Uniplac - Graduação - Enfermagem - Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Enfermagem - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Enfermagem - Bacharelado Par042/22

PROFESSOR

Sonimary Nunes Arruda, Regina Aparecida Pereira, Vanessa Cruz Correa


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I

0-19494

8

160


EMENTA

Princípios científicos do cuidado de enfermagem. Fundamentos teórico-práticos dos cuidados

de enfermagem com relação a: manutenção das funções vitais e reguladoras do organismo,

manutenção da integridade corporal, alimentação e hidratação, terapêutica, eliminações,

oxigenação, cuidado corporal, conforto físico, sono e repouso e noções de ergonomia. Fontes,

funções e metabolismo dos nutrientes. Dietoterapia na enfermagem. Atividades práticas

supervisionadas nos serviços de saúde.


OBJETIVO GERAL

Desenvolver competências, conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitem identificar e utilizar instrumentos para o desenvolvimento do cuidado ao ser humano a partir da dimensão técnica-operacional, correlacionando conhecimento técnico-científico-ético-humanístico da profissão com os fundamentos da enfermagem e estabelecendo relação entre ciência e arte impressa no cuidado integral.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver o cuidado integral a partir do uso competente (conhecimento, habilidades e atitudes) dos fundamentos básicos da prática de enfermagem; - Conhecer e aplicar elementos da tecnologia do cuidado em enfermagem; - Fazer uso das precauções universais de biossegurança no processo de trabalho em saúde; - Reconhecer os registros em prontuário como instrumento de comunicação entre a equipe multiprofissional e como parte da sistematização da assistência de enfermagem; - Desenvolver pensamento e reflexão crítica a partir da correlação teórica (produção do conhecimento em enfermagem e saúde) e a prática; - Correlacionar os princípios éticos, legais e humanísticos da profissão com as atividades práticas; - Compreender a dimensão da formação técnico-científica como um dos instrumentos para o exercício profissional de qualidade; - Demonstrar atitude e comportamento ético e humanístico nas relações multiprofissionais do trabalho em saúde; - Reconhecer-se como ser humano suscetível aos determinantes do processo saúde-doença; - Realizar os procedimentos seguindo os princípios técnico científicos recomendados na literatura.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

- Acolhimento. Apresentação da Proposta do semestre por meio do Plano de Ensino. Contrato de comprometimento (docente/discente), Atividades no Laboratório morfo funcional, normas e rotinas nas práticas LPPs e APSSS. Orientações gerais. Introdução à Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem. Orientação das estratégias utilizadas no decorrer do semestre.
Ambiente Biológica e Clinicamente Seguro. Biossegurança. Agentes Antissépticos, desinfetantes, esterilizantes. Termos técnicos associados ao conteúdo. Higienização das mãos e princípios associados. Conhecimento e manipulação de pacotes e materiais estéreis. Equipamentos de proteção individual e coletiva. Estratégias para segurança do paciente em ambiente clínico, riscos ocupacionais. Gerenciamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde.

24

2

Avaliação do Paciente: Verificação de Sinais Vitais). Hemoglicoteste (HGT) e Oximetria.
Sistematização da Assistência de Enfermagem – Introdução ao Processo de Enfermagem
Punção Venosa periférica
Punção de cateter totalmente implantado
Terapia Medicamentosa, vias de administração de medicação tópica, oral,sub lingual, intradérmica, subcutânea, intramuscular, endovenosa, intravaginal, retal, ocular, nasal, intra-auricular), Cálculo de medicação

66

3

INTEGRIDADE CUTÂNEA, CURATIVOS E AVALIAÇÃO DE FERIDAS Necessidades de Oxigenação (oxigenoterapia e aspiração de vias aéreas)
Sondagem Nasogástrica e Nasoenteral. Termos técnicos associados ao conteúdo. Cuidados de enfermagem associados ao procedimento técnico e ao paciente em uso de sonda. Segurança do paciente.

30

4

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
CONTEÚDOS DAS Unidades 1-2-3

40

 

TOTAL DE HORAS

160 h


Estratégias:UNIDADES 1-2-3: Aula expositiva dialogada, estudos dirigidos, estudos de caso, resolução de exercícios de cálculo de medicação Execução de Procedimentos em ambiente simulado de aprendizagem, Laboratório de Práticas Profissionais(LPP) UNIDADE 4- Atividades Práticas em Campo nas instituições de Saúde de Nível Terciário


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Estudos de caso/ Estudos Dirigidos Participação ativa das atividades e discussões Correlação teórico-prática nas discussões e na execução dos procedimentos em ambiente simulado e em campo de prática ( APSSS) Avaliação teórica Avaliação teórico-prática em LPP

HABILIDADES

Participação das discussões Desenvolvimento de atividades práticas nos LPPs e na APSSS com crescimento nas aptidões técnicas e destreza manual, respeito a semiotécnica do procedimento. Iniciativa, tomada de decisão, comunicação clara, assertiva e empática em LPP e APSSS Durante avaliações escritas demonstrar domínio da escrita gramatical e ortográfica correta, letra legível.

ATITUDES

Participação ativa nas atividades desenvolvidas em sala de aula,LPP e APSSS Evitar consultas em material não permitido durante avaliações escritas. Iniciativa em buscar e trazer informações, novidades de conteúdos trabalhados e expor ao grupo Assiduidade, Pontualidade, Respeito e Comprometimento; Desenvolvimento de postura ética nas APSSS, com os colegas, orientadores, professores e profissionais dos campos de prática Atitude ética no desempenho das atividades práticas com os pacientes e família

OUTRAS

O aluno deverá cumprir no mínimo 16 horas de atividades extra curriculares em LPP. A participação em estudos extra-classe no LPP deverá ser comprovada através de assinatura de presença no instrumento próprio da disciplina. E DEVERÁ SER ENTREGUE A PROFESSORA DA DISCIPLINA ATÉ DATA PREVISTA EM CRONOGRAMA DA DISCPLINA.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

INTEGRATIVA

x

x

x

1.0

12/06/2024

AVALIAÇÃO TEÓRICA 11

1-2

x

x

x

1.0

18/04/2024

x

09/05/2024

AVALIAÇÃO PRÁTICA LPP 1

1-2

x

x

x

1.0

23/04/2024

AVALIAÇÃO TEÓRICA 2

1-2-3

x

x

x

2.0

13/06/2024

x

27/06/2024

AVALIAÇÃO PRÁTICA LPP 2

1-2-3

x

x

x

1.0

25/06/2024

VÍDEO VERIFICAÇÃO DE SSVV

2

x

x

x

1.0

26/03/2024

APSSS

1-2-3

x

x

x

3.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

POTTER, Patricia A et al. Fundamentos de enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788595151734.

2

PETENUSSO, Marcio; KRIEGER, Denise. Manual de saúde para manuseio de sondas, drenos e cateteres. São Paulo: Yendis, 2016. ISBN 9788544705742.

3

HINKLE, Janice L; CHEEVER, Kerry H. Brunner & Suddarth Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 14. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788527736954.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

PERRY, Anne Griffin. Procedimentos e Intervenções de Enfermagem. Rio de Janeiro: GEN Guanabara Koogan, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788595154186.

2

GIOVANI, Arlete M. M et al. Procedimentos de enfermagem IOT-HC-FMUSP. Barueri: Manole, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788520448205.

3

BARROS, Alba Lucia Bottura Leite de; LOPES, Juliana de Lima; MORAIS, Sheila Coelho Ramalho Vasconcelos (org.). Procedimentos de enfermagem para a prática clínica. Porto Alegre: ArtMed, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582715727.

4

HINKLE, Janice L; CHEEVER, Kerry H. Brunner & Suddarth Tratado de enfermagem médico-cirúrgica. 14. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788527736954.

5

Conhecimento e métodos do cuidar em enfermagem

obs:

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