Uniplac - Graduação - Educação Física - Seminário de Trabalho Integrativo II - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bach./Licenc Par062/22

PROFESSOR

Sadi Ricardo da Silva Bastos

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminário de Trabalho Integrativo II

0-19489

2

40

 

EMENTA

Campos emergentes de atuação do profissional de Educação Física. Estrutura e apresentação de

trabalhos científicos. Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

 

OBJETIVO GERAL

Realizar levantamento, análise e caracterização de campos emergentes de atuação do professor (a)/ profissional de Educação Física, visando maior conhecimento sobre os possíveis espaços de atuação profissional/professor (a) de Educação Física

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Realizar a coleta e análises iniciais de dados referentes aos campos de atuação dos profissionais/professores (as) de Educação Física; 2. Possibilitar conhecimentos de ordem teórico/metodológicos relacionados às técnicas de coleta e análise de dados; 3. Elaborar o relatório analítico científico na área de intervenção do profissional de Educação Física, visando à produção e socialização do conhecimento; 4. Evidenciar as diferentes funções e atribuições dos professores/profissionais de Educação Física 5. Promover a aproximação dos (as) acadêmicos (as) nos possíveis campos de atuação profissional. 6. Utilizar as normas da ABNT para elaboração do relatório analítico.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1- Universidade: produção e socialização do conhecimento.
1.1 Conceitos de Universidade, ciência, pesquisa, método e conhecimento.
1.2 - Organização de trabalhos acadêmicos.
1.2.1 - Técnicas de leitura;
1.2.2 Esquema;
1.2.3 Resumo;

10

2

2. Atividades profissionais no campo da Educação Física.
2.1 Práticas esportivas na Região Serrana de Santa Catarina.
2.1.1 Modalidades praticadas;
2.2 Atividades profissionais nas academias da Região da Serra Catarinense.
2.2.1 Campos emergentes de atuação do profissional de Educação Física.

06

3

3. Estrutura e apresentação de trabalhos científicos: relatório analítico
3.1 - Estrutura do relatório analítico;
3.2 - Elaboração do relatório analítico;
3.3 - Normas da ABNT em vigência para trabalhos científicos.

08

4

4. Aproximação do aluno nos diferentes campos de atuação profissional
4.1 - Roteiro de coleta de dados;
4.2 – Análises qualitativas iniciais.

16

 

TOTAL DE HORAS

40 h

 

 

 

Estratégias:- Aula expositiva/dialogada; - Estudo dirigido; - Trabalho de pesquisa na biblioteca ou internet; - Trabalho em grupo; - Seminário para socialização das buscas na biblioteca ou internet; - Produção de texto; - Trabalho individual; - Aula em laboratório; - Saída a campo.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

- Produção de textos; - Trabalho de pesquisa; - Seminário; - Elaboração do relatório analítico.

HABILIDADES

- Oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. - Objetividade, coerência e coesão na escrita.

ATITUDES

- Responsabilidade em relação às tarefas individuais e em grupo. - Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos na disciplina. - Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos. - Participação ativa nas atividades desenvolvidas. - Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

01 – Avaliação Integrativa

todas

x

x

x

2.0

25/06/2024

 

 

02 - Produção de texto

1 e 2

x

x

x

2.0

26/03/2024

 

 

03 – Elaboração do relatório analítico

3 e 4

x

x

x

3.0

14/05/2024

x

A definir

04 - Seminário (saída a campo)

3 e 4

x

x

x

2.0

28/05/2024

x

A definir

05 – Formatação de acordo com as normas da ABNT

3 e 4

x

x

x

1.0

18/06/2024

 

 

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

REZENDE, Leonardo Mateus Teixeira de et al. Introdução aos processos educacionais e prática pedagógica. Porto Alegre: SAGAH, 2021. 1 recurso online. 

2

SABA, Fabio. Gestão em atendimento: manual prático para academias e centros esportivos. 2. Barueri: Manole, 2012. Número de chamada: 796.4069 S113g

3

VARGAS, Angelo. Dimensionamento ético da intervenção profissional em educação física. Brasília: Conselho Federal de Educação Física, 2017. 1 recurso online. 

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. São Paulo: Atlas, 2022. 1 recurso online. 

2

HERNANDEZ, Salma Stéphany Soleman; NOVACK, Luiz Fernando. Treinamento esportivo. Porto Alegre: SAGAH, 2020. 1 recurso online. 

3

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. 

4

MATTAR, João. Metodologia científica na era da informática. 3.ed.rev.e atual. São Paulo: Saraiva, 2008. Número de chamada: 001.42 M435m

5

PHILIPPI JUNIOR, Arlindo; FERNANDES, Valdir; PACHECO, Roberto C. S. Ensino, pesquisa e inovação: desenvolvendo a interdisciplinaridade. Barueri: Manole, 2017. 1 recurso online. 

obs:

 

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática