PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Direito |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Direito Not Par041/22 |
PROFESSOR |
Domingos Pereira Rodrigues |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Ciência Política |
0-19172 |
1º |
2 |
40 |
EMENTA |
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Clássicos da Ciência Política. Sociedade civil e sociedade política. Teoria de poder. Movimentos Sociais. Políticas públicas. função social do Estado contemporâneo. |
OBJETIVO GERAL |
Proporcionar a compreensão da ciência política, sua importância na constituição do estado de direito e nas relações sociais a partir das grandes obras políticas clássicas e das discussões mais recentes da estrutura e conjuntura da sociedade moderna e contemporânea. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
I - Proporcionar aos alunos uma visão geral da ciência política, enfocando as formulações teóricas clássicas e atuais. II - Viabilizar o acesso aos conceitos fundamentais da Ciência Política Clássica enfocando a teoria do estado moderno e contemporâneo. III – Possibilitar ao aluno o desenvolvimento de atitudes críticas para posicionar-se diante dos problemas estruturais e Conjunturais da política moderna e atual |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Introdução: a ciência política na crise da modernidade e mudança de paradigmas. |
8 |
2 |
A ciência política na modernidade – a serviço do Absolutismo. |
8 |
3 |
O Assalto contra o Absolutismo: |
8 |
4 |
Teorias críticas do Estado Liberal: |
8 |
5 |
Ciência política comparativa Conforme os temas: Sociedade Civil; Movimentos Sociais; políticas públicas; Regimes e Formas de Governo e de estado; Partidos políticos; |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
40 h |
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Estratégias: |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Apropriação de conceitos específicos, organização formal dos conteúdos tratados, compreensão e análise crítica dos conteúdos trabalhados, apresentação de síntese nas formas oral e escrita. |
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HABILIDADES |
Observação do acadêmico quanto a: interpretação dos novos saberes; iniciativa e criatividade; comunicação oral e escrita; posicionamento diante dos temas trabalhados e na apresentação de trabalhos de acordo com os objetivos propostos pela disciplina. |
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ATITUDES |
Consideração quanto a: valores éticos, formas de agir individual e coletivamente, assiduidade, pontualidade, participação, interesse, comprometimento, responsabilidade. |
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OUTRAS |
participação em aula e interação com as atividades |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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avaliação 1 |
1 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
x |
A definir |
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avaliação 2 |
2 |
|
|
|
2 |
A definir |
x |
A definir |
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avaliação 2 |
3 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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avaliação 4 |
4 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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avaliação 5 |
5 |
x |
x |
x |
2 |
A definir |
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
WOLKMER, Antônio Carlos. Introdução à história do pensamento político. Rio de Janeiro: Livraria E Editora Renovar Ltda, 2003. 503 p. ISBN 857147324-3 |
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2 |
HOCHMAN, Gilberto; ARRETCHE, Marta; MARQUES, Eduardo. Políticas públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007. 391p. ISBN 9788575411247 |
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3 |
JEAN-JACQUES CHEVALLIER. As Grandes obras políticas: de Maquiavel a nossos dias. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
SANTOS, Boaventura de Souza. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência : para umm novo senso comum : a ciência, o direito e a política na transição para. 5.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. 415 p. ISBN 852490738x |
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2 |
ANDRADA, Bonifácio de. Ciência política: ciência do poder. São Paulo: Livros Técnicos E Científicos Editora S. A, 1998. 191 p. ISBN 8573223693 |
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3 |
CARNOY, Martin. Estado e teoria política. 10.ed. São Paulo: M.r. Cornacchia & Cia. Ltda, 2004. 339 p. ISBN 8530801210 |
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4 |
VERNANT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. 5.ed. São Paulo: Difel - Difusão Editorial, 1986. 95 p. 5725 |
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5 |
DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 12.ed. São Paulo: Editora Saraiva, 1986. 268 p. 3616 |
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6 |
SCALZARETTO, Reinaldo. Geografia geral: nova geopolítica. São Paulo: Editora Scipione Ltda, 1992. 343 p. ISBN 852621764x |
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obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |