PLANO DE ENSINO | 2024/1 |
CURSO | Matemática |
ESTRUTURA CURRICULAR | Matemática - Par779/17 |
PROFESSOR | Neusa Maria Sens de Barros |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Estágio Curricular Obrigatório | 0-18255 | 7º | 6 | 120 |
EMENTA |
Desenvolvimento e aplicação do projeto de intervenção. Estágio curricular obrigatório no ensino médio. |
OBJETIVO GERAL |
Preparar o profissional da educação teoricamente fundamentado, historicamente situado e politicamente comprometido com a Educação Matemática, superação das limitações no domínio dos conteúdos, das metodologias, do ensino e aprendizagem dos conteúdos da Matemática no Ensino Médio. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
• Preparar o discente para integrá-lo ao campo de estágio; • Fazer o acompanhamento das atividades do estágio e as orientações necessárias; • Oportunizar momentos de troca de ideias e debates sobre o andamento e realização do estágio; • Introduzir a investigação científica para aprofundamento teórico metodológico; • Aplicar as metodologias de ensino e aprendizagem nos conteúdos de matemática do Ensino Médio; • Organizar discussões e estudo dos conteúdos e análise dos livros adotados nas escolas do estágio; • Aprimorar os conhecimentos sobre o planejar, preparar e fazer aulas, usando de recursos didáticos pedagógicos; • Estudo de métodos e práticas do Microensino. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | -Preparar as visitas às escolas de ensino público e particular ao nível de - | 14 |
2 | -Discutir com os alunos o compromisso frente à classe de regência, a obrigação junto às escolas, à Universidade e o relacionamento com o coordenador ou supervisor de estágio. | 50 |
3 | -Planos de ensino e planos de aula. | 25 |
4 | -Ficha relato das atividades do campo de estágio. | 30 |
| TOTAL DE HORAS | 119 h |
| Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão 21 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse. |
Estratégias:-Aulas expositivas e dialogadas, Produção do material para o estágio e fichas de observações. -Visitas ao campo de estágio, apresentação da equipe e plano de trabalho. -Orientações. -Estágio Supervisionado. -Estudos dirigidos. -Miniaulas. -Produção textual. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | A avaliação do ensino e da aprendizagem será processual a partir da análise reflexiva e crítica da realidade educacional, numa perspectiva emancipadora. Será considerado ainda o reconhecimento dos paradigmas que orientam a formação de professor no Brasil tanto para os espaços formais quanto para os não formais. | ||||||||
HABILIDADES | Capacidade de desenvolvimento das atividades propostas e qualidade dos trabalhos. Habilidade no manejo de sala de aula. | ||||||||
ATITUDES | Ética. Interesse, criatividade, participação, envolvimento, disciplina, assiduidade, respeito, ordem, interação e trabalho em equipe. | ||||||||
OUTRAS | Adequação ao ambiente escolar escolhido para o ECO. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Integrativa | Todas | x | x | x | 2 | A definir |
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Avaliação 1: Debate sobre as experiências vividas no campo de estágio | 1 | x | x | x | 1 | A definir | x | A definir | |
Avaliação 2: Prática no campo de estágio | 2 | x | x | x | 4 | A definir | x | A definir | |
Relatório final das observações e intervenções | 3, 4 | x | x | x | 3 | A definir | x | A definir |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | ||
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |