PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR |
Schayla Letyelle Costa Pissetti |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Seminário em Educação Matemática |
0-18265 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Seminário em Educação Matemática. Prática docente na educação básica. Devolutiva do estágio. |
OBJETIVO GERAL |
Oportunizar ao estudante o contato com as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para a atuação do licenciado em matemática, de modo que possa explorá-las e empregá-las em suas atividades profissionais. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
- Apresentar as diferentes técnicas didático-pedagógicas necessárias para seminários, palestras, aulas e eventos em geral, bem como as especificidades de cada evento científico. - Discutir sobre metodologias, ideias, técnicas e outros aspectos que envolvem a docência, com foco na educação matemática; - Oportunizar o treinamento profissional para a execução de diferentes eventos; - Efetuar a devolutiva do estágio obrigatório. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Aula introdutória. Objetivos e atividades a serem desenvolvidas na disciplina. Anseios dos estudantes em relação ao conteúdo a ser desenvolvido. Dinâmica das aulas. |
5 |
2 |
Reflexões acerca do profissionalismo no ensino da matemática – O que faz um bom professor@p0 |
8 |
3 |
Como se apresentar em um evento científico – Plataformas de buscas confiáveis, palavras-chave, organização de material, montagem de slides, conteúdo, tempo, postura e oratória. Outros modelos de apresentação: e-pôster, flip chart, banner, prezi...). |
12 |
4 |
Seminário apresentado pelos estudantes com temas pré-definidos. |
15 |
|
TOTAL DE HORAS |
40 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Solução de problemas em classe e extraclasse. Conhecer fórmulas, regra e conceitos para ser aplicado em problemas reais. Aplicação dos conhecimentos adquiridos em questões apresentadas nas avaliações. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Utilização correta dos conceitos e dos conteúdos afins já estudados. Capacidade de interpretar problemas reais. Resolução correta das questões apresentadas em exercícios e avaliações. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse, criatividade, participação e envolvimento com a disciplina. Assiduidade, respeito e ordem. Interação e compromisso no trabalho de equipe |
|||||||||||
OUTRAS |
. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Material desenvolvido para o seminário |
todas |
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Apresentação do material |
todas |
|
|
|
2.5 |
A definir |
|
|
||||
Resenha de livro |
todas |
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Trabalho de pesquisa |
2 |
|
|
|
2.5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 12. ed. São Paulo: Papirus, 2001. 184 p. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080081-8. |
|||||||||||
2 |
GARCIA, Carlos Marcelo; DEMAILLY, Lise Chantraine; GÓMEZ, Angel Pérez; POPKEWITZ, Thomas S.; SCHOH, Donald A.; ZEICHNER, Ken. Os professores e a sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1997. 158p (Coleção Nova Enciclopédia) 19215 ISBN 9722010085 |
|||||||||||
3 |
MOYSÉS, Lucia. Aplicações de Vygotsky à educação matemática. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2004. 176 p. (Magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 853080464-3. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
CURY, Helena Noronha; RIBEIRO, Alessandro Jacques. Álgebra para a formação do professor. São Paulo: Autêntica, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582176214. |
|||||||||||
2 |
SANTA CATARINA. SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Proposta curricular de Santa Catarina: estudos temáticos. Florianópolis: Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina, 2005. 192 p. |
|||||||||||
3 |
LOPES, Maria Neves Dias. UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE. A formação do professor frente a nova LDB. Lages 1998. (Relatório) 10719 |
|||||||||||
4 |
FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Educação e Sociedade: revista de ciência da educação, Campinas, v.35, n.129 , p. 1085-1114, out. 2014. |
|||||||||||
5 |
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2019. 470p. ISBN 9788574964270. |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |