Uniplac - Graduação - Administração - Administração de Marketing I - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par761/17 - EC4

PROFESSOR

Ciro Antonio Fernandes


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Administração de Marketing I

0-18380

ES

4

80


EMENTA

Conceitos, evolução e funções do marketing. Composto mercadológico. Análise do ambiente de marketing. Administração de vendas. Comportamento do consumidor. Planejamento estratégico corporativo e planos de marketing.

 


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão e aplicação dos fundamentos, princípios, técnicas e desenvolvimento de marketing, sua aplicabilidade nas organizações e no estabelecimento de estratégias competitivas no mundo dos negócios.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Oportunizar o conhecimento e a correlação dos conceitos, métodos e técnicas aplicadas ao Marketing com relação a outras áreas da administração. Apresentar aos acadêmicos o papel do Marketing no cotidiano empresarial, como diferencial de estratégia para atingimento de metas e objetivos organizacionais. Desenvolver habilidades nos acadêmicos para a identificação de problemas e oportunidades mercadológicas, no contexto de um meio-ambiente em constante mutação.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1.0. INTRODUÇÃO
1.1. Apresentação e discussão: do plano de ensino;
1.2. Dos objetivos;
1.3. Da metodologia de trabalho;
1.4. Da sistemática de avaliação;
1.5. Dos direitos e obrigações legais.
1.6. Pesquisa bibliográfica

2

2

2.0. HISTÓRIA, EVOLUÇÃO, CONCEITOS E FUNÇÕES DE
MARKETING.
2.1. O que é Marketing.
2.2. A origem do Marketing.
2.3. A evolução histórica do Marketing.
2.4. Marketing de transação.
2.5. Marketing de Relacionamento.
2.6. Necessidades e Desejos.
2.7. Tipos de Marketing.

10

3

3.0. O COMPOSTO MERCADOLÓGICO/DE MARKETING. Os N
Ps
3.1. Os 4 Ps.
3.2. PRODUTO. Classificações, Divisões, Ciclo de vida.
3.3. PREÇO. Estratégias de precificação.

8

4

4.0. PROMOÇÃO. Comunicação, Mix de comunicação
4.1. A função da comunicação de marketing
4.2. Gestão estratégica da comunicação
4.3. Decisão sobre o MIX de comunicação de marketing
4.4. Gestão da comunicação integrada de marketing
4.5. Desenvolvimento e gestão de um programa de propaganda
4.6. Decisão sobre a mídia e avaliação de sua eficácia
4.7. Promoção de vendas
4.8. Relações públicas

14

5

5.0. PRAÇA. DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS
5.1. Canais de distribuição
5.2. Gestão do varejo, atacado e logística

4

6

6.0. ANALISE DO AMBIENTE DE MARKETING
6.1. As forças micro e macroambientais
6.2. Ambiente demográfico, econômico, sociocultural, natural,
tecnológico, e políticolegal

8

7

7.0 PLANO DE MARKETING
7.1. Análise SWOT
7.2. 5W2H

6

8

8.0. ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS
8.1. Marketing direto e interativo
8.2. Planejamento da força de vendas
8.3. Gestão da força de vendas
8.4. Marketing de relacionamento

10

9

9.0. ANALISE DE MERCADOS
9.1. Posicionamento de produtos

4

10

10.0. SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
10.1. Diferenciação. Estratégias e pré-requisitos.

4

11

11.0. SATISFAÇÃO, VALOR E FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
11.1. Construção de valor, satisfação e fidelidade do cliente
11.2. Maximização do valor do cliente ao longo do tempo
11.3. Relacionamento com os clientes CRM

8

 

TOTAL DE HORAS

78 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 8 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse de atividade extensionista.


Estratégias:ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; TI - Trabalho Individual.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Dois testes escritos no decurso do semestre. Seminários. Produção de textos. Prova interdisciplinar.

HABILIDADES

Serão observadas suas habilidades em comunicar-se verbalmente e/ou de forma escrita, em realizar leitura e refletir a respeito dos assuntos tratados.

ATITUDES

Assiduidade, Respeito, Interesse, Postura, Comprometimento e Capacidade individual e coletiva de relacionamento.

OUTRAS

Será observada a capacidade de visão sistêmica, de crítica, e do saber ouvir do aluno.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação de conteúdo 1

1 a 5

5.00

06/05/2024

x

13/05/2024

Avaliação de conteúdo 2

6 a 10

5.00

17/06/2024

x

24/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2013. 765 p. ISBN 978-85-8143-000-3.

2

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Marketing de varejo. 5. São Paulo: Atlas, 2013. 1 recurso online. ISBN 9788522478804.

3

TURCHI, Sandra R. Estratégia de marketing digital e e-commerce. 2. São Paulo: Atlas, 2018. 1 recurso online. ISBN 9788597015409.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DEMO, Gisela (org.). Marketing de relacionamento & comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. São Paulo: Atlas, 2015. 140 p. ISBN 9788522497249.

2

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 4. São Paulo: GEN Atlas, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788595155787.

3

LODISH, Leonard; MORGAN, Howard Lee; KALLIANPUR, Amy. Empreendedorismo e marketing: lições do curso de MBA da Warthon School. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002. 289 p. ISBN 853520914x

4

ROSENBLOOM, Bert. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Cengage Learning, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788522122035.

5

TEIXEIRA, Fernando. Inteligência artificial em marketing e vendas: um guia para gestores de pequenas, médias e grandes empresas. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555204858.

obs:

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