Uniplac - Graduação - Matemática - Seminário em Educação Matemática - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Schayla Letyelle Costa Pissetti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Seminário em Educação Matemática

0-18265

ES

2

40


EMENTA

Seminário em Educação Matemática. Prática docente na educação básica. Devolutiva do estágio.


OBJETIVO GERAL

Oportunizar ao estudante o contato com as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para a atuação do licenciado em matemática, de modo que possa explorá-las e empregá-las em suas atividades profissionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Apresentar as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para seminários, palestras, aulas e eventos em geral, bem como as especificidades de cada evento científico. - Discutir sobre metodologias, ideias, técnicas e outros aspectos que envolvem a docência, com foco na educação matemática; - Oportunizar o treinamento profissional para a execução de diferentes eventos; - Efetuar a devolutiva do estágio obrigatório.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Aula introdutória. Objetivos e atividades a serem desenvolvidas na disciplina. Anseios dos estudantes em relação ao conteúdo a ser desenvolvido. Dinâmica das aulas.

5

2

Reflexões acerca do profissionalismo no ensino da matemática – O que faz um bom professor@p0
Definições e especificidades dos diferentes tipos de eventos (seminário, mesa redonda, congresso, colóquio, palestra, workshop...).

8

3

Como se apresentar em um evento científico – Plataformas de buscas confiáveis, palavras-chave, organização de material, montagem de slides, conteúdo, tempo, postura e oratória. Outros modelos de apresentação: e-pôster, flip chart, banner, prezi...).

12

4

Seminário apresentado pelos estudantes com temas pré-definidos.
Devolutiva de estágio.
O erro como oportunidade no ensino da Matemática – Um estudo sobre as mentalidades matemáticas. Dinâmicas diversas.

15

 

TOTAL DE HORAS

40 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Solução de problemas em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações.

HABILIDADES

Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações.

ATITUDES

Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe

OUTRAS

.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Material desenvolvido para o seminário

todas

2.5

A definir

Apresentação do material

todas

2.5

A definir

Resenha de livro

todas

2.5

A definir

x

A definir

Trabalho de pesquisa

2

2.5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. 184 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080081-8.

2

GARCIA, Carlos Marcelo; DEMAILLY, Lise Chantraine; GÓMEZ, Angel Pérez; POPKEWITZ, Thomas S.; SCHOH, Donald A.; ZEICHNER, Ken. Os professores e a sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1997. 158p (Coleção Nova Enciclopédia) 19215 ISBN 9722010085

3

MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. 176 p. (Magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080464-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CURY, Helena Noronha; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Álgebra para a formação do professor. São Paulo: Autêntica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582176214.

2

SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. 192 p.

3

LOPES, Maria Neves Dias. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. A formação do professor frente a nova LDB. Lages 1998. (Relatório) 10719

4

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.35, n.129 , p. 1085-1114, out. 2014.

5

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática