Uniplac - Graduação - Psicologia - Avaliação Psicológica Infância e Adolescência - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Psicologia

ESTRUTURA CURRICULAR

Psicologia Par055/22

PROFESSOR

Suely Terezinha de Liz


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Avaliação Psicológica Infância e Adolescência

0-19496

4

80


EMENTA

Psicometria. Princípios da avaliação psicológica na infância e adolescência. Principais técnicas e

instrumentos de avaliação: normas de aplicação, níveis de inferência, devolução e

compatibilização com outros dados gerais do desenvolvimento. Aspectos éticos específicos da

avaliação na infância e na adolescência: família no processo de avaliação. Práticas extensionistas

integradoras e articuladas de acordo com o perfil do egresso.


OBJETIVO GERAL

Avaliar fenômenos e processos psicológicos na infância e adolescência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer os aspectos históricos da avaliação psicológica enquanto campo de produção de conhecimento e intervenção do psicólogo; - Conhecer a legislação pertinente à avaliação psicológica (Resoluções do CFP, Código de Ética Profissional do Psicólogo, Sistema de Avaliação dos Testes Psicológicos- SATEPSI - e as políticas do Conselho Federal de Psicologia para a Avaliação Psicológica); - Caracterizar os aspectos gerais e os conceitos básicos dos instrumentos psicológicos (psicométricos e projetivos) para avaliação psicológica na infância e adolescência; - Conhecer as principais técnicas e instrumentos de avaliação na infância e adolescência; - Caracterizar os procedimentos básicos envolvidos com a utilização de técnicas e testes psicológicos na infância e adolescência; - Avaliar os aspectos éticos relativos ao uso de instrumentos psicológicos para medir fenômenos e processos psicológicos para avaliação e diagnóstico psicológico na infância e adolescência.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Medir e avaliar como processos distintos:
1.1 Caracterização da medida em Psicologia;
1.2 Caracterização da avaliação psicológica;
1.3 História da medida em Psicologia;
1.4 Legislação pertinente à avaliação psicológica.

12

2

2. Noções e Conceitos Básicos de instrumentos de medida utilizadas em avaliação psicológica:
2.1. Diferenças entre teste projetivo e objetivo.
2.2. Processos de construção, padronização e validação dos testes psicológicos.
2.3. A ética na aplicação de testes.

8

3

3.Coleta, organização e tratamento e interpretação de dados obtidos por meio da mensuração de fenômenos psicológicos
3.1 Etapas que caracterizam o processo de obtenção de dados por meio de técnicas de mensuração;
3.2 Etapas que caracterizam a elaboração dos documentos resultantes do processo de obtenção de dados;
3.3 A ética na elaboração de documentos

8

4

4. A Comunicação por Meio do Desenho.
4.1 O desenho gráfico da criança.
4.2 As defesas nos testes gráficos.

8

5

5. Testes projetivos e as técnicas projetivas no processo de avaliação psicológica na infância e adolescência: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; Comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos.

24

6

6. Testes objetivos para avaliação psicológica na infância e adolescência: funções básicas; procedimentos básicos para aplicação e análise; Comunicação do resultado do teste; síntese e elaboração de informes psicológicos.

20

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão as seguintes unidades 4 e 5 em Atividade Prática Extraclasse: Testes Projetivos e Testes objetivos; Procedimentos Básicos para Aplicação e Análise; Comunicação de Resultados; Síntese e Elaboração de Informes Psicológicos.


Estratégias: Aula Expositiva-( AE) Aula Expositiva Dialogada- ( AED) Atividade de Elaboração de Documentos Extraclasse-( APE)


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação por meio de atividades em sala de aula e extraclasse, atividades práticas, estudos dirigidos, trabalhos individuais e em equipes, elaboração e apresentação de trabalhos.

HABILIDADES

Desenvolver habilidade para aplicar e corrigir instrumentos psicológicos objetivos e projetivos para Avaliação Psicológica de crianças e adolescentes, bem como capacidade de análise e devolução dos dados.

ATITUDES

Participação em sala de aula, pontualidade, assiduidade, elaboração e entrega pontual de trabalhos, leitura da bibliografia indicada, postura ética e comprometida com docente e colegas. Postura consoante com as diretrizes do Código de Ética do Psicólogo no processo de Avaliação Psicológica.

OUTRAS

Interesse e compromisso com a aquisição de novos conhecimentos por meio das leituras e debates em sala de aula

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa.

x

x

x

27/05/2024

Prova Escrita.

1,2 e 3.

x

x

x

4.0

27/03/2024

x

10/04/2024

Relatório Psicológico.

2,3,4,5 e 6.

x

x

x

4.5

05/06/2024

x

19/06/2024

¹Datas e formatos das avaliações podem sofrer alterações mediante necessidade e andamento da disciplina. ²Formato de avaliação definido pelo colegiado do curso. ³A data da avaliação não necessariamente deve ser apresentada, embora seja somente uma previsão. A definir

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

PASQUALI, Luiz. Técnicas de exame psicológico - TEP: manual. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001. 233 p. (Fundamentos das técnicas psicológicas) ISBN 8573961600

2

TRINCA, Walter. Formas de investigação clínica em psicologia. São Paulo: Vetor, 1997. 292 p. ISBN 8587516493

3

SOLANGE MUGLIA WECHSLER E TATIANA DE CASSIA NAKANO. O desenho infantil - Forma de expressão cognitiva, criativa e emocional. Casa do Psicólogo 2012 ISBN 978-85-8040-088-5


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 1992. 88 p.

2

ROSA MARIA LOPES AFFONSO. Ludodiagnóstico: Investigação Clínica Através do Brinquedo. artmed 2012

3

ANASTASI, Anne; URBINA, Susana; VERONESE, Maria Adriana Veríssimo. Testagem psicológica. 7.ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 575 p. ISBN 8573076151

4

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico -V. 5.ed.rev. e ampl. São Paulo: Artmed, 2003. 677 p. ISBN 8573077220

5

CRUZ, Roberto Moraes; ALCHIERI, João Carlos; SARDÁ JÚNIOR, Jamir J. Avaliação e medidas psicológicas: produção do conhecimento e da intervenção profissional. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. 277 p. ISBN 8573961864

6

ALCHIERI, João Carlos; CRUZ, Roberto Moraes. Avaliação psicológica: conceito, métodos e instrumentos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. 122 p. (Coleção Temas em Avaliação Psicológica) ISBN 8573962429

7

ARZENO, Maria Esther Garcia; SÍQUIER DE OCAMPO, Maria Luisa; ARZENO, Maria Esther Garcia; PICCOLO, Elza Grossano de. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. 10.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 541 p. ISBN 8533614217

8

TRINCA, Walter. Diagnóstico psicológico: a prática clínica. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2010. 106 p. ISBN 9788512622101

obs: Além das referências bibliográficas indicadas neste Plano de Ensino, serão utilizados manuais de testes psicológicos que somente estão disponíveis no Serviço Escola de Psicologia, por serem de uso exclusivo do psicólogo e sigiloso. Resoluções CFP: CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 31, de 15 de dezembro de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Estabelece diretrizes para realização de Avaliação Psicológica no exercício profissional da psicóloga e do psicólogo, Regulamenta o sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI e revoga a Resolução CFP nº 09/2018. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 13, de 15 de junho de 2022. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2022. Dispõe sobre diretrizes e deveres para o exercício da psicoterapia por psicóloga e por psicólogo. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 06, de 29 de março de 2019. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2019. Institui regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pela(o) psicóloga(o) no exercício profissional. CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA 12ª REGIÃO. Comissão de Orientação e Fiscalização. Elaboração de Documentos Psicológicos. Orientações sobre a Resolução CFP Nº 006/2019. AGOSTO/2019. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 30 de março de 2009. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos. CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução N° 01, de 21 de julho de 2005. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia. 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo.

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