Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Desenvolvimento de Sistemas - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par786/17

PROFESSOR

Sabrina Bet


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Desenvolvimento de Sistemas

0-18426

ES

4

80


EMENTA

Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos com suporte a interface gráfica. Integração

a banco de dados. Suporte a internacionalização. Tratamento de erros e exceções.

Documentação. Implantação.


OBJETIVO GERAL

Ao termino da disciplina os alunos deverão estar aptos para construir aplicações corporativas completas, fazendo uso de interface gráfica, orientação a objetos, banco de dados, internacionalização, tratamento de exceções. Deverão também realizar documentação do sistema e implantação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Desenvolver aplicações gráficas orientadas a objetos Desenvolver aplicações com acesso a banco de dados Implementar aplicações com suporte a internacionalização Compreender métodos de análise e design de projetos de software Realizar documentação Realizar rotina de implantação


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

• Apresentação disciplina
• Apresentação plano de ensino
• Apresentação projeto integrador

2

2

• Atividades básicas ao processo de desenvolvimento de software
o Levantamento e analise de requisitos
o Projeto
o Prototipação
o Implementação
o Testes
o Implantação
• Documentação
o Documentação técnica
o Documentação do usuário final
• Ambiente de desenvolvimento
o Plataformas
o Linguagens
o Ferramentas

10

3

• Internacionalização
o Idioma, região, cultura
o Formulários
o Mensagens

8

4

• Tratamento de erros e exceções
o Erro
o Exceção
o Classes de exceções
o Checked Exceptions
o try, catch, finally
o trows

8

5

• Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos com suporte a interface gráfica, banco de dados e internacionalização
o Comandos de uma linguagem orientada a objetos
o Tipos de aplicações
o CRUD (Create, Read, Update e Delete)
o Programação visual utilizando IDE
o Aplicação das técnicas de Orientação a Objetos
? Herança, sobrecarga, reescrita, polimorfismo, classes e métodos abstratos, interfaces, encapsulamento, is, get, set, variáveis de instancia, classes, atributos, static
o Arquivos de configuração de aplicativo
o Documentação de código
o Interface Gráfica com o Usuário (GUI)?
? Pacotes
? Componentes gráficos
? Menus
? System Tray
? Notificações
? Programação concorrente voltada para GUI
? Tratamentos de Eventos
? Tratamento de erros e exceções
? Formatação de campos
? Integração BD
o Relatórios
o Arquivos de LOG
o Backup
o Introdução MVC
o Introdução versionamento
o Introdução testes
• Aplicação das unidades 1, 2, 3, 5 e 6

36

6

• Integração a banco de dados
o SGDB
o Revisão SQL
o Nativa
o Frameworks de Persistência
o Driver
o Conexão
o Operações
o Transação (commit, rollback, autocommit)

12

7

• Implantação
o Empacotamento de aplicações
o Criação de programas instaladores

4

 

TOTAL DE HORAS

80 h


Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Testes de conhecimento, atividades propostas.

HABILIDADES

Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas.

ATITUDES

Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional.

OUTRAS

NSA.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Projeto 01

todas

x

x

x

5

A definir

x

A definir

Projeto 02

todas

x

x

x

5

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591

2

FREEMAN, Eric. Use a cabeça: padrões de projetos (design patterns). 2.ed.rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 478p. ISBN 9788576081746

3

PREISS, Bruno R.; GOUVÊA, Elizabeth Ferreira. Estrutura de dados e algoritimos: Padrões de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 566 p. ISBN 853520693-0


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

BARNES, David J.; KÖLLING, Michael. Programação orientada a objetos com Java. São Paulo: Pearson Education, Prentice Hall Regents, 2005.

2

MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410

3

MANZANO, José Augusto N. G. Programação de computadores com C#. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519470.

4

METSKER, Steve John. Padrões de projeto em Java. Porto Alegre: Bookman, 2004. 407 p. ISBN 853630411

5

MOREIRA NETO, Oziel. Entendendo e dominando o Java. São Paulo: Digerati, 2004. 383 p. ISBN 8589535452

obs:

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