Uniplac - Graduação - Educação Física - Esportes Coletivos II (Futebol e Futsal) - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Irineu Wolney Furtado / Paulo Roberto Alves Falk

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Esportes Coletivos II

(Futebol e Futsal)

0-19485

4

80

 

EMENTA

Aspectos metodológicos do futebol e do futsal a nível escolar e de iniciação desportiva. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

 

OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao futuro profissional o conhecimento e as experiências abrangentes sobre o futebol e o futsal, possibilitando o domínio dos conteúdos de forma crítica que favoreçam a sua atuação na iniciação esportiva e o faça refletir sobre as dimensões sociais do futebol e do futsal, bem como estimular a prática da modalidade consciente e espontânea, utilizando métodos de ensinos apropriados nas aulas de Educação Física e iniciação esportiva.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer o histórico, origem e evolução do Futebol e do Futsal;

- Compreender os métodos de ensino utilizados na vivência da modalidade como conteúdo na prática pedagógica das aulas de Educação Física em seus aspectos técnicos e físicos, bem como no desenvolvimento motor de seus praticantes;

- Reconhecer as diferentes etapas da aprendizagem e a realização dos movimentos do esporte a nível escolar e de iniciação desportiva;

- Reconhecer o posicionamento tático desses esportes coletivos para aprendizado de movimentação individual e coletiva;

- Conhecer as regras específicas do Futebol e do Futsal, reconhecendo suas formas de flexibilização considerando o contexto educacional;

- Desenvolver uma metodologia de ensino apropriado à aprendizagem, voltado para formação de iniciantes.

-  Organização de evento para iniciação esportiva

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS FUTEBOL

C.H.

1

Diagnóstico e Apresentação do conteúdo programático

10

2

O futebol como princípio educativo

10

3

Metodologias aplicadas ao ensino e prática do futebol;

Fundamentos técnicos do futebol: Chutes. Drible. Cabeceios. Domínio de bola. Condução de bola
Recepção
Técnicas do goleiro

10

4

Sistemas de jogo: posicionamento dos jogadores e movimentação.

Sistemas de jogo

Marcação

10

UN.

CONTEÚDOS FUTSAL

C.H.

1

Conceitos

  1.  Histórico: apresentação, origem, evoluções.

4

2

Fundamentos Técnicos e aspectos metodológicos do futsal.

Treinamento de atletas de Desportos Coletivos – Futsal.

O desenvolvimento motor pelo futsal.

A preparação física no Futsal.

7

3

Fundamentos Táticos e aspectos metodológicos do futsal.

Movimentos básicos de defesa e ataque.

Sistema de jogo ofensivos e defensivos.

Planejamento de treinos.

7

4

Regras e arbitragem.

Regras Oficiais.

Confecção de súmulas.

Noção de arbitragem.

7

5

O futsal no contexto de iniciação esportiva.

7

6

Organização e eventos.

Planejamento e organização de eventos.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Simulação de Laboratório Básico de Biomecânica aplicado a Análise das Técnicas Desportivas.

 

Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte)

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas/conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação profissional.
Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade (ausências justificadas), responsabilidade, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de professores, participação dinâmica nas atividades práticas fazendo uso do uniforme do curso (e demais roupas/acessórios necessários).

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento do aluno o carácter qualitativo, priorizando o processo e não o fim, tendo por base o seu conhecimento inicial e o processo de avanço, demonstrando condições básicas em desenvolver o trabalho em seus diversos campos de atuação. Para efeitos de reprovação a frequência deverá ser inferior a 75%

DATAS PREVISTAS  - FUTEBOL

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa 01

 

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 02 Prova Teórica I

 

x

x

x

1.0

A definir

X

A definir

Avaliação 03 Prova Prática I

 

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 04 Prova Teórica II

 

x

x

x

1.0

A definir

X

A definir

Avaliação 05 Prova Prática II

 

x

x

x

1.0

A definir

 

 

DATAS PREVISTAS - FUTSAL

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 02 Prova Teórica I

1, 2

x

x

x

1.0

A definir

X

A definir

Avaliação 03 Prova Prática I

1, 2, 3, 4

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 04 Prova Teórica II

2, 3

x

x

x

1.0

A definir

X

A definir

Avaliação 05 Prova Prática II

5

x

x

x

1.0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DAWES, Jay; ROOZEN, Mark (ed.). Desenvolvendo agilidade e velocidade. Barueri: Manole, 2015. 1 recurso online.

2

GOMES, Antonio Carlos; SOUZA, Juvenilson de. Futebol: treinamento desportivo de alto rendimento. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online.

3

GONÇALVES, Patrick da Silveira. Metodologia do futebol e do futsal. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online.

4

KIRKENDALL, Donald T. Anatomia do futebol: guia ilustrado para o aumento de força, velocidade e agilidade no futebol. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online.

5

MUJIKA, Iñigo. Polimento e maximização para um ótimo desempenho físico. Barueri: Manole, 2012. 1 recurso online.

6

VOSER, Rogério da Cunha; GIUSTI, João Gilberto M. O futsal e a escola: uma perspectiva pedagógica. 2. Porto Alegre: Penso, 2015. 1 recurso online.

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DANTAS, Estélio Henrique Martin; ARAUJO, Carlos Alberto Sposito de (ed.). A prática da preparação física. 7. Barueri: Manole, 2022. 1 recurso online.

2

GONÇALVES, Patrick da Silveira; FRANKE, Rodrigo de Azevedo. Esporte 1: futebol de campo. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online.

3

MACHADO, Costa. Barcelona: o melhor futebol do mundo e o superado futebol brasileiro. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online.

4

MENESES, Juan Pablo. Dente de leite S.A. a indústria dos meninos bons de bola. São Paulo: Amarilys, 2014. 1 recurso online.

5

NASCIMENTO, Antonio Rodrigues do. Futebol & relação de consumo. São Paulo: Minha Editora, 2013. 1 recurso online.

6

PEREIRA, Ericson; PAZ, José Ricardo Lemos. Iniciação esportiva: esportes individuais e coletivos. Porto Alegre: SAGAH, 2019. 1 recurso online.

7

POLITO, Luis Felipe Tubagi; FIGUEIRA JUNIOR, Aylton José; BRANDÃO, Maria Regina Ferreira. Manual de treinamento do futsal contemporâneo. Barueri: Manole, 2019. 1 recurso online.

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática