Uniplac - Graduação - Educação Física - Estágio Supervisionado IV - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Educação Física - Bacharelado

ESTRUTURA CURRICULAR

Educação Física - Bacharelado Par769/17

PROFESSOR

Andreia Munalli Pereira Borssatto


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Supervisionado IV

0-18059

2

40


EMENTA

Estágio de prática profissional nas instituições de saúde.


OBJETIVO GERAL

Fundamentar teórico-metodologicamente os acadêmicos do Curso de Educação Física, com vistas a compreensão e vivências de Estágio no campo da reabilitação e manutenção da saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender as diferentes atribuições do profissional de Educação Física junto às instituições de saúde; 2. Vivenciar/intervir nos diferentes espaços de estágio (clínicas, postos de saúde, hospitais, entre outros), a partir da observação e contextualização da realidade em questão; 3. Elaborar plano de trabalho/intervenção; 4. Avaliar o processo desenvolvido, tendo como base os referenciais teórico-práticos que subsidiaram o processo de estágio; 5. Compreender as dimensões sociais, políticas e culturais que envolvem o processo de atuação no campo de Estágio; 6. Apresentar o Relatório de Estágio, em Seminário próprio, de acordo com as determinações do Regulamento de Estágio do Curso/Universidade.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Estágio de prática profissional em Educação Física na área da reabilitação e manutenção da saúde.
1.1 Conceitos, classificações e atribuições do profissional de Educação Física em instituições de saúde.

02

2

Prática de Estágio em Instituições de saúde.
2.1 Aspectos fundamentais do estágio na área afim;
2.2 Observação nos diversos locais de estágio;
2.3 Definição dos campos de estágio;
2.4 Organização de convênios e contratos;
2.5 Elaboração dos planos de trabalho/intervenção;
2.6 Discussões e troca de experiências sobre as questões relativas ao estágio;
2.7 Vivências nos diferentes campos de estágio.

34

3

Elaboração de Relatório e apresentação dos resultados do Estágio.
3.1 Orientações sobre as normas do relatório;
3.2 Entrega dos documentos e planos de trabalho;
3.2 Seminário Final – Apresentação oral dos Relatórios.

3

 

TOTAL DE HORAS

39 h


Estratégias:AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Compromisso com o desenvolvimento da disciplina de forma individual e coletiva, bem como das relações éticas e solidárias, através do desenvolvimento das diferentes atividades realizadas;

HABILIDADES

Boa atuação na intervenção, condizente com as necessidades do público de estágio, oralidade, escrita e desenvolvimento de projetos de estudos. Objetividade, coerência e correção na escrita.

ATITUDES

Compreensão e utilização dos conhecimentos adquiridos no campo de estágio; Utilização das normas da ABNT, principalmente, na elaboração de trabalhos didáticos e científicos; Participação ativa nas atividades desenvolvidas; Assiduidade e pontualidade na entrega dos trabalhos; Compromisso, assiduidade, participação e respeito nas relações humanas/sociais no campo de estágio.

OUTRAS

Capacidade de articular conhecimentos da disciplina com as demais do curso. Elaboração de trabalho científico: Relatório Analítico; Organização do seminário final da disciplina

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Prática de Estágio

1 - 2 - 3

5.0

A definir

Relatório Final de Estágio

1 - 2 - 3

5.0

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

BURIOLLA, Marta A. Feiten. O estágio supervisionado. 7. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2011. 176 p. ISBN 9788524914003

2

PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24. ed. São Paulo: Papirus, 2015. 139 p. (Coleção magistério formação e trabalho pedagógico). ISBN 8530801598.

3

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática@p0 11.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2014. 200 p. ISBN 9788524918872.

4

ORSINI, Marcos. Reabilitação nas doenças neuromusculares: abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. 1 recurso online. ISBN 978-85-277-2179-0.

5

SCHENKMAN, Margaret L et al. Neurociência clínica e reabilitação. Barueri: Manole, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788520452059.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

GAIO, Roberta. Metodologia de pesquisa e produção de conhecimento. Petrópolis: Vozes, 2008.

2

LIEBENSON, Craig. Treinamento funcional na prática desportiva e reabilitação neuromuscular. Porto Alegre: ArtMed, 2017. (Recurso online)

3

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos da metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019

4

MAGEE, David J.; ZACHAZEWSKI, James E.; QUILLE, William S. Prática da reabilitação musculoesquelética princípios e fundamentos científicos. São Paulo: Manole, 2013. (Recurso online)

5

MIRANDA, S.; ABRANTES, F. Ginástica para gestantes. Rio de Janeiro: Sprint, 2010. (Recurso online)

6

ORSINI, Marcos. Reabilitação nas doenças neuromusculares abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012. (Recurso online)

7

SPENCE, J. David. Acidente vascular cerebral prevenção, tratamento e reabilitação. Porto Alegre: AMGH, 2013 (Recurso online)

obs:

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