Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado III - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Oliveira Machado Fernandes Junior

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado III

0-19486

2

40

 

EMENTA

Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com grupos

especiais e com reabilitação. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física no

ensino médio e no ensino para jovens e adultos (EJA).

 

OBJETIVO GERAL

Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, na atuação deste com grupos especiais bem como, no espaço da Escola na atuação do professor de Educação Física dos no Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos( EJA)..

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio (em clinicas, Estúdios, Hospitais, Programas de Saúde e Academias na Educação Física, escola no Ensino Médio e EJA. ; 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

– Estágio de Observação da prática profissional em Educação Física nos espaços de Clinicas, Hospitais, Academias e Estúdios. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola , Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos.
1.1 Aspectos introdutórios acerca das ações a serem realizadas nas áreas de Clinicas, hospitais, Programas de Saúde , Academias e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola nos anos finais da educação Básica.

06

2

UNIDADE II – Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas de Academias, Clinicas, Hospitais, Programas de Saúde e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
2.1 Aspectos fundamentais a serem observados no estágio nas áreas de Academias e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
2.2 Observação nos diversos locais/campos de estágio;
2.3 Definição dos campos de estágio;
2.4 Organização de convênios e contratos;
2.5 Elaboração dos Roteiros de Observação;
2.6 Discussões e troca de experiências sobre os aspectos observados no estágio.

26

3

UNIDADE III
- Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados da observação do Estágio.
3.1 Orientações sobre o relatório;
3.2 Entrega dos documentos e roteiro de observação;
3.2 Seminário Final – Apresentação oral/reflexiva dos Relatórios.

7

 

TOTAL DE HORAS

39 h

 

 

 

Estratégias:- Aula expositiva dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Seminário. - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Saída à campo - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Seminário.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado.

HABILIDADES

Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

– Leituras e pesquisas

1 2.

 

 

 

1

19/03/2024

 

 

Av Prática de Estágio – Relatório de Estágio

1 2 3

 

 

 

7

25/06/2024

 

 

– Apresentação Oral – Seminário Final

123

 

 

 

2

02/07/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 370.113 B945e

2

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. Número de chamada: 370.733 P91

3

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11.ed. São Paulo: Cortez, 2014. Número de chamada: 370.71 P644e

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2017. 1 recurso online. 

2

CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. 

3

DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola: implicações na prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Número de chamada: 796.083 E21

4

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. Número de chamada: 370.733 F866p

 

5

HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. Número de chamada: 612.7 H412d

6

LIEBENSON, Craig. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação neuromuscular. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. 

7

MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. 

8

RADCLIFFE, James C. Treinamento funcional para atletas de todos os níveis: séries para agilidade, velocidade e força. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. 

9

ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online. 

 

10

VAISBERG, Mauro; MELLO, Marco Túlio de (coord.). Exercícios na saúde e na doença. Barueri: Manole, 2010. 1 recurso online. 

obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCIELO; Google Acadêmico dentre outros.

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática