PLANO DE ENSINO |
2024/1 |
CURSO |
Tecnologia em Estética e Cosmética |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Tecnologia em Estética e Cosmética Par788/17 |
PROFESSOR |
Bruna Andersen Pereira de Jesus |
DISCIPLINA |
||||
Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Bioquímica |
0-17461 |
ES |
2 |
40 |
EMENTA |
|||
Oxidações biológicas: Ciclo de Krebs, cadeia respiratória e fosforização oxidativa. Metabolismo dos lipídios, glicídios e proteínas. Hormônios. |
OBJETIVO GERAL |
Compreender os fundamentos da Bioquímica bem como sua importância para a prática da estética e cosmética. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Identificar a estrutura e a função dos componentes moleculares das células e de compostos químicos biologicamente importantes; Descrever as reações realizadas pelas células vivas envolvidas nos processos metabólicos de proteínas, carboidratos e lipídeos; Compreender as interações moleculares que ocorrem nos organismos vivos. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
||
UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Apresentação do plano de ensino, introdução a Bioquímica, células eucarióticas e procarióticas e biomoléculas. |
2 |
2 |
Proteínas |
3 |
3 |
Carboidratos |
3 |
4 |
Lipídios |
3 |
5 |
Ácido nucleicos |
3 |
6 |
Bioenergética e Metabolismo |
6 |
|
TOTAL DE HORAS |
20 h |
|
Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC ED - Estudo Dirigido; MAC– Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TI - Trabalho Individual; TICS – Tecnologias de informação e comunicação. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
||||||||||||
CONHECIMENTOS |
Os acadêmicos serão avaliados em cada uma das atividades propostas, verificando-se o domínio e compreensão conceitual, considerando as produções individuais e coletivas. |
|||||||||||
HABILIDADES |
Coerência nos trabalhos escritos; Identificar problemas e formular questionamentos pertinentes; Comunicação ativa no grupo; Participar das discussões durante a aula proposta pela professora. |
|||||||||||
ATITUDES |
Interesse; Responsabilidade; Autonomia nos trabalhos individuais; Observação; Senso investigativo; Participação na elaboração nos trabalhos e nos exercícios em aula; e participação durante as aulas; Pontualidade e assiduidade registrada em diário de classe; Respeito ao professor e aos colegas. |
|||||||||||
OUTRAS |
Postura ética e profissional. |
|||||||||||
DATAS PREVISTAS |
||||||||||||
Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
|||||
Sim |
Data |
|||||||||||
Avaliação 1 |
1 e 2 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 2 |
3 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 3 |
4 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 4 |
5 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
||||
Avaliação 5 |
6 |
|
|
|
2.0 |
A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
||||||||||||
1 |
LEHNINGER, Albert L. Princípios de bioquímica. São Paulo: Sarvier, 1989. 725 p. |
|||||||||||
2 |
ANITA MARZZOCO E BAYARDO B. TORRES. Bioquímica Básica. 3ª. 2007 |
|||||||||||
3 |
TYMOCZKO, Berg, Stryer. Bioquimica Fundamental. 1º. Guanabara Koogan 2011 |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
||||||||||||
1 |
ALBERTS, Bruce; BRAY, Dennis; JOHNSON, Alexander; LEWIS, Julian; RAFF, Martin; ROBERTS, Kleith. Fundamentos da biologia celular: uma introdução à biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2005. 757 p. ISBN 8573074949 |
|||||||||||
2 |
RODWELL, Victor W et al. Bioquímica ilustrada de Harper. 31. Porto Alegre: AMGH, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786558040033. |
|||||||||||
3 |
DE ROBERTIS, Eduardo D. P.; DE ROBERTIS, Eduardo M. F.; HIB, José. De Robertis bases da biologia celular e molecular. 4.ed.rev. e atual. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2010. 390p. ISBN 9788527712033. |
|||||||||||
4 |
BETTELHEIM, Frederick A et al. Introdução à bioquímica. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522126347. |
|||||||||||
5 |
BERG, Jeremy M.; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan S/a, 2008. 1114 p. ISBN 9788527713696 |
|||||||||||
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |
![]() |