PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Educação Física |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Educação Física - Bacharelado Par769/17 |
PROFESSOR |
Angela Juvinete Ribeiro Rossi |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Dança |
0-17601 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Estilos e técnicas de dança. Composição coreográfica. Dança como manifestação cultural. Dança adaptada. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar ao acadêmico o contato com referências que permita a abordagem da dança com uma forma de comunicação e um processo de conhecimento. Possibilitar ao acadêmico o conhecimento dos fundamentos teóricos e práticos da DANÇA . |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
1- Refletir sobre o processo evolutivo da dança em seus diversos estilos; 2- Compreender as diferenças no que diz respeito aos estilos e técnicas de dança adaptada a populações especiais, respeitando suas características; 3- Perceber o corpo como possibilidade de expressão de movimento; 4- Compreender a importância da construção de projetos realizados pelos profissionais de Educação Física. 5- Aproximar o acadêmico do campo de atuação profissional, através da organização, planejamento e apresentação de aulas; 6- Organização e realização de Festival de Dança. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
|
04 |
2 |
|
12 |
3 |
|
14 |
4 |
Danças Diversas: Improvisação em Dança, Danças de salão Dança e Deficiência Artigos |
14 |
5 |
Danças Urbanas e os Aspectos Sociais |
20 |
6 |
Apresentações Artísticas Avaliativas de estilos diversos em Dança |
16 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
Aulas teóricas e aulas práticas, pesquisas, leitura, reflexão, laboratório, realização de trabalhos teóricos práticos |
Estratégias:aulas teórica e prática, pesquisas, estudos, trabalhos teóricos e práticos |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Domínio Conceitual |
|||||||||||
HABILIDADES |
Expressão oral e escrita do conhecimento construído. Reflexão crítica diante das realidades investigadas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Assiduidade; Pontualidade; Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção do conhecimento. Participação efetiva. |
|||||||||||
OUTRAS |
Processual e contínua, durante aulas e seminários. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
AVALIAÇÃO TEÓRICA 1 -História da Dança e Improvisação em Dança Danças de Salão |
1, 2 e 3 |
|
|
|
3 |
26/03/2024 |
x |
02/04/2024 |
||||
AVALIAÇÃO PRÁTICA 1 - Danças e Deficiências e Artigos diversos |
4 e 5 |
|
|
|
3 |
23/04/2024 |
x |
30/04/2024 |
||||
AVALIAÇÃO PRÁTICA 2 – Produção de Eventos |
6 |
|
|
|
2 |
11/06/2024 |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1999. 486 p. ISBN 8573320982 |
|||||||||||
2 |
RIED, Bettina. Fundamentos de dança de salão. Londrina: Midiograf, 2003. 205 p. ISBN 8590385116 |
|||||||||||
3 |
IIZUKA, Edson Sadao; MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; SANTOS, Anderson de Andrade. Produção acadêmica em empreendedorismo no Brasil: análise dos artigos aprovados nos eventos da ANPAD entre 2001 e 2012. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v.16, n.4 , p. 723-749, out. 2015. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
DANÇAS populares brasileiras. Não Cadastrado: Rhodia, 1989. 213p 19040 |
|||||||||||
2 |
XAVIER, Jussara; MEYER, Sandra; TORRES, Vera. Tubo de ensaio: experiências em dança e arte contemporânea. Florianópolis: Ed. do Autor, 2006. 120 p. ISBN 858764890x |
|||||||||||
3 |
BENEFICIOS DA DANÇA NESPORTE PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA |
|||||||||||
4 |
Projeto Arteiros: uma proposta de dança inclusiva |
|||||||||||
5 |
Perspectivas das pesquisas em dança |
|||||||||||
obs:Plano de Ensino realizado através de estudos |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |