PLANO DE ENSINO |
2024/2 |
CURSO |
Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR |
Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR |
Giovani Letti |
DISCIPLINA |
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Nome |
Cód. |
Sem. |
Créditos |
C. Horária |
Estratégias de Marketing |
0-19237 |
2º |
4 |
80 |
EMENTA |
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Gestão estratégica de marketing orientada para o mercado. Plano de Marketing. Etapas do Plano de Marketing. Sistema de informação de marketing para apoio à tomada de decisão. Pesquisa de mercado: elaboração de projeto; Aplicação da pesquisa; Análise e apresentação. Gestão da marca. |
OBJETIVO GERAL |
Estimular a criação de uma visão crítica, sistêmica e contemporânea do marketing e da informação nas organizações e na sociedade. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Apresentar conceitos e melhores práticas em gestão estratégica de marketing. Apresentar conceitos e melhores práticas em planejamento estratégico de marketing. Apresentar métodos de pesquisa de mercado mais utilizados na atualidade, bem como as melhores práticas para o planejamento, execução e análise de pesquisas. Apresentar conceitos e melhores práticas de sistemas de informação de marketing. Apresentar conceitos e melhores práticas de branding. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO |
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UN. |
CONTEÚDOS |
C.H. |
1 |
Filosofias de administração de marketing. Cultura de marketing. Visão holística e contemporânea do marketing. Estratégia de marketing, da formulação à implementação. Histórico das mudanças estratégicas do marketing, do tradicional ao digital. |
8 |
2 |
Conceito de necessidade e desejo. Desejos latentes. Pensamento do consumidor. Os sistemas cerebrais de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Ilusões de padrões. |
8 |
3 |
Culturas, comunidades e influenciadores digitais. A influência da cultura no comportamento do consumidor. |
8 |
4 |
O caminho de compra do consumidor. Assimilação, atração, arguição, ação e apologia. Definição de personas. O consumidor digital. Etapas da compra digital. Usuários, leads, leads qualificados, clientes. |
12 |
5 |
Pesquisa de mercado. Métodos de pesquisa de mercado e formas de entender o consumidor. Métodos qualitativos e quantitativos. |
20 |
6 |
Sistema de informação de marketing. Identificação das necessidades de informações. Informações internas e externas. Análise das informações. Distribuição das informações. Marketing orientado a dados. Marketing preditivo. A relação entre ciência de dados e marketing. |
8 |
7 |
Conceitos básicos de branding. A função da marca para consumidores e organizações. Criação de marcas: posicionamento, nome e identidade visual. Gestão de marcas. Mensuração da força da marca. |
8 |
8 |
O processo de planejamento de marketing e suas etapas. Diretrizes para o planejamento de marketing. Estrutura organizacional e execução. OKRs vinculadas ao marketing. |
8 |
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TOTAL DE HORAS |
80 h |
Atividades extraclasse: exercícios relacionados aos itens da disciplina. Pesquisas complementares. Leitura de livros sobre os assuntos da disciplina. 16 horas. 80 horas em classe e 16 extraclasse. |
Estratégias:ARS - Aula Remota Síncrona; AGM - Aula Google Meet; AGC - Atividade Google Classroom; ABEP - Atividades baseadas em problemas; ABEPR - Atividades baseadas em projetos; AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; DM – Dramatização; DS - Discussões Socráticas; EC – Estudo de Caso; ED - Estudo Dirigido; ET – Estudo de Texto; EX – Exercício de Fixação; FR – Fórum; LAB – Aula em Laboratório; MAC - Mapeamento Conceitual; PAL – Palestra; SAI - Sala de Aula Invertida; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO |
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CONHECIMENTOS |
Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática. |
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HABILIDADES |
Debates. Produção de textos. Provas. Trabalhos de aplicação da teoria à prática. |
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ATITUDES |
Frequência. Participação e interesse. Pensamento crítico. Postura ética. Colaboração. |
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OUTRAS |
As avaliações terão caráter diagnóstico, somativo, formativo e também metacognitivo. O último item significa que o próprio acadêmico também irá se autoavaliar em algumas situações específicas. |
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DATAS PREVISTAS |
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Avaliação |
Unidades |
C |
H |
A |
Valor |
Data |
Recuperação |
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Sim |
Data |
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Avaliação Integrativa |
Todas |
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2 |
A definir |
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Avaliação 01 |
1, 2, 3, 4, 5, 6 |
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|
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4 |
A definir |
x |
A definir |
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Avaliação 02 |
7, 8 |
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|
4 |
A definir |
x |
A definir |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA |
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1 |
GODIN, Seth. Isso é marketing: para ser visto é preciso aprender a enxergar. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788550807652. |
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2 |
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. Rio de Janeiro: Alta Books, 2021. 1 recurso online. ISBN 9786555202458. |
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3 |
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 7. Porto Alegre: Bookman, 2019. 1 recurso online. ISBN 9788582605103. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR |
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1 |
AAKER, David A. On branding: 20 princípios que decidem o sucesso das marcas. Porto Alegre: Bookman, 2015. 1 recurso online. ISBN 9788582603222. |
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2 |
TYBOUT, Alice M. Branding. São Paulo: Saraiva, 2017. 1 recurso online. ISBN 9788547221263. |
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3 |
COBRA, Marcos. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597026146. |
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4 |
GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. São Paulo: Atlas, 2020. 1 recurso online. ISBN 9788597025859. |
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5 |
KAHNEMAN, Daniel. Rápido e devagar: duas formas de pensar. Rio de Janeiro: Editora Objetiva Ltda., 2012. 610p. ISBN 9788539003839 |
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obs:Não será permitido o uso de telefones celulares em sala de aula, salvo para o uso pedagógico. A proibição está amparada pela Lei nº 14.363, de 25 de janeiro de 2008, do Estado de Santa Catarina. |
Para a atenticação do plano de ensino |