Uniplac - Graduação - Educação Física - Dança - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Educação Física

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Angela Juvinete Ribeiro Rossi


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Dança

0-17601

ES

4

80


EMENTA

Estilos e técnicas de dança. Composição coreográfica. Dança como manifestação cultural. Dança adaptada.

 


OBJETIVO GERAL

Proporcionar ao acadêmico o contato com referências que permita a abordagem da dança com uma forma de comunicação e um processo de conhecimento. Possibilitar ao acadêmico o conhecimento dos fundamentos teóricos e práticos da DANÇA .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Refletir sobre o processo evolutivo da dança em seus diversos estilos; 2- Compreender as diferenças no que diz respeito aos estilos e técnicas de dança adaptada a populações especiais, respeitando suas características; 3- Perceber o corpo como possibilidade de expressão de movimento; 4- Compreender a importância da construção de projetos realizados pelos profissionais de Educação Física. 5- Aproximar o acadêmico do campo de atuação profissional, através da organização, planejamento e apresentação de aulas; 6- Organização e realização de Festival de Dança.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1









1 Apresentação do Plano de Ensino;
Discussão sobre o processo de avaliação, trabalhos e atividade


















04

2



2 História da Dança e Artigos

12

3


3 Elaboração Organização Produção de Projetos

14

4

Danças Diversas: Improvisação em Dança, Danças de salão Dança e Deficiência Artigos

14

5

Danças Urbanas e os Aspectos Sociais

20

6

Apresentações Artísticas Avaliativas de estilos diversos em Dança

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Aulas teóricas e aulas práticas, pesquisas, leitura, reflexão, laboratório, realização de trabalhos teóricos práticos


Estratégias:aulas teórica e prática, pesquisas, estudos, trabalhos teóricos e práticos


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Domínio Conceitual

HABILIDADES

Expressão oral e escrita do conhecimento construído. Reflexão crítica diante das realidades investigadas.

ATITUDES

Assiduidade; Pontualidade; Responsabilidade para com tarefas individuais e coletivas. Respeito às diferenças. Disponibilidade para a construção do conhecimento. Participação efetiva.

OUTRAS

Processual e contínua, durante aulas e seminários.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

AVALIAÇÃO TEÓRICA 1 -História da Dança e Improvisação em Dança Danças de Salão

1, 2 e 3

3

26/03/2024

x

02/04/2024

AVALIAÇÃO PRÁTICA 1 - Danças e Deficiências e Artigos diversos

4 e 5

3

23/04/2024

x

30/04/2024

AVALIAÇÃO PRÁTICA 2 – Produção de Eventos

6

2

11/06/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Editora Sprint Ltda, 1999. 486 p. ISBN 8573320982

2

RIED, Bettina. Fundamentos de dança de salão. Londrina: Midiograf, 2003. 205 p. ISBN 8590385116

3

IIZUKA, Edson Sadao; MORAES, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de; SANTOS, Anderson de Andrade. Produção acadêmica em empreendedorismo no Brasil: análise dos artigos aprovados nos eventos da ANPAD entre 2001 e 2012. Administração: ensino e pesquisa, Rio de Janeiro, v.16, n.4 , p. 723-749, out. 2015.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

DANÇAS populares brasileiras. Não Cadastrado: Rhodia, 1989. 213p 19040

2

XAVIER, Jussara; MEYER, Sandra; TORRES, Vera. Tubo de ensaio: experiências em dança e arte contemporânea. Florianópolis: Ed. do Autor, 2006. 120 p. ISBN 858764890x

3

BENEFICIOS DA DANÇA NESPORTE PARA PESSOAS COM DEFICIENCIA

4

Projeto Arteiros: uma proposta de dança inclusiva

5

Perspectivas das pesquisas em dança

obs:Plano de Ensino realizado através de estudos

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática