PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR | Educação Física - Bach./Licenc Par062/22 |
PROFESSOR | Andreia Munalli Pereira Borssatto |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Recreação I | 0-19488 | 3º | 2 | 40 |
EMENTA |
Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso. |
OBJETIVO GERAL |
Aplicar conhecimentos teóricos/práticos sobre recreação nas diferentes faixas etárias, incentivando a visão crítica e postura atuante dos acadêmicos, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza nos campos de intervenção do profissional de Educação Física. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1. Conhecer história da Recreação. 2. Estudar os conceitos de jogo, brinquedos e brincadeiras a partir de seus aspectos históricos e sociais. 3. Classificar as atividades recreativas. 4. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física. 5. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação. 6. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de uma atividade com jogos e brincadeiras que envolva a comunidade acadêmica, coadunando com o processo de formação humana na perspectiva dialética que envolve o fazer o pensar sobre o fazer. 7. Identificar os contextos de intervenção profissional; 8. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação; |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Evolução histórica da Recreação e Conceitos | 04 |
2 | Elementos de Recreação 2.1.Objetivos; Características da Recreação; 2.2. Classificação das atividades recreativas... | 06 |
3 | Metodologias de Recreação 3.1. Didática da recreação 3.2. Recreação para diferentes públicos e faixas etárias | 08 |
4 | Recreação e lazer para populações especiais 2.1. Idosos 2.2. Gestantes 2.3. Portadores de necessidades especiais 2.4. Outros | 06 |
5 | Processos inclusivos no contexto da Educação Física.Atividades recreativas 5.1. Jogos e brincadeiras; 5.2. Brinquedos cantados; 5.3. Atividades expressivas; 5.4.Esportes; 5.5. Atividades com materiais alternativos, 5.6. Colônias de férias; 5.7. Gincanas 5.8. Outros. | 08 |
6 | Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação profissional 4.1. Escolas 4.2. Clubes 4.3. Parques 4.4. Festas 4.5. Hotéis, Resorts e afins 4.6. Meios de transporte 4.7. Hospitais 4.8. Asilos 4.9. Outros
| 08 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
| Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse |
Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte) |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | ||||||||
CONHECIMENTOS | Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre. | |||||||
HABILIDADES | Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa. | |||||||
ATITUDES | Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com o curso de formação de profissionais da EF. | |||||||
OUTRAS | OUTRAS Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo. | |||||||
DATAS PREVISTAS | ||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | |
Sim | Data | |||||||
Avaliação Integrativa |
| x | x | x | 2.0 | A definir |
|
|
Avaliação 01 |
| x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
Avaliação 02 |
| x | x | x | 2.0 | A definir | X | A definir |
Avalição 03 |
| x | x | x | 1.0 | A definir |
|
|
Avaliação 04 |
| x | x | x | 2.0 | A definir | X | A definir |
Avaliação 05 |
| x | x | x | 2,0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. |
2 | GONÇALVES, Patrick da Silveira; HERNANDEZ, Salma Stéphany Soleman; RONCOLI, Rafael Nichele. Recreação e lazer. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online.
|
3 | RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online.
|
4 | TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online.
|
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | BRUSTOLIN, Gisela Maria; LOPES, Carolina Gontijo. Técnicas e práticas de lazer. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. |
2 | CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone, 2011. Número de chamada: 796.083 R294 |
3 | FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Sprint, 2010. Número de chamada: 796.4 F383d |
4 | PINA, Luiz Wilson; RIBEIRO,Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação na hotelaria. 2.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012. Número de chamada: 338.4791 P645l |
5 | WAICHMAN, Pablo; GALLARDO, Jorge Peres. Tempo livre e recreação: um desafio pedagógico. 4. ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia, 2003. Número de chamada: 796.1 W138t |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |