PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par761/17 - EC4 |
PROFESSOR |
Munir Saleh |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Empreendedorismo |
0-17477 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Conceito, origens e características do empreendedorismo. Criatividade, iniciativa e intuição. A visão da oportunidade e como transformá-la em negócio. Tipos de empreendedorismo. Empreendedorismo Social. Fatores condicionantes de sucesso e de mortalidade de empresas no Brasil. Fontes de financiamento e de microcrédito. Constituição e encerramento formal de uma empresa. Responsabilidade Social Empresarial. |
OBJETIVO GERAL |
Oferecer ao aluno ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo em suas diferentes formas, instigando o espírito empreendedor como uma das formas de desenvolvimento. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Proporcionar aos alunos ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo tanto teóricos como práticos. - Evidenciar casos de empreendedores e suas características, no contexto empresarial brasileiro. - Discutir aspectos presentes na literatura que determinam o sucesso dos empreendedores e confrontar com as práticas. - Apresentar e discutir os diferentes tipos de empreendedorismo. - Analisar os dados referentes ao empreendedorismo no Brasil. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
I Empreendedorismo |
12 |
2 |
II. Características do Empreendedor |
12 |
3 |
III Fatores condicionantes de sucesso e de mortalidade no Brasil |
16 |
4 |
IV Criatividade e Inovação. |
15 |
5 |
V Seminário Plano de Negócios. |
15 |
6 |
VI. Pitch Plano de Negócios Simplificado |
10 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
14 |
Estratégias:AEX, ARM, ED,TG |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente com os conteúdos da disciplina através de provas e trabalhos. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Será observada a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita e, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos. |
|||||||||||
ATITUDES |
Será observada a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais e em grupo. |
|||||||||||
OUTRAS |
Será observada a capacidade de visão sistêmica, de criticidade e do saber ouvir do aluno. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
1ª Avaliação |
1 e 2 |
x |
x |
x |
3.0 |
10/05/2024 |
x |
24/05/2024 |
||||
2ª Avaliação |
3,4,5 |
x |
x |
x |
3.0 |
15/06/92024 |
x |
28/06/2024 |
||||
3º Avaliação Pitch |
1,2,3,4,5 |
|
|
|
4.0 |
21/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011. 152p. ISBN 9788535252132. |
|||||||||||
2 |
TAJRA, Sanmya Feitosa. Empreendedorismo: conceitos e práticas inovadoras. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536531625. |
|||||||||||
3 |
ROCHA, Marcelo Theoto; DORRESTEIJN, Hans; GONTIJO, Maria José. Empreendedorismo em negócios sustentáveis: plano de negócios como ferramenta do desenvolvimento. São Paulo: Peiropolis, 2005. 119 p. ISBN 8575960598 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
SALIM, César Simões; HOCHMAN, Nelson; RAMAL, Andréa Cecília; RAMAL, Silvina Ana. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. 3. ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 336 p. ISBN 9788535217360. |
|||||||||||
2 |
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 5. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597028089. |
|||||||||||
3 |
HASHIMOTO, Marcos; BORGES, Cândido. Empreendedorismo: plano de negócios em 40 lições. 2. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440494. |
|||||||||||
4 |
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522486748. |
|||||||||||
5 |
BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. 3. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605189. |
|||||||||||
6 |
DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 4. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052045. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |