Uniplac - Graduação - Educação Física - Recreação I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Recreação I

0-19488

2

40

 

EMENTA

Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação. Práticas extensionistas integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.

 

OBJETIVO GERAL

Aplicar conhecimentos teóricos/práticos sobre recreação nas diferentes faixas etárias, incentivando a visão crítica e postura atuante dos acadêmicos, bem como, promover condições de reflexão e desenvolvimento de atividades dessa natureza nos campos de intervenção do profissional de Educação Física.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1.   Conhecer história da Recreação.

   2. Estudar os conceitos de jogo, brinquedos e brincadeiras a partir de seus aspectos históricos e sociais.

    3. Classificar as atividades recreativas.

    4. Desenvolver recursos pedagógicos para o trato com o jogo e brincadeira nos campos de atuação da Educação Física.

    5. Sistematizar aspectos metodológicos da Recreação.

    6. Oportunizar o planejamento e gerenciamento de uma atividade com jogos e brincadeiras que envolva a comunidade acadêmica, coadunando com o processo de formação humana na perspectiva dialética que envolve o fazer o pensar sobre o fazer.

    7. Identificar os contextos de intervenção profissional;

    8. Demostrar conhecimentos sobre as diferentes atividades da recreação;

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Evolução histórica da Recreação e Conceitos

04

2

 Elementos de Recreação

2.1.Objetivos; Características da Recreação;

2.2. Classificação das atividades recreativas...

06

3

Metodologias de Recreação

3.1. Didática da recreação

3.2. Recreação para diferentes públicos e faixas etárias

08

4

Recreação e lazer para populações especiais

2.1. Idosos

2.2. Gestantes

2.3. Portadores de necessidades especiais

2.4. Outros

06

5

Processos inclusivos no contexto da Educação Física.Atividades recreativas

5.1. Jogos e brincadeiras;

5.2. Brinquedos cantados;

5.3. Atividades expressivas;

5.4.Esportes;

5.5. Atividades com materiais alternativos,

5.6. Colônias de férias;

5.7. Gincanas

5.8. Outros.

08

6

Recreação e lazer nos diferentes campos de atuação profissional

4.1. Escolas

4.2. Clubes

4.3. Parques

4.4. Festas

4.5. Hotéis, Resorts e afins

4.6. Meios de transporte

4.7. Hospitais

4.8. Asilos

4.9. Outros

 

08

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

Disciplina com atividades de extensão e com carga horária extraclasse

 

Estratégias: Apresentação do Plano de Ensino e dos critérios avaliativos; Aula Expositiva; Aula Expositiva dialogada; Problematização a partir de questões norteadoras e imagens; Dinâmicas de grupo: Mapa conceitual; Infográfico; Vídeos explicativos; Dinâmicas de grupo: Perguntadores X Respondentes sobre motivação para a prática esportiva e classificação dos motivos; Análise (individual e coletiva) de imagens. Aulas expositiva- dialogadas; Leitura de textos; Trabalho em duplas. Estudo dirigido para prova modelo ENADE; Apresentação de Trabalhos (Seminário sobre atualidades relacionadas aos avanços em Psicologia do Esporte e Exercício Físico como Ciência do Esporte)

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Apropriação do conhecimento apresentado a partir da explanação dos temas /conteúdos a serem trabalhados durante o semestre.

HABILIDADES

Apresentação de ações pedagógicas de acordo com as necessidades profissionais. Apresentação das atividades teórico/práticos, com informações significativas para o grupo, com postura corporal, entonação de voz e utilização de termos técnicos de acordo com a exigência da disciplina e de um curso de formação de professores. Capacidade de análise, compreensão, síntese e aplicabilidade dos conteúdos do programa.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, ausências justificadas, participação ativa no desenvolvimento das atividades da disciplina, desuso de celulares e demais eletrônicos durante as aulas, apresentação/entrega das atividades ou trabalhos nos prazos previstos, postura ética nas aulas, frente aos colegas e professor condizentes com o espaço universitário e com  o curso de formação de profissionais da EF.

OUTRAS

OUTRAS

Será considerado para efeito de aprovação o desenvolvimento e aproveitamento do acadêmico durante a execução da disciplina tendo por base o seu processo inicial e o seu avanço, demonstrando condições básicas para atuar no esporte de inclusão, adaptação e desenvolvimento dos indivíduos. - Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas e da organização de evento. Produção individual para um benefício coletivo.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

 

x

x

x

2.0

A definir

 

 

Avaliação 01

 

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 02

 

x

x

x

2.0

A definir

X

A definir

Avalição 03

 

x

x

x

1.0

A definir

 

 

Avaliação 04

 

x

x

x

2.0

A definir

X

A definir

Avaliação 05

 

x

x

x

2,0

A definir

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

DIAS, Cleber; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Organização de atividades de lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. 

2

GONÇALVES, Patrick da Silveira; HERNANDEZ, Salma Stéphany Soleman; RONCOLI, Rafael Nichele. Recreação e lazer. Porto Alegre: SAGAH, 2018. 1 recurso online. 

 

3

RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online.

 

 

4

TAKATSU, Mayra Mika. Jogos de recreação. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. 

 

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BRUSTOLIN, Gisela Maria; LOPES, Carolina Gontijo. Técnicas e práticas de lazer. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online.

2

CAVALLARI, Vania Maria. Recreação em ação. 2.ed.rev.atual. e ampl. São Paulo: Icone, 2011. Número de chamada: 796.083 R294

3

FERREIRA, Vanja. Educação física: recreação, jogos e desportos. Rio de Janeiro: Sprint, 2010. Número de chamada: 796.4 F383d

4

PINA, Luiz Wilson; RIBEIRO,Olívia Cristina Ferreira. Lazer e recreação na hotelaria. 2.ed. São Paulo: Senac São Paulo, 2012. Número de chamada: 338.4791 P645l

5

WAICHMAN, Pablo; GALLARDO, Jorge Peres. Tempo livre e recreação: um desafio pedagógico. 4. ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia, 2003. Número de chamada: 796.1 W138t

obs:

 

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