Uniplac - Graduação - Administração - Estratégias de Marketing - Plano de Ensino





PLANO DE ENSINO

2024/2


CURSO

Administração

ESTRUTURA CURRICULAR

Administração Par037/22 - EC6 - Atual

PROFESSOR

Giovani Letti


DISCIPLINA

Nome

Cód.

Sem.

Créditos

C. Horária

Estratégias de Marketing

0-19237

4

80


EMENTA

Gestão estratégica de marketing orientada para o mercado. Plano de Marketing. Etapas do Plano de Marketing. Sistema de informação de marketing para apoio à tomada de decisão. Pesquisa de mercado: elaboração de projeto; Aplicação da pesquisa; Análise e apresentação. Gestão da marca.


OBJETIVO GERAL

Estimular a criação de uma visão crítica, sistêmica e contemporânea do marketing e da informação nas organizações e na sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar conceitos e melhores práticas em gestão estratégica de marketing. Apresentar conceitos e melhores práticas em planejamento estratégico de marketing. Apresentar métodos de pesquisa de mercado mais utilizados na atualidade, bem como as melhores práticas para o planejamento, execução e análise de pesquisas. Apresentar conceitos e melhores práticas de sistemas de informação de marketing. Apresentar conceitos e melhores práticas de branding.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

UN.

CONTEÚDOS

C.H.

1

Filosofias de administração de marketing. Cultura de marketing. Visão holística e contemporânea do marketing. Estratégia de marketing, da formulação à implementação. Histórico das mudanças estratégicas do marketing, do tradicional ao digital.

8

2

Conceito de necessidade e desejo. Desejos latentes. Pensamento do consumidor. Os sistemas cerebrais de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Ilusões de padrões.

8

3

Culturas, comunidades e influenciadores digitais. A influência da cultura no comportamento do consumidor.

8

4

O caminho de compra do consumidor. Assimilação, atração, arguição, ação e apologia. Definição de personas. O consumidor digital. Etapas da compra digital. Usuários, leads, leads qualificados, clientes.

12

5

Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mercado e formas de entender o consumidor. Métodos qualitativos e quantitativos.

20

6

Sistema de informação de marketing. Identificação das necessidades de informações. Informações internas e externas. Análise das informações. Distribuição das informações. Marketing orientado a dados. Marketing preditivo. A relação entre ciência de dados e marketing.

8

7

Conceitos básicos de branding. A função da marca para consumidores e organizações. Criação de marcas: posicionamento, nome e identidade visual. Gestão de marcas. Mensuração da força da marca.

8

8

O processo de planejamento de marketing e suas etapas. Diretrizes para o planejamento de marketing. Estrutura organizacional e execução. OKRs vinculadas ao marketing.

8

 

TOTAL DE HORAS

80 h

Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares. Leitura de livros sobre os assuntos da disciplina. 16 horas. 80 horas em classe e 16 extraclasse.


Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia;  DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas.


SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

CONHECIMENTOS

Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática.

HABILIDADES

Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática.

ATITUDES

Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração.

OUTRAS

As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas.

DATAS PREVISTAS

Avaliação

Unidades

C

H

A

Valor

Data

Recuperação

Sim

Data

Avaliação Integrativa

Todas

2

A definir

Avaliação 01

1, 2, 3, 4, 5, 6

4

A definir

x

A definir

Avaliação 02

7, 8

4

A definir

x

A definir


 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1

GODIN, Seth. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788550807652.

2

KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202458.

3

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605103.


 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1

AAKER, David A. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603222.

2

TYBOUT, Alice M. Branding. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547221263.

3

COBRA, Marcos. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597026146.

4

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597025859.

5

KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2012. 610p. ISBN 9788539003839

obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina.

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