PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Sistemas de Informação |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Sistemas de Informação Par786/17 |
PROFESSOR |
Sabrina Bet |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Desenvolvimento de Sistemas |
0-18426 |
ES |
4 |
80 |
EMENTA |
|||
Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos com suporte a interface gráfica. Integração a banco de dados. Suporte a internacionalização. Tratamento de erros e exceções. Documentação. Implantação. |
OBJETIVO GERAL |
Ao termino da disciplina os alunos deverão estar aptos para construir aplicações corporativas completas, fazendo uso de interface gráfica, orientação a objetos, banco de dados, internacionalização, tratamento de exceções. Deverão também realizar documentação do sistema e implantação. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Desenvolver aplicações gráficas orientadas a objetos Desenvolver aplicações com acesso a banco de dados Implementar aplicações com suporte a internacionalização Compreender métodos de análise e design de projetos de software Realizar documentação Realizar rotina de implantação |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
• Apresentação disciplina |
2 |
2 |
• Atividades básicas ao processo de desenvolvimento de software |
10 |
3 |
• Internacionalização |
8 |
4 |
• Tratamento de erros e exceções |
8 |
5 |
• Desenvolvimento de sistemas orientado a objetos com suporte a interface gráfica, banco de dados e internacionalização |
36 |
6 |
• Integração a banco de dados |
12 |
7 |
• Implantação |
4 |
|
TOTAL DE HORAS |
80 h |
|
Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Testes de conhecimento, atividades propostas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Eficiência e eficácia das soluções apresentadas para a resolução das atividades propostas. Articula saberes teóricos e práticos para a resolução de problemas. |
|||||||||||
ATITUDES |
Pontualidade, assiduidade, contribuição para o bom andamento das aulas, participação nas atividades propostas, pró-atividade, trabalho em equipe, responsabilidade, respeito, sigilo profissional, postura profissional, uso das tecnologias em sala somente com foco educacional. |
|||||||||||
OUTRAS |
NSA. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Projeto 01 |
todas |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
||||
Projeto 02 |
todas |
x |
x |
x |
5 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
STELLMAN, Andrew. Use a cabeça: C#. 2.ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011. 797p. ISBN 9788576085591 |
|||||||||||
2 |
FREEMAN, Eric. Use a cabeça: padrões de projetos (design patterns). 2.ed.rev. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. 478p. ISBN 9788576081746 |
|||||||||||
3 |
PREISS, Bruno R.; GOUVÊA, Elizabeth Ferreira. Estrutura de dados e algoritimos: Padrões de projetos orientados a objetos com Java. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2000. 566 p. ISBN 853520693-0 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
BARNES, David J.; KÖLLING, Michael. Programação orientada a objetos com Java. São Paulo: Pearson Education, Prentice Hall Regents, 2005. |
|||||||||||
2 |
MARTIN, Robert C. Princípios, padrões e práticas ágeis em C#. Porto Alegre: Bookman, 2011. 736p. ISBN 9788577808410 |
|||||||||||
3 |
MANZANO, José Augusto N. G. Programação de computadores com C#. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online. ISBN 9788536519470. |
|||||||||||
4 |
METSKER, Steve John. Padrões de projeto em Java. Porto Alegre: Bookman, 2004. 407 p. ISBN 853630411 |
|||||||||||
5 |
MOREIRA NETO, Oziel. Entendendo e dominando o Java. São Paulo: Digerati, 2004. 383 p. ISBN 8589535452 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |