PLANO DE ENSINO | 2024/2 |
CURSO | Administração |
ESTRUTURA CURRICULAR | Administração Par037/22 - EC6 - Atual |
PROFESSOR | Adriana Pedrotti Gamba |
DISCIPLINA | ||||
Nome | Cód. | Sem. | Créditos | C. Horária |
Gestão do Conhecimento | 0-19239 | 2º | 2 | 40 |
EMENTA |
Sociedade da informação e do conhecimento. Dado, informação e conhecimento. Conhecimento tácito e explícito e o processo de criação do conhecimento. Aprendizagem e a cultura nas organizações. Gestão do conhecimento nas organizações. Melhores práticas na gestão do conhecimento. Compartilhamento do conhecimento. Sistemas de gestão do conhecimento. Papel dos sistemas de informação na gestão do conhecimento. Gestão e informação ambiental. |
OBJETIVO GERAL |
Permitir uma visão global das questões que envolvem o gerenciamento da informação e do conhecimento nas organizações do conhecimento a partir de concepções teóricas e práticas contemporâneas. |
OBJETIVOS ESPECÍFICOS |
Compreender os conceitos de gestão de conhecimento nas dimensões processos, pessoas e tecnologia. Compreender o conceito de capital Intelectual e da sua gestão estratégica. Compreender os conceitos de comunidade de prática e comunidade virtual de aprendizagem no contexto da gestão de conhecimento. Aprender a utilizar ferramentas colaborativas para o compartilhamento de conhecimento. |
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO | ||
UN. | CONTEÚDOS | C.H. |
1 | Apresentação da disciplina. | 2 |
2 | Organizações do conhecimento: contextualização, conceitos, características. | 4 |
3 | A importância da Gestão do Conhecimento no atual mundo dos negócios. | 2 |
4 | A organização e seus talentos sob a perspectiva do conhecimento e da inovação. | 2 |
5 | O valor da informação e do conhecimento nas organizações: cultura e comportamento informacional. | 4 |
6 | Uso da informação: necessidade e busca de modelo de uso da informação. | 4 |
7 | Inteligência e conhecimento organizacional: criação do conhecimento. | 2 |
8 | Memória organizacional | 6 |
9 | Aprendizagem organizacional e compartilhamento de conhecimento. | 6 |
10 | Gestão do conhecimento organizacional: modelos, fontes e profissionais do conhecimento. | 8 |
| TOTAL DE HORAS | 40 h |
|
|
Estratégias:*Descrição das Estratégias: AEX - Aula expositiva dialogada; APE – Atividades Práticas Extraclasse; ARM – Aula com Recursos Multimídia; DG – Dinâmicas de Grupo; EC – Estudo de Caso; ET – Estudo de Texto; PAL – Palestra; SE – Seminário; SI – Simulação; TG - Trabalho em Grupo; TIG – Trabalho Integrado e em Grupo; TI - Trabalho Individual; VT - Visitas Técnicas. ARS-PD - Aulas de forma remota e síncrona utilizando plataforma digital |
SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO | |||||||||
CONHECIMENTOS | Avaliações, estudos individuais e em grupos, participação nas aulas, solução de exercícios. | ||||||||
HABILIDADES | Exposição, realização de avaliações, relato dos estudos de casos. | ||||||||
ATITUDES | Assiduidade, colaboração com os colegas e participação nas aulas. | ||||||||
OUTRAS | As diversas formas de manifestação do aprendizado, principalmente na assimilação da teoria e sua interação com vivência e prática profissional. | ||||||||
DATAS PREVISTAS | |||||||||
Avaliação | Unidades | C | H | A | Valor | Data | Recuperação | ||
Sim | Data | ||||||||
Avaliação Integrativa |
|
|
|
| 2.0 | 13/11/2024 |
|
| |
Avaliação I |
|
|
|
| 2.0 | A definir | x | A definir | |
Avaliação II |
|
|
|
| 3.0 | A definir | x | A definir | |
Trabalhos |
|
|
|
| 3,0 | A definir |
|
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICA | |
1 | NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 16. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 358 p. ISBN 85-352-0177-7. |
2 | RAMOS, Ney Kassiano. Gestão do conhecimento, Data Science e dados interlaboratoriais na geração de ativos de conhecimento. Lages, 2020. 178 p. Disponível em: http://biblioteca.uniplaclages.edu.br/biblioteca/repositorio/000002/00000234.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020. |
3 | YAMAGUCHI, Cristina Keiko. Contabilidade ambiental nas organizações: instrumento de criação do conhecimento. Curitiba: Juruá, 2013. 224p. ISBN 9788536241357. |
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR | |
1 | GROPP, Beatrice Maria Carola; TAVARES, Maria das Graças Pinho. Comunidade de prática: gestão de conhecimento nas empresas. São Paulo: TREVISAN, 2006. 120 p. ISBN 859919077. |
2 | LOUETTE, Anne. Gestão do conhecimento: compêndio de indicadores de sustentabilidade de nações : uma contribuição ao diálogo da sustentabilidade. São Paulo: WHH, 2007. 112 p. |
3 | SANTOS, Adelcio Machado dos; SPANHOL, Fernando José; FIALHO, Francisco Antonio Pereira; ROCHA, Rudimar Antunes da. Didática da gestão do conhecimento em cursos de graduação em administração. Revista de Ciências da Administração, Florianópolis, v.11, n.25 , p. 11-35, set. 2009. |
4 | GESTÃO do conhecimento. 7. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 205 p. (Harvard business revieu). ISBN 853520699-X. |
5 | VASCONCELOS, Maria Celeste Reis Lobo de (org.). Gestão estratégica da informação, do conhecimento e das competências no ambiente educacional: vencendo desafios na busca de novas oportunidades de aprendizado, inovação e competitividade. Curitiba: Juruá, 2012. 151p. ISBN 9788536222363. |
obs: |
Para a atenticação do plano de ensino |