Uniplac - Graduação - Matemática - Estágio Curricular Obrigatório - Plano de Ensino





 

PLANO DE ENSINO

2024/1

 

CURSO

Matemática

ESTRUTURA CURRICULAR

Matemática - Par779/17

PROFESSOR

Neusa Maria Sens de Barros

 

DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estágio Curricular Obrigatório

0-18255

6

120

 

EMENTA

Desenvolvimento e aplicação do projeto de intervenção. Estágio curricular obrigatório no ensino médio.

 

OBJETIVO GERAL

Preparar o profissional da educação teoricamente fundamentado, historicamente situado e politicamente comprometido com a Educação Matemática, superação das limitações no domínio dos conteúdos, das metodologias, do ensino e aprendizagem dos conteúdos da Matemática no Ensino Médio.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Preparar o discente para integrá-lo ao campo de estágio; • Fazer o acompanhamento das atividades do estágio e as orientações necessárias; • Oportunizar momentos de troca de ideias e debates sobre o andamento e realização do estágio; • Introduzir a investigação científica para aprofundamento teórico metodológico; • Aplicar as metodologias de ensino e aprendizagem nos conteúdos de matemática do Ensino Médio; • Organizar discussões e estudo dos conteúdos e análise dos livros adotados nas escolas do estágio; • Aprimorar os conhecimentos sobre o planejar, preparar e fazer aulas, usando de recursos didáticos pedagógicos; • Estudo de métodos e práticas do Microensino.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

-Preparar as visitas às escolas de ensino público e particular ao nível de -
Ensino Médio.
-Fazer estudos da coleta de dados das escolas visitadas
-Distribuição dos alunos, matriculados na disciplina, nas escolas
conforme coleta e disponibilidade das mesmas.

14

2

-Discutir com os alunos o compromisso frente à classe de regência, a obrigação junto às escolas, à Universidade e o relacionamento com o coordenador ou supervisor de estágio.
-Fazer observação em sala de aula e diálogo com o professor regente.
-Rever conteúdos de matemática do Ensino Médio, metodologias de aprendizagem e fazer estudos sobre avaliação.
- Realizar as intervenções necessárias para o cumprimento do planejamento de aula.

50

3

-Planos de ensino e planos de aula.
-Plano da unidade a ser trabalhada.
-Estudo sobre Educação Matemática.
-Regência de classe e desenvolvimento do projeto de intervenção.

25

4

-Ficha relato das atividades do campo de estágio.
-Debates e esclarecimento sobre o andamento do estágio.
-Análise dos livros e apostilas utilizados pelas escolas.
-Elaboração de trabalhos e montagem do relatório correspondente ao estágio do ensino médio.

30

 

TOTAL DE HORAS

119 h

 

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 21 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse.

 

Estratégias:-Aulas expositivas e dialogadas, Produção do material para o estágio e fichas de observações. -Visitas ao campo de estágio, apresentação da equipe e plano de trabalho. -Orientações. -Estágio Supervisionado. -Estudos dirigidos. -Miniaulas. -Produção textual.

 

SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

A avaliação do ensino e da aprendizagem será processual a partir da análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora. Será considerado ainda o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil tanto para os espaços formais quanto para os não formais.

HABILIDADES

Capacidade de desenvolvimento das atividades propostas e qualidade dos trabalhos. Habilidade no manejo de sala de aula.

ATITUDES

Ética. Interesse, criatividade, participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação e trabalho em equipe.

OUTRAS

Adequação ao ambiente escolar escolhido para o ECO.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Integrativa

Todas

x

x

x

2

A definir

 

 

Avaliação 1: Debate sobre as experiências vividas no campo de estágio

1

x

x

x

1

A definir

x

A definir

Avaliação 2: Prática no campo de estágio

2

x

x

x

4

A definir

x

A definir

Relatório final das observações e intervenções

3, 4

x

x

x

3

A definir

x

A definir

 

 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

ABREU, Maria Célia de. MASETTO, Marcos Tarciso. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. 11 ed. São Paulo: MG Associados Ltda, 1997. Número de chamada: 378.124 A162p

2

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo Ministro da Educação em 20/12/2017.

3

DIEZ, Carmen Lúcia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2005. Número de chamada: 001.42 D568o

 

 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

CARRAHER, Terezinha Nunes; Na vida dez, na escola zero. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1995.  Número de chamada: 510.1 C311n                                                                                                                 

2

DEMO, Pedro. A nova LDB: ranços e avanços. 13. ed. Campinas: Papirus, 2002. (Coleção magistério : formação e trabalho pedagógico)                                                   Número de chamada: 370.2681 D383n

3

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 28 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. Número de chamada: 374.012 F866e

4

PARRA, Cecilia; SAIZ, Irma (org.). Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Número de chamada: 510.1 D555                                                

5

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria S. Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.  (Docência em formação) Número de chamada: 370.71 P644e

obs:

 

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