Uniplac - Graduação - Administração - Empreendedorismo - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Munir Saleh


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Empreendedorismo

0-17477

ES

4

80


EMENTA

Conceito, origens e características do empreendedorismo. Criatividade, iniciativa e intuição. A visão da oportunidade e como transformá-la em negócio. Tipos de empreendedorismo. Empreendedorismo Social. Fatores condicionantes de sucesso e de mortalidade de empresas no Brasil. Fontes de financiamento e de microcrédito. Constituição e encerramento formal de uma empresa. Responsabilidade Social Empresarial.


OBJETIVO GERAL

Oferecer ao aluno ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo em suas diferentes formas, instigando o espírito empreendedor como uma das formas de desenvolvimento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Proporcionar aos alunos ampla visão dos aspectos que envolvem o empreendedorismo tanto teóricos como práticos. - Evidenciar casos de empreendedores e suas características, no contexto empresarial brasileiro. - Discutir aspectos presentes na literatura que determinam o sucesso dos empreendedores e confrontar com as práticas. - Apresentar e discutir os diferentes tipos de empreendedorismo. - Analisar os dados referentes ao empreendedorismo no Brasil.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

I Empreendedorismo
1.1 Introdução.
1.2 Contextualização: origens e análise histórica do empreendedorismo.
1.3 Conceito de empreendedorismo.
1.4 Importância do Empreendedorismo para a sociedade.
1.5 Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico.
1.6 Por que estudar Empreendedorismo@p0

12

2

II. Características do Empreendedor
2.1 Tipos de empreendedorismo.
2.2 Capacidade de identificação de oportunidades e antecipação às mudanças.2.3 Empreendedorismo por necessidade x oportunidade.
2.4 Empreendedores de sucesso em Santa Catarina, no Brasil e no mundo.
2.5. Principais tendências e oportunidades de negócios.

12

3

III Fatores condicionantes de sucesso e de mortalidade no Brasil
3.1 Entendendo o mundo dos negócios.
3.1 A atividade empreendedora e as MPEs.
3 2 A evolução dos pequenos negócios.
3.3. Fontes de financiamento e de microcrédito.
3.4 Constituição e encerramento formal de uma empresa.
3.5 Apresentação de casos de empreendedores da região.
3.6 O Empreendedor Corporativo.
3.7 Empreendedorismo Social.
3.8 Responsabilidade Social Empresarial.

16

4

IV Criatividade e Inovação.
4.1 Inovação um Imperativo Organizacional.
4.1 A importância da criatividade para o sucesso do negócio.
4.2 O empresário criativo e suas habilidades: iniciativa e intuição.
4.3 Barreiras à criatividade nas empresas.
4.4 Inovação e empreendedorismo.
4.5 Fases do processo de inovação tecnológica.
4.6 A inovação no Brasil.
4.7 Desenvolvimento de Startups

15

5

V Seminário Plano de Negócios.
5.1 O Plano de Negócios e sua Estrutura.
5.1 Concepção de criação ou melhoria de negócio.
5.2 Avaliação do Perfil Empreendedor do Aluno.

15

6

VI. Pitch Plano de Negócios Simplificado

10

 

TOTAL DE HORAS

80 h

14


Estratégias:AEX, ARM, ED,TG


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

O aluno será avaliado por sua capacidade de assimilar, refletir e posicionar-se criticamente com os conteúdos da disciplina através de provas e trabalhos.

HABILIDADES

Será observada a habilidade do aluno em comunicar-se verbal ou de forma escrita e, em realizar leituras e refletir sobre os temas propostos.

ATITUDES

Será observada a assiduidade e pontualidade do aluno, bem como seu interesse e comprometimento em cumprir as atividades individuais e em grupo.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de criticidade e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1ª Avaliação

1 e 2

x

x

x

3.0

10/05/2024

x

24/05/2024

2ª Avaliação

3,4,5

x

x

x

3.0

15/06/92024

x

28/06/2024

3º Avaliação Pitch

1,2,3,4,5

4.0

21/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011. 152p. ISBN 9788535252132.

2

TAJRA, Sanmya Feitosa. Empreendedorismo: conceitos e práticas inovadoras. São Paulo: Erica, 2019. 1 recurso online. (Eixos). ISBN 9788536531625.

3

ROCHA, Marcelo Theoto; DORRESTEIJN, Hans; GONTIJO, Maria José. Empreendedorismo em negócios sustentáveis: plano de negócios como ferramenta do desenvolvimento. São Paulo: Peiropolis, 2005. 119 p. ISBN 8575960598


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

SALIM, César Simões; HOCHMAN, Nelson; RAMAL, Andréa Cecília; RAMAL, Silvina Ana. Construindo planos de negócios: todos os passos necessários para planejar e desenvolver negócios de sucesso. 3. ed.rev.atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 336 p. ISBN 9788535217360.

2

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. 5. São Paulo: Atlas, 2021. 1 recurso online. ISBN 9788597028089.

3

HASHIMOTO, Marcos; BORGES, Cândido. Empreendedorismo: plano de negócios em 40 lições. 2. São Paulo: Saraiva, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788571440494.

4

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Empreendedorismo: vocação, capacitação e atuação direcionadas para o plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788522486748.

5

BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. 3. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605189.

6

DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser um empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 4. São Paulo: Fazendo Acontecer, 2020. 1 recurso online. ISBN 9786587052045.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática