Uniplac - Graduação - Sistemas de Informação - Arquitetura de Computadores - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/1


CURSO

Sistemas de Informação

ESTRUTURA CURRICULAR

Sistemas de Informação Par057/22

PROFESSOR

Cristian Alves dos Santos


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Arquitetura de Computadores

0-19204

4

80


EMENTA

Representação de dados. Aritmética binária e decimal. Lógica matemática. Arquitetura de Computadores.


OBJETIVO GERAL

Compreender os princípios fundamentais e as tecnologias subjacentes à arquitetura de computadores, incluindo a representação de dados, a aritmética binária e decimal, a lógica matemática, e os componentes e o funcionamento interno dos sistemas computacionais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Compreender os fundamentos da representação de dados em sistemas computacionais; Dominar os princípios da aritmética binária e decimal aplicada a computação; Entender e aplicar conceitos de lógica matemática no contexto da arquitetura de computadores; Conhecer a estrutura e os componentes essenciais de um computador, incluindo CPU, memória, e dispositivos de entrada/saída; Desenvolver habilidades práticas através da análise e do design de sistemas computacionais simples.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

1. Apresentação
1.1. Apresentação da disciplina;
1.2. Metodologia de ensino utilizada;
1.3. Avaliação.

4

2

2. Introdução à Arquitetura de Computadores
2.1. Visão geral da arquitetura de computadores;
2.2. História e evolução dos computadores.

12

3

3. Representação de Dados
3.1. Sistemas numéricos e conversões (binário, octal, decimal, hexadecimal);
3.2. Representação de números inteiros e ponto flutuante;
3.3. Codificação de caracteres (ASCII, Unicode).

16

4

4. Arquitetura Básica de Computadores
4.1. Unidade Central de Processamento (CPU): estrutura e funcionamento;
4.2. Memória: tipos, hierarquia e gerenciamento;
4.3. Tipos de barramentos: de dados, de endereços, de controle;
4.4. Dispositivos de entrada/saída e interfaces.

32

5

5. Montagem e Organização de Computadores
5.1. Montagem de um computador simples em laboratório;
5.2. Análise de diferentes arquiteturas de computadores;
5.3. Tendências atuais e futuras na arquitetura de computadores.

16

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Conforme o Art. 4º da Resolução do CONSUNI nº 292/2017, os alunos cumprirão em 16 aulas adicionais a seguinte Atividade Prática Extraclasse: Laboratórios práticos.


Estratégias:AGC, AEX, APE, ARM, ED, EX, EC, LAB


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliação do entendimento do conteúdo proposto na ementa e no conteúdo programático, com o objetivo de verificar se o aluno atingiu os objetivos da disciplina.

HABILIDADES

Capacidade de compreender, identificar, avaliar, e aplicar os conceitos e técnicas estudadas para resolver problemas práticos de arquitetura de computadores. Isso envolve a realização de operações em diferentes sistemas numéricos, o design e a análise de circuitos lógicos, a montagem de sistemas computacionais simples, e a aplicação de conhecimentos em arquitetura de computadores para otimizar o desempenho e a eficiência de sistemas existentes. A avaliação dessas habilidades pode ser feita por meio de projetos práticos, laboratórios, e estudos de caso.

ATITUDES

Avaliação contínua da participação ativa e do interesse do aluno nas aulas, bem como o empenho no desenvolvimento dos trabalhos, a organização, a assiduidade e o cumprimento de responsabilidades acadêmicas.

OUTRAS

-

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação 01 - Integrativa

Todas

x

x

x

3

A definir

Avaliação 02 - Exercícios teóricos

2-5

x

x

x

2

A definir

x

A definir

Avaliação 03 - Seminários

4-5

x

x

x

2

A definir

Avaliação 04 - Questionário

Todas

x

x

x

1

A definir

Avaliação 05 - Avaliação de conteúdo

Todas

x

x

x

2

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

TANENBAUM, Andrew S. Organização estruturada de computadores. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 1988. 460 p.:il 11243 ISBN 857054040-X

2

STALLINGS, William; FIGUEIREDO, Carlos Camarão de; FIGUEIREDO, Lucília Camarão de. Arquitetura e organização de computadores: Projeto para o desempenho. 5.ed. São Paulo: Prentice Hall Regents, 2002. 786 p. ISBN 858791853-2

3

WEBER, Raul Fernando. Fundamentos de arquitetura de computadores. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000. 262 p. (Série Livros Didáticos) 22464 ISBN 8524106247


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

MORIMOTO, Carlos. Hardware pc: guia de aprendizagem rápida pc: configuração, montagem e suporte. 2. ed. Rio de Janeiro: Book, 2001. 181 p. ISBN 858684684-8.

2

TORRES, Gabriel. Hardware: curso completo. 2.ed. Rio de Janeiro: Ed. Axcel Books 894 p.:il 11221 ISBN 857323087-8

3

PATTERSON, David A.; HENNESSY, John L. Organização e projeto de computadores: a interface hardware/software. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 551 p. ISBN 8521612125

4

TOCCI, Ronald; WIDMER, Neal S.; MOSS, Gregory L. Sistemas digitais: princípios e aplicações. 11.ed. São Paulo: Editora Prentice Hall do Brasil Ltda, 2011. 817p. ISBN 9788576059226

5

HENNESSY, John L; PATTERSON, David A. Arquitetura de computadores: uma abordagem quantitativa. Rio de Janeiro: GEN LTC, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788595150669.

obs:A ausência do(a) aluno(a) no período da aula deverá ser justificada à Coordenação do Curso, por meio de formulário disponível no Portal (justificativa de faltas). No caso de mudança de decreto ou cenário, as estratégias de ensino podem sofrer modificações.

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática