Uniplac - Graduação - Administração - Economia para Negócios - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Munir Saleh


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Economia para Negócios

0-19238

2

40


EMENTA

Introdução à economia. Evolução do pensamento econômico. Microeconomia: oferta, demanda, elasticidades. Estrutura de Mercado. Macroeconomia e instrumentos de políticas macroeconômicas. Estratégia de Crescimento de Organizações: Concentração, Diferenciação, Diversificação. Competitividade: Análise sistêmica. Economia dos Custos de transação.


OBJETIVO GERAL

Proporcionar a compreensão da economia como variável a ser considerada, estudada e analisada em seu contexto macro e microeconômico nos processos de desenvolvimento de negócios sejam públicos ou privados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Desenvolver habilidades suficientes para que o acadêmico possa identificar os diferentes tipos de economia em seus contextos, micro e macroeconômico, levando-os a diferenciar como os mercados competitivos determinam os preços das mercadorias. - Identificar os custos de transação das empresas. - Conhecer os principais conceitos Macroeconômicos e seus indicadores. Conhecer os fundamentos da Microeconomia. - Conhecer o Modelo Estrutura, Conduta, Desempenho – ECD e a visão moderna do Modelo baseado em Porter. - Demonstrar as estratégias utilizadas pelas empresas e como mantém sua permanência no mercado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

INTRODUÇÃO À ECONOMIA:

1.1 A Evolução do Pensamento Econômico: Princípios das Escolas Clássica, Neoclássica e do Keynesianismo.
1.2 O conceito de Economia.
1.3 O problema da Escassez.
1.4 Os Problemas Econômicos Fundamentais.
1.5 Sistemas Econômicos.
1.6 Funcionamento de uma Economia de Mercado: Fluxos reais e monetários.

8

2

A MICROECONONIA

2.1 Introdução aos Conceitos de Microeconomia.
2.2 Pressupostos básicos da Análise Microeconômica.
2.3 Divisão do estudo Microeconômico: Análises da Oferta e Demanda.
2.4 Conceitos de Elasticidade.

08

3

EXTRUTURAS DE MERCADO.
4.1 Introdução.
4.2 Concorrência Perfeita.
4.3 Monopólio.
4.4 Oligopólio.
4.5 Concorrência Monopolística.
4.6 Estudo de Caso.

08

4

ESTRATÉGIA DE CRECIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES

5.1 Concentração, Diferenciação, Diversificação.
5.2 Estrutura Conduta e Desempenho.
5.3 Barreiras à Entrada e à Saída das Organizações no Mercado.
5.2 Competitividade e Análise Sistêmica.
5.3 Estratégias Genéricas de Porter
5.4 Forças que dirigem a concorrência.
5.5 A Economia dos Custos de Transação.

08

 

TOTAL DE HORAS

32 h


Estratégias:ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital AEX - Aula Expositiva. Dialogada. ED - Estudo Dirigido. TG - Trabalho em Grupo


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios.

HABILIDADES

Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos.

ATITUDES

Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas.

OUTRAS

As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

1ª Avaliação

1 e 2

x

x

x

3

29/08/2024

x

12/09/2024

2ª Avaliação

2

x

x

x

3.0

14/11/2024

x

28/11/2024

Trabalhos 1

1 e 2

x

x

x

0.5

08/08/2024

Trabalhos 2

2

x

x

x

0.5

05/09/2024

Trabalhos 3

3

x

x

x

0.5

03/10/2024

Trabalhos 4

4

x

x

x

0.5

07/11/2024

Avaliação Integrativa

1,2,3,4,

x

x

x

2.0

13/11/2024


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

KUPFER, David; HASENCLEVER, Lia (org.). Economia industrial: fundamentos teóricos e práticas no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. 391 p. ISBN 9788535263688.

2

MANKIW, N. Gregory. Introdução à economia. 4. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788522127924.

3

VASCONCELLOS, Marco Antônio Sandoval de; GARCIA, Manuel Enriquez. Fundamentos de economia. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2019. 345 p. ISBN 978-85-53131-72-3.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

ARAÚJO, Aloísio Barbosa de. Introdução à economia dinâmica e mercados incompletos. Rio de Janeiro: IMPA, 2001. 98 p. (Coleção publicações matemáticas). ISBN 852440081-1.

2

BAYE, Michael R. Economia de empresas e estratégias de negócios. 6. Porto Alegre: ArtMed, 2010. 1 recurso online. ISBN 9788563308634.

3

MCGUIGAN, James R; MOYER, R. Charles; HARRIS, Frederick H. de B. Economia de empresas: aplicações, estratégia e táticas. 3. São Paulo: Cengage Learning, 2016. 1 recurso online. ISBN 9788522125395.

4

TROSTER, Roberto Luiz; MOCHON MORCILLO, Francisco. Introdução à economia. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2002.

5

VARIAN, Hal R. Microeconomia: Princípios básicos. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

obs:

QR Code

Para a atenticação do plano de ensino

Assinatura
Fone: 55 49 32511022
Av. Castelo Branco, nº170, Bairro Universitário - Lages - SC - Brasil
© 2024 - Universidade do Planalto Catarinense, desenvolvido por: Núcleo de Informática