PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Irineu Wolney Furtado / Paulo Roberto Alves Falk |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Esportes Coletivos II (Futebol e Futsal) | 0-19485 | 3º | 4 | 80 |
EMENTA |
Aspectos metodológicos do futebol e do futsal a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS FUTEBOL | C.H. |
1 | 10 | |
2 | O futebol como princípio educativo | 10 |
3 | Metodologias aplicadas ao ensino e prática do futebol; Fundamentos técnicos do futebol: Chutes. Drible. Cabeceios. Domínio de bola. Condução de bola | 10 |
4 | Sistemas de jogo: posicionamento dos jogadores e movimentação. Sistemas de jogo Marcação | 10 |
UN. | CONTEÚDOS FUTSAL | C.H. |
1 | Conceitos
| 4 |
2 | Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do futsal. Treinamento de atletas de Desportos Coletivos – Futsal. O desenvolvimento motor pelo futsal. A preparação física no Futsal. | 7 |
3 | Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do futsal. Movimentos básicos de defesa e ataque. Sistema de jogo ofensivos e defensivos. Planejamento de treinos. | 7 |
4 | Regras e arbitragem. Regras Oficiais. Confecção de súmulas. Noção de arbitragem. | 7 |
5 | O futsal no contexto de iniciação esportiva. | 7 |
6 | Organização e eventos. Planejamento e organização de eventos. | 8 |
| TOTAL DE HORAS | 80 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Simulação de Laboratório Básico de Biomecânica aplicado a Análise das Técnicas Desportivas. |
Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||
CONHECIMENTOS | Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. | |||||||
HABILIDADES | Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional. | |||||||
ATITUDES | Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários). | |||||||
OUTRAS | Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75% | |||||||
DATAS PREVISTAS - FUTEBOL | ||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |
Sim | Data | |||||||
Avaliação Integrativa 01 |
| x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
Avaliação 02 Prova Teórica I |
| x | x | x | 1.0 | A definir | X | A definir |
Avaliação 03 Prova Prática I |
| x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
Avaliação 04 Prova Teórica II |
| x | x | x | 1.0 | A definir | X | A definir |
Avaliação 05 Prova Prática II |
| x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
DATAS PREVISTAS - FUTSAL | ||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |
Sim | Data | |||||||
Avaliação Integrativa | Todas | x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
Avaliação 02 Prova Teórica I | 1, 2 | x | x | x | 1.0 | A definir | X | A definir |
Avaliação 03 Prova Prática I | 1, 2, 3, 4 | x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
Avaliação 04 Prova Teórica II | 2, 3 | x | x | x | 1.0 | A definir | X | A definir |
Avaliação 05 Prova Prática II | 5 | x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | DAWES, Jay; ROOZEN, Mark (ed.). Desenvolvendo agilidade e velocidade. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online. |
2 | GOMES, Antonio Carlos; SOUZA, Juvenilson de. Futebol: treinamento desportivo de alto rendimento. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. |
3 | GONÇALVES, Patrick da Silveira. Metodologia do futebol e do futsal. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. |
4 | KIRKENDALL, Donald T. Anatomia do futebol: guia ilustrado para o aumento de força, velocidade e agilidade no futebol. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. |
5 | MUJIKA, Iñigo. Polimento e maximização para um ótimo desempenho físico. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online. |
6 | VOSER, Rogério da Cunha; GIUSTI, João Gilberto M. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2. Porto Alegre: Penso, 2015. 1 recurso online. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | DANTAS, Estélio Henrique Martin; ARAUJO, Carlos Alberto Sposito de (ed.). A prática da preparação física. 7. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online. |
2 | GONÇALVES, Patrick da Silveira; FRANKE, Rodrigo de Azevedo. Esporte 1: futebol de campo. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. |
3 | MACHADO, Costa. Barcelona: o melhor futebol do mundo e o superado futebol brasileiro. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. |
4 | MENESES, Juan Pablo. Dente de leite S.A. a indústria dos meninos bons de bola. São Paulo: Amarilys, 2014. 1 recurso online. |
5 | NASCIMENTO, Antonio Rodrigues do. Futebol & relação de consumo. São Paulo: Minha Editora, 2013. 1 recurso online. |
6 | PEREIRA, Ericson; PAZ, José Ricardo Lemos. Iniciação esportiva: esportes individuais e coletivos. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online. |
7 | POLITO, Luis Felipe Tubagi; FIGUEIRA JUNIOR, Aylton José; BRANDÃO, Maria Regina Ferreira. Manual de treinamento do futsal contemporâneo. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |