PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Oliveira Machado Fernandes Junior |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Supervisionado III | 0-19486 | 3º | 2 | 40 |
EMENTA |
Estágio de observação na atuação do profissional de Educação Física que atua com grupos especiais e com reabilitação. Estágio de observação na atuação do professor de Educação Física no ensino médio e no ensino para jovens e adultos (EJA). |
OBJETIVO GERAL |
Subsidiar por meio dos fundamentos teóricos e metodológicos os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a observação e compreensão do Estágio, na atuação deste com grupos especiais bem como, no espaço da Escola na atuação do professor de Educação Física dos no Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos( EJA).. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto aos diferentes espaços de atuação no Bacharel e Licenciatura; 2. Observar, compreender e vivenciar os diferentes espaços de estágio (em clinicas, Estúdios, Hospitais, Programas de Saúde e Academias na Educação Física, escola no Ensino Médio e EJA. ; 3. Elaborar plano/roteiro de Observação; 4. Analisar e compreender o processo desenvolvido, dialogando com os referenciais teóricos e metodológicos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais (dentre outras) que envolvem os diferentes processos de atuação nos campos de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Observação, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | – Estágio de Observação da prática profissional em Educação Física nos espaços de Clinicas, Hospitais, Academias e Estúdios. Estágio de Observação na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola , Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos. | 06 |
2 | UNIDADE II – Prática de Observação e Compreensão do Estágio nas áreas de Academias, Clinicas, Hospitais, Programas de Saúde e Estúdios bem como na atuação do professor de Educação Física no espaço da escola no Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). | 26 |
3 | UNIDADE III | 7 |
| TOTAL DE HORAS | 39 h |
|
|
Estratégias:- Aula expositiva dialogada; - Trabalho individual; - Trabalho em grupo; - Seminário. - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Saída à campo - Aula expositiva e dialogada; - Estudo dirigido; - Seminário. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas; Interpretação de textos, manifestações orais e domínio do conhecimento apropriado da disciplina; Clareza de conceitos básicos e vivência no campo de estágio coerente com o projeto apresentado. | ||||||||
HABILIDADES | Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita. | ||||||||
ATITUDES | Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio. | ||||||||
OUTRAS | Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso; Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
– Leituras e pesquisas | 1 2. |
|
|
| 1 | 19/03/2024 |
|
| |
Av Prática de Estágio – Relatório de Estágio | 1 2 3 |
|
|
| 7 | 25/06/2024 |
|
| |
– Apresentação Oral – Seminário Final | 123 |
|
|
| 2 | 02/07/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. Número de chamada: 370.113 B945e |
2 | PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. Número de chamada: 370.733 P91 |
3 | PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11.ed. São Paulo: Cortez, 2014. Número de chamada: 370.71 P644e |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BEAR, Mark F. Neurociências: desvendando o sistema nervoso. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2017. 1 recurso online. |
2 | CANALES, Lindsay K; LYTLE, Rebecca K. Atividades físicas para jovens com deficiências graves. Barueri: Manole, 2013. 1 recurso online. |
3 | DARIDO, Suraya Cristina. Educação física no ensino superior: educação física na escola: implicações na prática pedagógica. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. Número de chamada: 796.083 E21 |
4 | FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. Número de chamada: 370.733 F866p
|
5 | HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. Número de chamada: 612.7 H412d |
6 | LIEBENSON, Craig. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação neuromuscular. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. |
7 | MAZINI FILHO, Mauro Lúcio et al. Grupos especiais: prescrição de exercício físico: uma abordagem prática. Rio de Janeiro: MedBook, 2018. 1 recurso online. |
8 | RADCLIFFE, James C. Treinamento funcional para atletas de todos os níveis: séries para agilidade, velocidade e força. Porto Alegre: ArtMed, 2017. 1 recurso online. |
9 | ROSA NETO, Francisco. Manual de avaliação motora para terceira idade. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 1 recurso online.
|
10 | VAISBERG, Mauro; MELLO, Marco Túlio de (coord.). Exercícios na saúde e na doença. Barueri: Manole, 2010. 1 recurso online. |
obs:Poderá ser utilizado como fontes de pesquisa digitais: Portal de Periódicos da CAPES; SCIELO; Google Acadêmico dentre outros. |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |