUFOUR, Michel; PILLU, Michel. Biomecânica funcional: membros, cabeça, tronco. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online.

2

ENOKA, Roger M. Bases neuromecânicas da cinesiologia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2000. Número de chamada: 613.7 E56b

3

KAPANDJI, Adalbert I. O que é biomecânica. Barueri: Manole, 2013.1 recurso online.

4

NEUMANN, Donald A. Cinesiologia do aparelho musculoesquelético: fundamentos para reabilitação. 2.ed. Rio de Janeiro: Mosby Elsevier, 2011. Número de chamada: 613.7 N489c

5

OATIS, Carol A. Cinesiologia: a mecânica e a patomecânica do movimento humano. 2. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online.

6

OKUNO, Emico; FRATIN, Luciano. Desvendando a física do corpo humano: biomecânica. 2. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online

obs:

 

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